Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Norberto Alves confia na equipa, e Makram Ben Romdhane garante entrega máxima na meia-final da final four da Taça de Portugal frente ao FC Porto, no sábado, 22 de março, às 16h00.
20 março 2025, 11h40
Treinador Norberto Alves
"Vai ser um jogo difícil, o FC Porto é uma equipa com muita qualidade. O jogo é em Matosinhos, portanto tem uma vantagem de jogar praticamente em casa, o que quer dizer que a nossa equipa tem de, emocionalmente, saber lidar com um ambiente que vai ser de grande apoio ao adversário", alertou o treinador encarnado, Norberto Alves, em declarações à BTV, lançando, ainda assim, um apelo aos adeptos: "Fazer desde já o convite aos benfiquistas do Norte para estarem a apoiar a equipa."
Ouça Norberto Alves
Recordando o último embate entre os dois emblemas, o técnico de 56 anos sublinhou que os lances livres foram um fator decisivo na derrota encarnada e apontou a aprendizagem como chave para evitar repetir os mesmos erros.
"Aprender com isso. Que esse indicador de jogo que foi decisivo não aconteça, que seja mais equilibrado", referiu, reconhecendo a força do rival.
"É uma equipa com muita qualidade, muita experiência, muito talento individual, muitos jogadores capazes de produzir o seu próprio lançamento. E, portanto, nós temos de ter uma perspetiva muito coletiva de abordagem do jogo, quer a atacar, quer a defender", analisou Norberto Alves.
Bilhetes para o jogo
Ver mais ›
Apesar da liderança do Benfica na Liga Betclic e da recente derrota dos dragões na mesma competição, o treinador recusa qualquer favoritismo e destaca a importância de manter uma mentalidade competitiva.
"Para nós – e eu acho que é por isso que estamos em 1.º –, a abordagem em todos os jogos não é diferente. Encarar qualquer adversário com humildade e com ambição, para não haver surpresas. Os detalhes, os tais pormenores, são sempre muito importantes, mas são importantes em todos os jogos. Só ganha a Taça quem passar à final, e, portanto, só nos estamos a focar, nesta altura, nesse jogo", salientou.
Mesmo perante uma temporada marcada por desafios e ausências, Norberto Alves não esconde o orgulho na equipa.
"Os rapazes têm feito uma época impressionante, pelo grau de dificuldade que tem sido lidar com muitas ausências. Temos tido um ano atípico, com muitas lesões, mas o que eu vejo é que quem está presente para poder jogar dá sempre um passo em frente. É uma equipa com uma autodisciplina incrível, que torna a tarefa do treinador mais fácil, porque não precisamos de apelar constantemente ao compromisso, porque isso é algo que eles se autoimpõem. Trabalhar uma equipa assim é um prazer diário", reforçou.
Ouça Makram Ben Romdhane
Dentro de campo, a concentração é máxima. Makram Ben Romdhane, um dos pilares do conjunto encarnado, reforçou a importância do encontro e a necessidade de uma abordagem irrepreensível.
"Acho que é uma grande oportunidade para nós, porque é um jogo da Taça – se perderes, estás fora, por isso precisas de estar 100% focado. Para mim, é um ótimo teste para vermos onde estamos para o Campeonato e se estamos prontos para competir contra todas as equipas ou não. Neste momento, precisamos de mudar a nossa mentalidade no segundo nível da nossa defesa – ser mais agressivos, comunicar mais, tentar jogar mais em conjunto no ataque. Sabemos que vamos jogar contra uma boa equipa, com bons jogadores, por isso precisamos de aparecer e estar 100% focados", afirmou o internacional tunisino.
O extremo/poste das águias reforça que esta fase decisiva da época não permite deslizes e que todos estão conscientes disso.
"Sabemos que não podemos perder nenhum jogo, todos dão 100%, todos estão focados no jogo e nos treinos, tentam dar tudo. E acho que chegou o momento de mostrarmos esse caráter que temos tido ao longo desta época", salientou o capitão, deixando ainda uma mensagem aos adeptos: "Sei que é difícil para os adeptos do Benfica estarem presentes, mas sei que há adeptos do Benfica espalhados pelo mundo inteiro. Onde quer que haja pessoas que venham apoiar-nos, vamos apreciar, para nós é importante sentir esse apoio, porque sabemos que, onde quer que vamos, em qualquer país, em qualquer cidade de Portugal, eles estão atrás de nós e apoiam-nos."
Ultrapassando o FC Porto, o Benfica medirá forças na final no domingo, 23 de março, pelas 17h00, com o vencedor da eliminatória entre Sporting e Oliveirense.
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2025