Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Consumada a vitória sobre o Tirsense (0-5), na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, o bom desempenho de todos os jogadores encarnados foi relevado por Bruno Lage.
10 abril 2025, 02h21
Bruno Lage
Na entrevista rápida, à RTP, o treinador encarnado assumiu que as águias empreenderam "um jogo muito sério". "Toda a gente correspondeu, toda a gente que foi chamada deu uma boa resposta, é isto que eu quero de toda a gente", disse Bruno Lage, que enalteceu a qualidade do plantel.
"Nós temos de ter sempre o olho naquilo que é o presente e o futuro, em particular eu, porque também fiz o trajeto dos jogadores. Por isso, estou sempre atento àquilo que eles vão fazendo a todo momento. Temos um plantel muito bom, e cabe-me saber gerir e saber motivá-los. Independentemente de jogarem ou não, estarem sempre num momento bom para quando forem chamados terem este rendimento", admitiu, considerando que não pretende "ninguém à sombra de nada", mas "ter jogadores competitivos nas posições para toda a gente ter rendimento".
"As convocatórias são cada vez mais difíceis, porque, no bom sentido, só podemos convocar oito jogadores de campo [para compor o banco]. Por vezes, temos de trazer os jogadores para determinadas posições, para defesas, para centrais, para médios, e depois temos um enorme talento, mas é como digo, é eles terem esta mentalidade de trabalhar para hoje, para amanhã, quando as oportunidades aparecerem, eles terem bom rendimento", referiu.
Para a 2.ª mão, numa ideia igualmente reforçada posteriormente na conferência de Imprensa, Bruno Lage sublinhou a necessidade de "continuar a respeitar o Tirsense". "É claro que é um resultado de 5-0, vamos jogar no nosso estádio, temos de ligar o foco já para o jogo com o Arouca, e depois ter o mesmo respeito pelo Tirsense. Foi isso que fizemos hoje, e é isso que, com certeza, vamos fazer no jogo da 2.ª mão", disse.
Questionado sobre a liderança no Campeonato, Bruno Lage referiu ser esse o lugar pretendido. "Como disse, já estivemos na posição, voltámos a estar nesta posição, temos de nos manter. São 2 pontos de diferença, são 6 jogos para disputar até ao final, com um calendário muito difícil, por isso nós temos de nos manter neste registo de que a todo momento temos de dar boas respostas, fazer boas exibições e vencer os jogos", vincou.
A receita para a reta final passa pela mentalidade vencedora: "É estarmos focados naquilo que temos de fazer e continuar motivados, continuar sérios, respeitar sempre o adversário, pensar sempre em como vencer o jogo seguinte, e eu ter a capacidade para delinear o melhor onze e a melhor estratégia para vencer os jogos."
Já à Sport TV, Bruno Lage acrescentou que houve o "cuidado de estudar o Tirsense e perceber como é que poderia jogar". "Preparámo-nos para uma linha de quatro e uma linha de cinco. Eles começaram com a linha de cinco, nós estamos muito fortes a jogar contra a linha de cinco, a dinâmica da esquerda funcionou em pleno nos primeiros minutos, e a partir daí sai o primeiro golo", analisou.
Sentindo a equipa "com boa dinâmica, a tentar procurar o jogo, a controlar o jogo, sempre a meter velocidade", o técnico mostrou-se "muito satisfeito" por todos os jogadores "terem percebido a seriedade do jogo e depois terem aproveitado os minutos que tiveram para jogar".
"Satisfeito pela exibição, satisfeito por os jogadores cada vez mais perceberem a minha forma de trabalhar, satisfeito pela forma como nós construímos e vamos construindo o plantel, porque é fundamental ter sempre jogadores de enorme qualidade. E que haja competição entre eles, e eles têm de dar esta resposta. Independentemente de quem jogue, a todo momento têm de contribuir com rendimento coletivo para a equipa. Toda a gente contribuiu para isso, tivemos bons momentos", complementou.
DESEMPENHO DOS JOGADORES DA FORMAÇÃO DESTACADO
"[Chip certo para uma exibição segura?] Sim, como tínhamos falado ontem [terça-feira, 8 de abril], levámos o jogo de uma forma muito séria, toda a gente. Tivemos uma entrada muito forte no jogo, começámos com 6 jogadores formados na nossa casa, terminámos o jogo com mais 3. Foi sempre um jogo que controlámos do princípio ao fim, e a forma de respeitar o Tirsense, pelo trajeto que fez na Taça de Portugal, foi esta: respeitar e levar sempre o jogo muito a sério. Por isso, estou muito satisfeito com a exibição coletiva e também individual, porque vivemos de rendimento, os jogadores corresponderam, aqueles que começaram, aqueles que entraram, e é isso que me deixa satisfeito. Trabalhamos diariamente, e muitos destes jovens jogadores têm trabalhado muito e bem, sem ter minutos de jogo. Hoje foi-lhes dada a oportunidade, eles contribuíram para uma boa exibição, para uma boa vitória, e confirmaram todo o talento e o rendimento que têm. Agora é regressar a casa, toda a gente a continuar a trabalhar da mesma forma, com o foco no jogo seguinte."
RESPEITAR O TIRSENSE
"[Resultado influencia a abordagem à 2.ª mão?] É uma pergunta prematura. Para si, [a 2.ª mão] é o próximo jogo. Ainda temos 2 jogos pela frente, penso eu. É nós termos a capacidade de perceber que é um resultado muito bom, vamos jogar em casa, e, independentemente de quem jogar, é respeitar o Tirsense, da mesma forma que o fizemos aqui."
MUITO SATISFEITO COM TODOS
"[Sobre a rotatividade, e sobre Prestianni, tomou nota de alguma coisa para o que aí vem?] Tomei nota dele [Prestianni], tomei nota do [João] Rego, que fez um grande golo, do Andreas [Schjelderup], que fez também um grande golo, do Tino [Florentino], que fez uma exibição exemplar, do António [Silva], que liderou a equipa muito bem, enfim, eu tomei nota de toda a gente, porque agora vamos no caminho de regresso, vou jantar e vou vendo o jogo, por isso, é sempre essa a nossa forma de trabalhar, de exigência máxima naquilo que temos de fazer. Olhe, tome o exemplo, também tomei nota, e como vocês... já sei que foi notícia, de perceber que houve gente que ficou no Seixal e já estava a trabalhar para preparar o jogo seguinte. Por isso, a nossa forma de trabalhar é esta, a minha forma de trabalhar e ver as coisas é assim, desta maneira. Os jogadores, independentemente da idade, do estatuto, daquilo que já ganharam para trás, têm de responder a todo o momento. E hoje, muito satisfeito com aqueles jogadores que estiveram aqui, ainda não falei num, mas também veio connosco, que é o [João] Veloso, ficou de fora da convocatória, o miúdo também tem treinado muito e bem connosco, não foi possível hoje entrar na convocatória, mas também fica o registo de que trouxemos mais um miúdo, que tem trabalhado muito e bem connosco."
COLETIVO ACIMA DE TODA A GENTE
"[O que espera de Tiago Gouveia até ao fim da temporada?] Olhe, espero isto que ele acabou de fazer. Realmente, é um bom regresso. A capacidade de cruzamento que ele tem é muito boa. É um ala, mas que também pode jogar nos dois lados, já jogou anteriormente quer como ala-direito, quer como ala-esquerdo. A partir do momento em que ele começou a treinar connosco, nós temo-lo colocado naquela posição, já a fazia anteriormente, tem uma boa capacidade de cruzamento. Tem uma entrada muito boa, um bom cruzamento, e aproveito a sua pergunta para tocar nos dois homens da frente. Primeiro, é um grande jogo do Belotti, mesmo sem marcar, sempre em posição para tocar, para apoiar, para fazer os movimentos, quer em profundidade, quer em diagonais curtas, e depois uma entrada do Arthur [Cabral] muito boa. Fico muito feliz com o golo que ele marcou, tem sido um profissional incansável. Hoje, foi muito difícil não o meter no onze inicial, e ele responde com esta entrada, a correr, a trabalhar para a equipa, e com um golo e a celebrar com os colegas que estavam no banco. Por isso, é isso que eu quero de toda a gente, toda a gente empenhada, e perceber que a equipa está acima de toda a gente."
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 10 de abril de 2025