Futebol

10 abril 2025, 02h21

Tirsense-Benfica

Bruno Lage

PÓS-JOGO

O triunfo expressivo do Benfica sobre o Tirsense, por 0-5, na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, deixou Bruno Lage "completamente realizado pelo jogo que a equipa fez" no Estádio Cidade de Barcelos, nesta quarta-feira, 9 de abril.

Na entrevista rápida, à RTP, o treinador encarnado assumiu que as águias empreenderam "um jogo muito sério". "Toda a gente correspondeu, toda a gente que foi chamada deu uma boa resposta, é isto que eu quero de toda a gente", disse Bruno Lage, que enalteceu a qualidade do plantel.

"Nós temos de ter sempre o olho naquilo que é o presente e o futuro, em particular eu, porque também fiz o trajeto dos jogadores. Por isso, estou sempre atento àquilo que eles vão fazendo a todo momento. Temos um plantel muito bom, e cabe-me saber gerir e saber motivá-los. Independentemente de jogarem ou não, estarem sempre num momento bom para quando forem chamados terem este rendimento", admitiu, considerando que não pretende "ninguém à sombra de nada", mas "ter jogadores competitivos nas posições para toda a gente ter rendimento".

"As convocatórias são cada vez mais difíceis, porque, no bom sentido, só podemos convocar oito jogadores de campo [para compor o banco]. Por vezes, temos de trazer os jogadores para determinadas posições, para defesas, para centrais, para médios, e depois temos um enorme talento, mas é como digo, é eles terem esta mentalidade de trabalhar para hoje, para amanhã, quando as oportunidades aparecerem, eles terem bom rendimento", referiu.

Tirsense-Benfica

Para a 2.ª mão, numa ideia igualmente reforçada posteriormente na conferência de Imprensa, Bruno Lage sublinhou a necessidade de "continuar a respeitar o Tirsense". "É claro que é um resultado de 5-0, vamos jogar no nosso estádio, temos de ligar o foco já para o jogo com o Arouca, e depois ter o mesmo respeito pelo Tirsense. Foi isso que fizemos hoje, e é isso que, com certeza, vamos fazer no jogo da 2.ª mão", disse.

Questionado sobre a liderança no Campeonato, Bruno Lage referiu ser esse o lugar pretendido. "Como disse, já estivemos na posição, voltámos a estar nesta posição, temos de nos manter. São 2 pontos de diferença, são 6 jogos para disputar até ao final, com um calendário muito difícil, por isso nós temos de nos manter neste registo de que a todo momento temos de dar boas respostas, fazer boas exibições e vencer os jogos", vincou.

A receita para a reta final passa pela mentalidade vencedora: "É estarmos focados naquilo que temos de fazer e continuar motivados, continuar sérios, respeitar sempre o adversário, pensar sempre em como vencer o jogo seguinte, e eu ter a capacidade para delinear o melhor onze e a melhor estratégia para vencer os jogos."

Tirsense-Benfica

Já à Sport TV, Bruno Lage acrescentou que houve o "cuidado de estudar o Tirsense e perceber como é que poderia jogar". "Preparámo-nos para uma linha de quatro e uma linha de cinco. Eles começaram com a linha de cinco, nós estamos muito fortes a jogar contra a linha de cinco, a dinâmica da esquerda funcionou em pleno nos primeiros minutos, e a partir daí sai o primeiro golo", analisou.

Sentindo a equipa "com boa dinâmica, a tentar procurar o jogo, a controlar o jogo, sempre a meter velocidade", o técnico mostrou-se "muito satisfeito" por todos os jogadores "terem percebido a seriedade do jogo e depois terem aproveitado os minutos que tiveram para jogar".

"Satisfeito pela exibição, satisfeito por os jogadores cada vez mais perceberem a minha forma de trabalhar, satisfeito pela forma como nós construímos e vamos construindo o plantel, porque é fundamental ter sempre jogadores de enorme qualidade. E que haja competição entre eles, e eles têm de dar esta resposta. Independentemente de quem jogue, a todo momento têm de contribuir com rendimento coletivo para a equipa. Toda a gente contribuiu para isso, tivemos bons momentos", complementou.

Tirsense-Benfica

DESEMPENHO DOS JOGADORES DA FORMAÇÃO DESTACADO

"[Chip certo para uma exibição segura?] Sim, como tínhamos falado ontem [terça-feira, 8 de abril], levámos o jogo de uma forma muito séria, toda a gente. Tivemos uma entrada muito forte no jogo, começámos com 6 jogadores formados na nossa casa, terminámos o jogo com mais 3. Foi sempre um jogo que controlámos do princípio ao fim, e a forma de respeitar o Tirsense, pelo trajeto que fez na Taça de Portugal, foi esta: respeitar e levar sempre o jogo muito a sério. Por isso, estou muito satisfeito com a exibição coletiva e também individual, porque vivemos de rendimento, os jogadores corresponderam, aqueles que começaram, aqueles que entraram, e é isso que me deixa satisfeito. Trabalhamos diariamente, e muitos destes jovens jogadores têm trabalhado muito e bem, sem ter minutos de jogo. Hoje foi-lhes dada a oportunidade, eles contribuíram para uma boa exibição, para uma boa vitória, e confirmaram todo o talento e o rendimento que têm. Agora é regressar a casa, toda a gente a continuar a trabalhar da mesma forma, com o foco no jogo seguinte."

RESPEITAR O TIRSENSE

"[Resultado influencia a abordagem à 2.ª mão?] É uma pergunta prematura. Para si, [a 2.ª mão] é o próximo jogo. Ainda temos 2 jogos pela frente, penso eu. É nós termos a capacidade de perceber que é um resultado muito bom, vamos jogar em casa, e, independentemente de quem jogar, é respeitar o Tirsense, da mesma forma que o fizemos aqui."

Tirsense-Benfica

MUITO SATISFEITO COM TODOS

"[Sobre a rotatividade, e sobre Prestianni, tomou nota de alguma coisa para o que aí vem?] Tomei nota dele [Prestianni], tomei nota do [João] Rego, que fez um grande golo, do Andreas [Schjelderup], que fez também um grande golo, do Tino [Florentino], que fez uma exibição exemplar, do António [Silva], que liderou a equipa muito bem, enfim, eu tomei nota de toda a gente, porque agora vamos no caminho de regresso, vou jantar e vou vendo o jogo, por isso, é sempre essa a nossa forma de trabalhar, de exigência máxima naquilo que temos de fazer. Olhe, tome o exemplo, também tomei nota, e como vocês... já sei que foi notícia, de perceber que houve gente que ficou no Seixal e já estava a trabalhar para preparar o jogo seguinte. Por isso, a nossa forma de trabalhar é esta, a minha forma de trabalhar e ver as coisas é assim, desta maneira. Os jogadores, independentemente da idade, do estatuto, daquilo que já ganharam para trás, têm de responder a todo o momento. E hoje, muito satisfeito com aqueles jogadores que estiveram aqui, ainda não falei num, mas também veio connosco, que é o [João] Veloso, ficou de fora da convocatória, o miúdo também tem treinado muito e bem connosco, não foi possível hoje entrar na convocatória, mas também fica o registo de que trouxemos mais um miúdo, que tem trabalhado muito e bem connosco."

Tirsense-Benfica

COLETIVO ACIMA DE TODA A GENTE

"[O que espera de Tiago Gouveia até ao fim da temporada?] Olhe, espero isto que ele acabou de fazer. Realmente, é um bom regresso. A capacidade de cruzamento que ele tem é muito boa. É um ala, mas que também pode jogar nos dois lados, já jogou anteriormente quer como ala-direito, quer como ala-esquerdo. A partir do momento em que ele começou a treinar connosco, nós temo-lo colocado naquela posição, já a fazia anteriormente, tem uma boa capacidade de cruzamento. Tem uma entrada muito boa, um bom cruzamento, e aproveito a sua pergunta para tocar nos dois homens da frente. Primeiro, é um grande jogo do Belotti, mesmo sem marcar, sempre em posição para tocar, para apoiar, para fazer os movimentos, quer em profundidade, quer em diagonais curtas, e depois uma entrada do Arthur [Cabral] muito boa. Fico muito feliz com o golo que ele marcou, tem sido um profissional incansável. Hoje, foi muito difícil não o meter no onze inicial, e ele responde com esta entrada, a correr, a trabalhar para a equipa, e com um golo e a celebrar com os colegas que estavam no banco. Por isso, é isso que eu quero de toda a gente, toda a gente empenhada, e perceber que a equipa está acima de toda a gente."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 10 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas