Hóquei em Patins

02 abril 2025, 11h28

Antevisão Benfica-Reus

Edu Castro durante o treino

Nesta quinta-feira, 3 de abril, o Benfica tem uma partida decisiva para alcançar a final four da WSE Champions League. Após o triunfo em casa do Reus (1-2), a 2.ª mão dos quartos de final da prova disputa-se no Pavilhão Fidelidade (20h00).

Diante de um rival com qualidade, o apoio dos adeptos será fulcral para lograr a passagem à fase seguinte, como enfatizaram Edu Castro e Pedro Henriques, na antevisão do encontro.

Independentemente dos contratempos e da impossibilidade de contar com Pau Bargalló, diagnosticado com uma apendicite aguda, o treinador encarnado crê no sucesso da sua equipa.

"Primeiro, confiança absoluta em todos. Não trocaríamos nenhum jogador. Temos um plantel maravilhoso, capaz de reagir a situações difíceis como esta que enfrentamos. Confiança absoluta não só nos jogadores da equipa principal como nos jogadores das camadas jovens, que têm uma qualidade tremenda e nos ajudam muito", afirmou Edu Castro, à BTV.

Antevisão Benfica-Reus

Ouça Edu Castro

Reconhecendo que os Benfiquistas sabem quão importante é o próximo desafio, o treinador reforçou o apelo: "Fazer ver aos adeptos do Benfica que este é um jogo como os nossos jogos com o Sporting ou com o FC Porto, e que precisamos da ajuda que eles nos deram para ganhar esses dois jogos. É um jogo especial, estamos a jogar por um lugar na final four da Liga dos Campeões. Prometemos que, se vierem ao pavilhão, vão desfrutar."

Para o técnico espanhol, é essencial "fazer valer o fator casa": "Foi para isso que lutámos durante toda a fase de grupos, para ter a possibilidade de jogar a segunda partida [da fase a eliminar] em casa, e vamos aproveitar."

Antevisão Benfica-Reus

Ouça Pedro Henriques

Também Pedro Henriques apelou a uma "casa cheia". "Somos, sem dúvida, muito mais fortes com o pavilhão cheio. Nós sabemos disso, os nossos adeptos reconhecem isso, precisamos deles", disse, assinalando atributos do Reus.

"O jogo da 1.ª mão, na casa do adversário, foi um jogo com a melhor casa da época [para o Reus]. Nos anos anteriores, o Reus foi uma equipa que costumou surpreender os principais adversários europeus. Portanto, nós precisamos da máxima força dentro da pista e fora da pista", frisou o guarda-redes.

Antevisão Benfica-Reus

Na análise do treinador Edu Castro, o Reus é um oponente que "esconde muito a bola". "Procura situações em que o adversário possa cometer erros para se colocar na dianteira. Isso está identificado, temos de ser nós próprios, pensar em ganhar é o princípio. É um jogo importantíssimo na competição e para o que resta da temporada", destacou.

Conhecedor da valia do 3.º classificado da liga espanhola, Edu Castro considerou que "a eliminatória continua em aberto". "Estamos na Champions, e temos de ganhar este jogo também", vincou.

Antevisão Benfica-Reus

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Pedro Henriques valorizou a "competência" encarnada no triunfo em Espanha.

"Pessoalmente, sei o que é que aquele pavilhão significa, e o que é jogar ali. É extremamente difícil sair de lá com uma vitória. E, se nós considerarmos que na semana passada foi uma final, nesta semana será também outra final. Se queremos marcar presença na final four, vamos com o mesmo objetivo de vencer. O Reus é uma equipa jovem, extremamente bem organizada", expressou.

Enaltecendo o desempenho do Benfica nos últimos 5 jogos, em que as águias sofreram somente 3 golos, algo "nada habitual", dada a qualidade dos adversários, o guarda-redes atribuiu mérito ao trabalho coletivo no processo defensivo, algo que terá de se manter diante de um conjunto "irreverente."

"É uma equipa que defensivamente está muito bem organizada. Nós já sabemos, porque já explorámos isso no contexto tático do jogo da 1.ª mão", finalizou Pedro Henriques.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 3 de abril de 2025

Patrocinadores Hóquei