Voleibol

27 março 2025, 10h45

Marcel Matz

Marcel Matz

Benfica e Leixões entram em campo neste sábado, 29 de março (19h00), no Pavilhão n.º 2 da Luz, para o jogo 1 da meia-final do play-off do Campeonato Nacional masculino de voleibol. Marcel Matz e Pablo Natan contam o fator casa para vencer.

É com uma equipa "competitiva" que "luta bastante", a qual está a fazer "uma boa temporada", que o Benfica vai disputar acesso à final da competição. O treinador encarnado acredita que a formação de Matosinhos vale mais do que os resultados demonstram.

"Acho que vacilaram em alguns jogos. Até devido a isso, não ficaram em 3.º lugar [na fase regular terminaram na 4.ª posição], é uma equipa com condições para estar um degrau acima, mas tiveram alguns contratempos", avaliou, em declarações à BTV.

Marcel Matz

Ouça Marcel Matz

Além de realçar os "bons jovens portugueses", o treinador benfiquista recordou que o Leixões recebeu recentemente um "jogador vindo do Egipto [Hisham Ewais]", que acrescenta uma "experiência maior" à formação de Matosinhos, como ficou provado nos desafios em que já participou.

Nesta temporada, os encarnados levaram a melhor nos três jogos disputados entre os dois emblemas, e, agora, os matosinhenses vão "tentar vencer o Benfica pela primeira vez na época". Marcel Matz garante que as águias estão "a trabalhar firmemente".

"São confrontos duros. No final, conseguimos ter um resultado favorável e é essa a expectativa para o que se segue. Continuar a trabalhar firme, a respeitar os adversários, coisa que fazemos sempre, e tentar avançar para a final do Campeonato. Um jogo de cada vez", observou o treinador encarnado.

Marcel Matz

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Sendo esta uma eliminatória à melhor de cinco desafios, o apoio dos Benfiquistas, segundo Marcel Matz, vai ter um papel "fundamental" na hora de embalar a equipa para a final do Campeonato Nacional.

"Transformam o ambiente do jogo numa situação mais prazerosa de se jogar, de se esforçar. Como é óbvio, os jogadores são profissionais, vão sempre fazer o seu melhor. Mas quando temos um bom público, amigos e os Benfiquistas a apoiar-nos, é sempre melhor. O Benfica tem uma quantidade gigantesca de jovens, tem muitos adeptos", reconheceu.

Como tal, o treinador fez um convite, tanto aos "adeptos mais frequentes nas modalidades", como àqueles que "não são tão frequentes": "São sempre muito bem-vindos, fazem parte do espetáculo, fazem parte do evento e ajudam-nos bastante."

Pablo Natan

Ouça Pablo Natan

Pablo Natan também lançou um olhar ao duelo deste sábado, perspetivando um embate frente a uma equipa que vêm em crescendo de forma e que, nos desafios mais recentes, se conseguiu "encaixar bem".

À imagem do seu treinador, o zona 4 também destacou Hisham Ewais: "Tem sido protagonista nos últimos jogos. Então, a parte ofensiva do Leixões ganha um pouco mais, ali, na saída de rede."

Reconhecendo a força leixonense "quando joga em casa", mas tendo em conta que o jogo 1 é na Luz, Pablo Natan afirmou as águias "querem usar" esse fator a seu favor e deu a receita para chegar ao sucesso.

"A melhor forma que temos de nos preparar para uma equipa assim é ser responsável com o nosso jogo, chegar à quadra e cumprir com o que nos foi passado. Temos feito uma boa semana de preparação", garantiu.

Depois da conquista da Taça de Portugal e da qualificação para a meia-final do play-off do Campeonato Nacional, Pablo Natan vê a equipa "bem focada", o que, "neste momento", "conta muito".

"Dá uma força maior, essa confiança. Também por chegar ao jogo e conseguir transpor, colocar na quadra, tudo o que temos feito de bom nos treinos", revelou.

Pablo Natan

O histórico recente entre Benfica e Leixões é favorável aos pentacampeões nacionais, mas isso pouco conta para quem "procura sempre vencer".

"O trabalho que fazemos é para continuar sempre a vencer, e, sem sombra de dúvidas, é o que vamos fazer, entrar na quadra para continuar com esse registo de vitórias frente ao Leixões", sublinhou.

Novamente na linha do que disse Marcel Matz, Pablo Natan vincou a importância dos adeptos para esta meia-final: "Jogar em casa com o apoio dos Benfiquistas é sempre algo muito diferente para nós e para a equipa que vem aqui jogar, porque sabe que tem de jogar muito bem para conseguir vencer, assim como, para se conseguir concentrar. A bancada, quando se junta para jogar connosco, faz muito barulho e isso, de certa forma, acaba por atrapalhar um pouco essa concentração. Ter o apoio das bancadas é sempre muito importante e contamos sempre com isso."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de março de 2025

Patrocinadores Voleibol