Basquetebol Feminino

23 março 2025, 15h43

Benfica-Quinta dos Lombos

Raphaella Monteiro

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Final da final four
RESULTADO FINAL
Benfica 65
Quinta dos Lombos 75
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
18-22 33-41 51-56 65-75

A equipa feminina de basquetebol do Benfica não conseguiu revalidar o título da Taça de Portugal, após perder, neste domingo, 23 de março, com o Quinta dos Lombos, por 65-75, na final da edição 2024/2025 da prova-rainha.

A determinação das jogadoras do Benfica em juntarem mais um troféu aos da Taça Vítor Hugo e Supertaça ficou bem patente no grito de guerra que ecoou dos balneários até às bancadas, antes do início do período de aquecimento. Estava dado o mote para 40 minutos de comunhão com os adeptos que, porém, haveria de esbarrar numa tarde desinspirada das encarnadas, que chegaram à final na qualidade de detentoras do troféu.

Os primeiros dois pontos da final disputada em Matosinhos pertenceram ao Quinta dos Lombos, mas Inês Faustino arrancou a primeira ovação dos Benfiquistas com um lançamento triplo.

Contudo, o feitiço virou-se contra o feiticeiro e foi à boleia de uma grande eficácia no tiro exterior que se fez a resposta da turma de Carcavelos: converteu 3 de 6 tentativas e abriu uma vantagem de 18-22, no final do 1.º quarto.

Benfica-Quinta dos Lombos

No início do 2.º parcial, a defesa do Benfica continuou a passar por dificuldades para contrariar o ataque adversário e, com 18-27, o treinador Eugénio Rodrigues pediu o primeiro de dois timeouts em poucos minutos para afinar a estratégia.

Pressentindo o momento importante do jogo, os adeptos, reunidos em torno de uma grande bandeira do Benfica, uniram forças com o banco na missão de fornecer mais energia à equipa.

Cantou-se, então, "Glorioso SLB" a cada cesto e a equipa conseguiu encurtar distâncias até ao 33-41 que se verificava ao intervalo.

Benfica-Quinta dos Lombos

No 3.º quarto assistiu-se a um jogo mais físico, com as duas equipas a tentarem ditar a sua lei no pintado, muitas faltas assinaladas a ambos os lados e as diferenças a fazerem-se na linha de lance livre.

Chamadas ao combate, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro ganharam preponderância neste período. Garra e coração dentro e fora da quadra, com cada ponto, roubo de bola ou ressalto festejados como se valessem ouro.

Desta forma, o Benfica reagiu até chegar ao 45-48, mas, uma vez mais, o Quinta dos Lombos apoiou-se em dois triplos consecutivos para voltar a fugir no marcador. A resposta das águias desenhou-se com lançamentos de três pontos convertidos por Milica Ivanovic e Raphaella Monteiro, e, à entrada para os derradeiros 10 minutos do encontro, o marcador apontava 51-56.

Benfica-Quinta dos Lombos

Brindada com cânticos de incentivo após um forte abraço de grupo, a equipa encarnada entrou com tudo no 4.º quarto, mas pagou a fatura física de correr atrás do prejuízo e acumulou alguns turnovers em ataques decisivos.

Nos derradeiros minutos do encontro, os triplos de Evelyn Ovner e de Inês Faustino ainda colocaram o Benfica a cinco pontos do Quinta dos Lombos (65-70), mas a missão de revalidar o título da Taça de Portugal caiu por terra com o 65-75 que se verificou ao soar da buzina.

Agora, o foco regressa às contas de uma frente distinta, com as águias a voltarem a entrar em campo às 15h00 do próximo domingo, 30 de março, no pavilhão da AD Sanjoanense, em duelo válido para a 22.ª e derradeira jornada da fase regular da Liga Betclic Feminina.

Benfica-Quinta dos Lombos

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "[Como explicar a derrota?] A nossa capacidade de lutar pelas tabelas. Não estivemos na luta pelo ressalto ofensivo e permitimos demasiados ressaltos defensivos. Quando fazíamos uma boa tarefa defensiva, quando conseguíamos colocar o adversário a fazer tiros forçados, acabávamos por falhar no bloqueio defensivo e permitir segundos lançamentos. Isso acabou por dar sempre uma certa margem de segurança em relação ao marcador. Penso que isso é o fator principal. [Aproximação no marcador] Cada vez que parávamos, cada vez que éramos competentes a nível defensivo, depois errávamos na questão do bloqueio defensivo. E quando chegámos, quando colocámos o adversário a três pontos ou a dois pontos mais do que uma vez, já no último quarto falhávamos nesse aspeto. Esse é o fator capital e há que continuar a trabalhar para o resto que aí vem. Ainda temos o Campeonato pela frente."

Benfica-Quinta dos Lombos

Taça de Portugal | Final da final four | 23/03/2025
Benfica-Quinta dos Lombos
65-75
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Cinco inicial do Benfica
Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro
Suplentes
Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Leonor Peixinho, Mariana Silva e Clarissa dos Santos
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do Quinta dos Lombos
Madelynn Utti, Sara Caetano, Chanaya Pinto, Jessica Hanson e Nahomis Hardy
Suplentes
Laura Silva, Beatriz Polici, Marta Roseiro, Suraya Rijal, Rafaela Henriques, Rosinha Rosário e Dilma Semedo
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-22 33-41 51-56 65-75
Pontuadoras do Benfica
Milica Ivanovic (14), Inês Faustino (11), Isabela Quevedo (11), Raphaella Monteiro (11), Evelyn Ovner (7), Clarissa dos Santos (7) e Mariana Silva (4)

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 23 de março de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas