Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
09 março 2025, 17h00
Vencedoras da Taça da Liga
Taça da Liga | |
Final | |
RESULTADO FINAL Int: 1-1 |
|
Benfica | 2 |
Sporting | 1 |
Marcadoras | |
Laís Araújo 20' Carole Costa 89' gp |
Diana Silva 8' |
Recordista de sucessos nesta competição, com quatro taças conquistadas em 2019/20, 2020/21, 2022/23 e 2023/24, as águias disputaram a 6.ª final desta prova, mantendo o domínio na mesma.
Pelas 14h15, já após ter ecoado a música escolhida para o aquecimento "Benfica, o amor da minha vida", as jogadoras encarnadas entraram em campo para os respetivos exercícios de ativação, sendo cumprimentadas junto ao relvado pelos treinadores adjuntos André Vale e Bárbara Reis.
O anúncio do onze e suplentes encarnadas foi aplaudido pelos Benfiquistas, que já compunham as bancadas. Já no recinto de jogo, alinhadas, as onze eleitas de Filipa Patão agradeceram o apoio dos adeptos, que, de pé, erguiam os cachecóis encarnados. Seguiu-se a vénia, antes de um momento de união, em roda, onde foram dirigidas as últimas palavras antes do apito inicial.
Com o dérbi em andamento, a primeira oportunidade pertenceu ao Sporting, aos 7'. Britanny Raphino conseguiu isolar-se, mas Lena Pauels opôs-se bem ao remate da avançada. Porém, no minuto seguinte, Diana Silva também seguiu na direção da baliza e conseguiu o golo inaugural (0-1).
Com o Presidente Rui Costa na Tribuna, as tetracampeãs nacionais responderam por Lúcia Alves, cujo remate, de fora da área, saiu à figura de Hannah Seabert, aos 10'.
Em busca da igualdade, as águias tentaram criar espaços e quebrar o posicionamento defensivo das verdes e brancas. Aos 18', também de fora da área, Anna Gasper testou os reflexos de Hannah Seabert, que amarrou.
A pretendida igualdade chegou aos 20'. Na sequência de um pontapé de canto, Nycole Raysla fez um passe atrasado para Laís Araújo, que cabeceou com êxito para o fundo da baliza leonina (1-1).
Numa transição rápida, pela esquerda, Cristina Prieto logrou entrar na área oposta, mas a bola acabou nas mãos de Seabert, aos 28'. No lance seguinte, foi Jacynta Gala quem errou o alvo.
"Eu amo o Benfica", incentivavam os Benfiquistas!
Aos 36', o Sporting saiu para o ataque e a finalização de Maiara Niehues saiu ao lado da baliza à guarda de Lena Pauels.
A fechar o 1.º tempo, num embate que contou com 6875 espectadores, nota para um livre direto anotado por Anna Gasper, que Hannah Seabert afastou. Depois, aos 45'+5', já na área, Marie Alidou teve um remate intercetado por Ana Borges. Ao intervalo, 1-1 no marcador.
Na etapa complementar, no arranque, no corredor central, Anna Gasper, de meia-distância, atirou sobre a barra, aos 49'. Foi o primeiro aviso das Inspiradoras. A acelerar na reentrada, no minuto seguinte, foi Nycole Raysla quem tentou o golo. O disparo saiu ao lado.
Com claro ascendente, o Benfica tentava o 2-1. "Força, Benfica", gritava-se das bancadas. A corresponder ao apoio, Marie Alidou rematou cruzado para fora, após boa combinação com Lúcia Alves (57').
Aos 60', mais um remate, por intermédio de Andreia Norton, sobre a trave. Mais contundente na busca pelo golo, o Benfica voltou a ameaçar, aos 64', minuto em que Lúcia Alves rematou forte, perto do poste.
"SLB, SLB, SLB, SLB, Glorioso SLB", era o mote dos adeptos, a empurrar as águias para a ambicionada reviravolta.
Porém, aos 67', Telma Encarnação ameaçou de cabeça, mas Lena Pauels aplicou-se e defendeu o remate da avançada, que, aos 70', também errou o alvo.
Aos 77', Filipa Patão lançou Andreia Faria no lugar de Andreia Norton, naquela que foi a primeira alteração nas encarnadas. Em mais uma incursão ofensiva, Carole Costa disparou forte e Hannah Seabert amarrou. O Benfica estava mais pressionante. Logo a seguir, Nycole Raysla também tentou, repetindo-se o desfecho.
Aos 84', em lance disputado com Jacynta Gala na grande área verde e branca, Catarina Amado ficou caída no relvado, mas não houve sanção num primeiro momento. Alertada pela VAR Cláudia Ribeiro, Ana Afonso visionou as imagens, considerou ação faltosa da atleta leonina, devido a pisão de forma negligente, e assinalou pontapé de penálti. Da marca dos 11 metros, a capitã Carole Costa não vacilou e fez o 2-1, aos 89'!
Momento de júbilo entre os Benfiquistas!
Mesmo sob chuva forte e vento na reta final do dérbi, o apoio manteve-se. E, aos 90'+3', Carole Costa dispôs de mais uma chance para faturar. Na área leonina, a central atirou por cima...
Após o apito final, consumado o sucesso, por 2-1, as jogadoras encarnadas festejaram entre agradecimentos aos Benfiquistas, exibindo-lhes uma camisola já com a inscrição da mais recente conquista de uma formação habituada a vencer ano após ano!
As benfiquistas fizeram a guarda de honra às atletas leoninas, aquando da entrega das medalhas de finalistas vencidas, ação replicada depois pelas verdes e brancas, no momento em que as águias foram chamadas a receber o troféu.
Juntas, Carole Costa e Pauleta ergueram o caneco! E seguiram-se mais momentos de festejos em tons de vermelho e branco!
Depois, entoou-se o Ser Benfiquista! Arrepiante!
Já na pista de atletismo, com a taça a mão, houve mais momentos de comunhão com os Benfiquistas!
Laís Araújo foi eleita a Mulher do Jogo, enquanto o troféu de Melhor Guarda-redes foi para Lena Pauels.
Após quatro dérbis nesta temporada, as equipas voltam a enfrentar-se nos quartos de final da Taça de Portugal, no Estádio da Luz, no dia 22 de março (sábado), em hora a definir.
Este será o segundo encontro entre os dois emblemas a ter lugar na Catedral na presente temporada, após o empate (1-1) da 15.ª jornada da Liga BPI, em 1 de fevereiro.
No calendário das encarnadas, segue-se a visita ao Campo Engenheiro Carlos Salema, para defrontar o Damaiense na 18.ª jornada da Liga BPI. O desafio está aprazado para domingo, 16 de março, às 15h00.
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Infelizmente, na minha opinião, não um jogo tão bem jogado como todos desejávamos. Sabemos que as finais são sempre complicadas nesse capítulo. Houve bons momentos de jogo, tanto da equipa do Benfica como da equipa do Sporting, com muita intensidade e entrega das duas equipas. Uma 1.ª parte em que não entrámos tão bem, e novamente cometemos um erro. Não foi bem na primeira fase de construção, mas na nossa entrada para a criação acabámos por cometer um erro e fazer um passe desnecessário sob pressão da nossa defesa, e acabámos por perder a bola, dá uma transição e o golo do Sporting, mas, mais uma vez, tal como no Estádio da Luz, reagimos muito bem ao golo. Conseguimos o empate, conseguimos depois equilibrar as coisas, e acho que, sinceramente, na 2.ª parte, se tinha de haver um vencedor, éramos nós. O Sporting já não conseguia sair em transições, já não conseguia sair do seu último terço, conseguimos ganhar as primeiras e as segundas bolas. Agora, não conseguimos foi definir tão bem no último terço e principalmente no último passe. Porque muitas das jogadas que nós tivemos na 2.ª parte, se bem definidas, poderíamos ter definido mais cedo o jogo. E isso acabou por não acontecer. E depois, com o prolongar do jogo e com o carregar que nós estávamos, porque a verdade é que estávamos a carregar em cima do Sporting, acabámos por ter a situação do penálti. Mas, mais uma vez, acho que, na 2.ª parte, se existia aqui uma equipa que merecia ser vencedora, era a nossa. [Os objetivos não dão folgas para festejos] Não, folga têm sempre. Porque elas acabam sempre por ter a folga após o jogo, ou 48 horas a seguir ao jogo e recuperação após o jogo. Neste caso, vamos dar folga, mas a seguir só têm uma folga, não têm duas, já estão a trabalhar e a focar para o Damaiense. E, muito sinceramente, nesta fase da época, não é uma fase onde nós gostamos de festejar taças ou de cair nessa tentação, muito porque o nosso grande objetivo é o Campeonato, e temos um jogo muito importante contra o Damaiense já no próximo fim de semana. Portanto, muito contentes, muito felizes por ganharmos esta taça, mas temos de já estar a pensar na próxima, já temos de estar a pensar no próximo desafio. E acho que este clube assim o pede, vão festejar hoje, podem festejar à vontade, amanhã recuperar, terça-feira já temos de estar a pensar em como ganhar mais 3 pontos e ficar a 6 do penta, que é o nosso grande objetivo para esta época.
Carole Costa (defesa do Benfica): "Ganhámos, é o mais importante. Já estamos focadas na Taça de Portugal e no Campeonato. Obviamente, estamos muito contentes, é a nossa 5.ª Taça da Liga. Este grupo merece, e trabalhamos todos os dias para isto. E, felizmente, caiu para nós. O Sporting é uma grande equipa, sabíamos que íamos ter muitas dificuldades para vencer o Sporting. Felizmente, caiu para nós, e é isso que nós queremos sempre. [A frieza no momento da grande penalidade] É fazer o que sempre faço, estar tranquila ao máximo, e felizmente entrou, e fico muito contente por ajudar a equipa. A festa continua. Obviamente, estamos muito felizes. É para isto que trabalhamos todos os dias. E é como eu digo, vamos festejar hoje, mas amanhã já estamos focadas nos próximos objetivos."
Laís Araújo (defesa do Benfica): "Acho que é um momento especial para mim. Ainda não tinha marcado contra o Sporting, e ajudar a equipa foi um sentimento muito bom. Acho que o 1.º tempo foi um pouco difícil para nós, mas conseguimos ali com aquele empate dar um up no jogo e continuar corajosas. Para jogar no Benfica é preciso ter muita coragem, e nós crescemos do nosso último jogo contra elas, que foi em casa, aprendemos com os nossos erros, e acho que é continuar consistentes e continuar felizes com o nosso trabalho. É um momento especial para nós, porque perdemos a última taça contra elas, então dá um pouco mais de confiança para o nosso trabalho e para o próximo jogo. [Não há tempo para festejos] Infelizmente, não. Acho que faz parte da ambição de ser Benfiquista. Temos um jogo já no próximo domingo contra o Damaiense. Temos de estar focadas nisso e celebrar muito hoje, que hoje ainda é nosso, mas amanhã já temos de estar focadas no próximo e crescer a partir disso. [Dedicar o golo a alguém especial?] Sim, para a minha esposa, que está sempre comigo, a dar-me força. Ao meu cachorrinho, agora tenho um cachorrinho chamado Pep. E dar glórias a Deus, que está sempre comigo, escutando as minhas orações. À minha família, dar um beijo especial. E é isso. Estou muito feliz. Os Benfiquistas, que estão sempre aqui connosco, que eles possam estar sempre felizes, e que eu possa também ajudar o Benfica a crescer sempre."
Lena Pauels (guarda-redes do Benfica): "Foi um começo difícil para nós, mas continuámos no jogo, mantivemos o foco, controlámos as nossas emoções e ficámos muito felizes com a vitória no final. [Prémio de Melhor Guarda-Redes da final] Para mim, o troféu mais importante é a taça, estou muito feliz que conseguimos isso como equipa, estou feliz por ter a minha equipa. Foi um jogo difícil, é sempre difícil contra o Sporting, mas, sim, estamos felizes com a vitória, e é isso que importa. [Como tem sido trabalhar no Benfica] Recebo muita confiança dos treinadores, estou muito feliz por isso, eles dão-me muita confiança, e acho que nós, como equipa, estamos a crescer, temos muitos objetivos que queremos alcançar, mesmo nesta temporada, perdemos uma taça, mas queremos ganhar as outras três, então temos de continuar a trabalhar e desenvolver o que temos, acho que estamos muito fortes nesta temporada, então temos de continuar."
Taça da Liga | Final | 09/03/2025 | ||
Benfica-Sporting 2-1 Estádio Municipal de Leiria |
||
Onze do Benfica | ||
Lena Pauels, Cristina Prieto (Beatriz Cameirão, 90'+2'), Andreia Norton (Andreia Faria, 77'), Nycole Raysla, Lúcia Alves (Lara Martins, 90'+5'), Carole Costa, Christy Ucheibe, Catarina Amado, Marie Alidou, Anna Gasper e Laís Araújo | ||
Suplentes | ||
Rute Costa, Joana Silva, Marit Lund, Beatriz Cameirão (90'+2'), Andreia Faria (77'), Jody Brown, Letícia Almeida, Rakel Engesvik e Lara Martins (90'+5') | ||
Treinadora do Benfica | ||
Filipa Patão | ||
Onze do Sporting | ||
Hannah Seabert, Andrea Norheim, Ana Borges, Ana Capeta (Miri O'Donell, 73), Brenda Pérez, Fátima Pinto, Cláudia Neto, Brittany Raphino (Telma Encarnação, 59'), Diana Silva, Maiara Niehues (Joana Martins, 59') e Jacynta Gala (Maísa Correia, 90') | ||
Suplentes | ||
Catriona Sheppard, Jeneva Gray, Joana Martins (59'), Rita Fontemanha, Telma Encarnação (59'), Matilde Nave, Maísa Correia (90'), Érica Cancelinha e Miri O'Donell (73') | ||
Ao intervalo | 1-1 | |
Golos | ||
Benfica: Laís Araújo (20') e Carole Costa (89' gp); Sporting: Diana Silva (8') |
09 março 2025
A conquista da 5.ª Taça da Liga em imagens