Basquetebol

20 março 2025, 11h40

Antevisão FC Porto-Benfica

Treinador Norberto Alves

A batalha por um lugar na final da prova-rainha de basquetebol está marcada para sábado, 22 de março, às 16h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Frente a frente, dois históricos rivais, Benfica e FC Porto, numa meia-final que promete intensidade, equilíbrio e muita emoção.

"Vai ser um jogo difícil, o FC Porto é uma equipa com muita qualidade. O jogo é em Matosinhos, portanto tem uma vantagem de jogar praticamente em casa, o que quer dizer que a nossa equipa tem de, emocionalmente, saber lidar com um ambiente que vai ser de grande apoio ao adversário", alertou o treinador encarnado, Norberto Alves, em declarações à BTV, lançando, ainda assim, um apelo aos adeptos: "Fazer desde já o convite aos benfiquistas do Norte para estarem a apoiar a equipa."

Antevisão FC Porto-Benfica

Ouça Norberto Alves

Recordando o último embate entre os dois emblemas, o técnico de 56 anos sublinhou que os lances livres foram um fator decisivo na derrota encarnada e apontou a aprendizagem como chave para evitar repetir os mesmos erros.

"Aprender com isso. Que esse indicador de jogo que foi decisivo não aconteça, que seja mais equilibrado", referiu, reconhecendo a força do rival.

"É uma equipa com muita qualidade, muita experiência, muito talento individual, muitos jogadores capazes de produzir o seu próprio lançamento. E, portanto, nós temos de ter uma perspetiva muito coletiva de abordagem do jogo, quer a atacar, quer a defender", analisou Norberto Alves.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Apesar da liderança do Benfica na Liga Betclic e da recente derrota dos dragões na mesma competição, o treinador recusa qualquer favoritismo e destaca a importância de manter uma mentalidade competitiva.

"Para nós – e eu acho que é por isso que estamos em 1.º –, a abordagem em todos os jogos não é diferente. Encarar qualquer adversário com humildade e com ambição, para não haver surpresas. Os detalhes, os tais pormenores, são sempre muito importantes, mas são importantes em todos os jogos. Só ganha a Taça quem passar à final, e, portanto, só nos estamos a focar, nesta altura, nesse jogo", salientou.

Mesmo perante uma temporada marcada por desafios e ausências, Norberto Alves não esconde o orgulho na equipa.

"Os rapazes têm feito uma época impressionante, pelo grau de dificuldade que tem sido lidar com muitas ausências. Temos tido um ano atípico, com muitas lesões, mas o que eu vejo é que quem está presente para poder jogar dá sempre um passo em frente. É uma equipa com uma autodisciplina incrível, que torna a tarefa do treinador mais fácil, porque não precisamos de apelar constantemente ao compromisso, porque isso é algo que eles se autoimpõem. Trabalhar uma equipa assim é um prazer diário", reforçou.

Antevisão FC Porto-Benfica

Ouça Makram Ben Romdhane

Dentro de campo, a concentração é máxima. Makram Ben Romdhane, um dos pilares do conjunto encarnado, reforçou a importância do encontro e a necessidade de uma abordagem irrepreensível.

"Acho que é uma grande oportunidade para nós, porque é um jogo da Taça – se perderes, estás fora, por isso precisas de estar 100% focado. Para mim, é um ótimo teste para vermos onde estamos para o Campeonato e se estamos prontos para competir contra todas as equipas ou não. Neste momento, precisamos de mudar a nossa mentalidade no segundo nível da nossa defesa – ser mais agressivos, comunicar mais, tentar jogar mais em conjunto no ataque. Sabemos que vamos jogar contra uma boa equipa, com bons jogadores, por isso precisamos de aparecer e estar 100% focados", afirmou o internacional tunisino.

O extremo/poste das águias reforça que esta fase decisiva da época não permite deslizes e que todos estão conscientes disso.

"Sabemos que não podemos perder nenhum jogo, todos dão 100%, todos estão focados no jogo e nos treinos, tentam dar tudo. E acho que chegou o momento de mostrarmos esse caráter que temos tido ao longo desta época", salientou o capitão, deixando ainda uma mensagem aos adeptos: "Sei que é difícil para os adeptos do Benfica estarem presentes, mas sei que há adeptos do Benfica espalhados pelo mundo inteiro. Onde quer que haja pessoas que venham apoiar-nos, vamos apreciar, para nós é importante sentir esse apoio, porque sabemos que, onde quer que vamos, em qualquer país, em qualquer cidade de Portugal, eles estão atrás de nós e apoiam-nos."

Ultrapassando o FC Porto, o Benfica medirá forças na final no domingo, 23 de março, pelas 17h00, com o vencedor da eliminatória entre Sporting e Oliveirense.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas