Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Atletismo
Ana Oliveira, coordenadora do atletismo do Clube, lançou a 17.ª edição da Corrida Benfica António Leitão, que decorrerá no fim de semana de 22 e 23 de março.
07 março 2025, 09h15
Ana Oliveira no Estádio da Luz
Em entrevista ao programa SLM, da BTV, exaltou mais um capítulo de uma história de grande sucesso que se tornou sinónimo de uma "grande festa à Benfica".
Uma vez mais, a Corrida Benfica António Leitão divide-se na Corrida da Pequenada (às 10h30 de sábado, 22 de março), na Caminhada de 5 km (às 11h00 de domingo, 23 de março) e na Corrida de 10 km (às 10h30 de domingo, 23 de março), e Ana Oliveira não escondeu o orgulho pela "enorme adesão" às três provas (últimas inscrições AQUI).
EVENTO QUE É SINÓNIMO DE ORGULHO
"É um evento à Benfica. Muito especial para mim, como é evidente, não só por ser Benfiquista, mas porque também faço parte deste projeto desde a primeira edição, que começou na celebração do centenário do Clube. Significa um dia de festa, um dia à Benfica. É o evento que, a seguir ao futebol, mais Família Benfiquista consegue reunir num próprio dia, no Estádio, em grande festa. Portanto, é um grande dia, um grande momento, que a todos nos orgulha muito, quer por fazer parte da organização, quer por podermos participar nele."
PERCURSO "DURO E DESAFIANTE"
"É um percurso que é igual ao do ano passado e que tem várias particularidades. Uma delas é que não podemos alterá-lo muito. Temos limitações pelo facto de estarmos próximos de três hospitais, e de segurança, pois temos de manter algumas zonas, como a Segunda Circular, com trânsito a circular. É um percurso muito duro e muito desafiante. Cria algum impacto em quem o faz pela primeira vez, principalmente ali, naquelas subidas [da Avenida Lusíada]. Também tem a particularidade de, praticamente em todas as áreas do percurso, conseguirmos ver o Estádio da Luz, portanto estamos sempre em contacto. Depois, claro, o desafio. O Benfiquista, o adepto, e a pessoa que gosta de correr ou gosta de caminhar, gosta de desafios, e aquilo que ouvimos à chegada, à meta, é que para elas foi difícil, mas tão bom, que para o ano querem repetir. Mantermos este percurso também permite às pessoas que são assíduas e que repetem a corrida – e há pessoas que participam nesta corrida desde a primeira edição, que é uma coisa fantástica – aferir um bocadinho a melhoria, ou não, da sua condição física. Penso que para este molde, para este projeto, para este tipo de festa, é o percurso ideal."
ENORME ADESÃO
"É uma coisa incrível. Se nós pudéssemos duplicar ou triplicar a possibilidade de participações, seria possível fazê-lo em termos de adesão à corrida, não em termos técnicos de percurso, porque, como já disse, temos algumas limitações. Normalmente esta corrida é realizada em abril, e já faz parte do calendário da Família Benfiquista."
CAMISOLA ESPECIAL PARA OS PARTICIPANTES
"No ano passado, a camisola do Benfica era em homenagem ao projeto olímpico, em ano olímpico. Portanto, estavam representadas as cinco argolas olímpicas. Neste ano temos a particularidade de ter uma réplica perfeita da camisola oficial do Benfica, é outra vez uma camisola vermelha. Todas as camisolas do Benfica, para mim, são lindas, especialmente esta. Penso que é a camisola com melhor qualidade apresentada até hoje. Tentamos servir mais e melhor as pessoas que participam neste evento, e penso que esta camisola vai ser algo que muita gente vai desejar."
O BENFIQUISTA É O "GRANDE PROTAGONISTA"
"Ao contrário de outras corridas que se fazem pelo mundo e pelo país, esta não tem esse objetivo competitivo. Atrair atletas de alta competição não é o nosso objetivo, mas, sim, tornar que a pessoa, o sócio, o adepto do Benfica seja o grande protagonista neste dia. Ele é que é o grande atleta, de alta ou baixa competição conforme as capacidades de cada um. E um alerta que eu faço é para as pessoas não tentarem perceber a sua condição física, não exagerarem naquilo que são as suas capacidades e possibilidades e viverem este percurso, seja corrida ou caminhada, com o máximo prazer e sem sofrimento. Nós temos uma equipa fantástica de meio-fundo e fundo, fomos recentemente vice-campeões da Europa, campeões de 10 km, campeões nacionais de estrada, de corta-mato e campeões europeus de estafeta mista, mas acontece que os atletas têm um calendário muito apertado. Nós estamos presentemente em altura de Campeonato da Europa, os melhores vão estar no Campeonato do Mundo em final de março, mas podemos assegurar que pelo menos o campeão nacional, o André Pereira, vai estar presente. É o nosso capitão, e vão estar presentes outros jovens, que estão por decidir, mas, acima de tudo, o prazer será podermos ter aqui muitos Benfiquistas e poder fazer captação para a nossa secção."
EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL NO ESTÁDIO DA LUZ
"Nós dizemos que esta corrida é para a Família Benfiquista, para o Benfiquista, para o adepto Benfiquista, mas a verdade é que vêm pessoas que nem sequer são Benfiquistas participar nesta corrida. O que os traz aqui, além da camisola, que é algo que realmente fica para a vida, também não é a medalha. É esse registo de memória e poderem ter a oportunidade de poder passar e tocar, às vezes, na relva do Estádio da Luz, e poder sentir o que é estar lá em baixo e olhar para a dimensão do nosso Estádio. Eu estou ligada ao Benfica desde 1979, portanto, já há cerca de 45 anos, e hoje mesmo, antes de vir aqui para o programa, vim mais cedo e estive ali sentada cerca de 15 minutos a contemplar o Estádio. Faço-o frequentemente até para algum refúgio de trabalho e para alguma meditação. É memorável e é algo que fica registado na memória dos mais pequenos aos mais velhos para toda a vida."
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 8 de março de 2025