Futebol

21 fevereiro 2025, 15h40

Míster Bruno Lage

Bruno Lage

ANTEVISÃO

Na antevisão do Benfica-Boavista, desafio da 23.ª jornada da Liga Betclic agendado para as 18h00 deste sábado, 22 de fevereiro, no Estádio da Luz, Bruno Lage enfatizou a importância de jogar em casa, diante dos adeptos, e assumiu que as águias terão de estar preparadas para o duelo com um rival que mudou recentemente de treinador.

Focado em "vencer os três pontos", na conferência de Imprensa, no Benfica Campus, o técnico encarnado abordou ainda o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, considerando que o Benfica partirá para o reencontro com o Barcelona com a "ambição de seguir em frente".

Bruno Lage vincou ainda a disponibilidade de Kökcü para o desafio com os axadrezados e enalteceu a postura de Aursnes, médio ao qual será efetuada uma avaliação.

Míster Bruno Lage

Primeiro que tudo, peço-lhe um olhar para o jogo de amanhã [sábado, 22 de fevereiro]. O que podemos esperar, que Boavista espera receber no Estádio da Luz? E porque hoje foi dia de sorteio também na Liga dos Campeões, é inevitável pedir-lhe um comentário ao resultado deste sorteio e do reencontro do Benfica com o Barcelona.

Sim, temos mais um reencontro nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Foi um grande jogo, aquele que vivemos, e uma grande noite, aquela que vivemos com o Barcelona. Infelizmente, acabou com um resultado não favorável. Mas a equipa soube, no jogo a seguir, com a Juventus dar uma boa resposta. É isso que nós vamos tentar fazer. Temos dois jogos com o Barcelona, queremos dar uma boa resposta, porque temos de ter ambição para seguir em frente na prova. Sobre o Boavista, o que esperar de um treinador novo, com muita experiência na primeira Liga e com dez jogadores novos? Têm um jogo, foi nesse jogo que nós olhámos, e temos de estar preparados para, independentemente do sistema, uma equipa à imagem do seu treinador [Lito Vidigal], uma equipa coesa, uma equipa com uma organização defensiva muito forte, com transições ofensivas muito fortes, a tentar explorar mudanças de corredor, com ataques rápidos à área, e nós temos de estar preparados para isso. Mas mais importante... tão importante quanto isso, é nós jogarmos em casa, perante os nossos adeptos, e em função da consequência dos jogos que estamos a ter, amanhã ter a determinação de que é muito importante vencer, ganhar os três pontos e manter todos os jogadores saudáveis para os jogos seguintes.

Na última conferência de Imprensa [de pós-jogo Benfica-Mónaco] falou de sorte. Tendo em conta o calendário apertado que o Benfica vai ter, porque continua em todas as competições, e do facto de ter muitos lesionados, se o Benfica vai precisar de ter um bocadinho de sorte no que resta da época?

Não, por acaso, não fui eu que falei de sorte. Eu falei de sorte, em função do comentário do treinador do Mónaco. Nós temos de ter a capacidade de gerir o nosso plantel para o que aí vem. Vou usar a expressão que um dos meus adjuntos usou, de manhã, na reunião que tivemos sobre a avaliação e o estado físico que os jogadores apresentam. Eu perguntei-lhe como estava a tropa e ele respondeu da seguinte maneira: 'estes indivíduos estão claramente no limiar da sobrecarga'. Traduzindo de futebolês, claramente que os jogadores estão cansados. No entanto, eu tenho uma enorme confiança no plantel. Sentimos que, a cada dia que passa, os jogadores vão percebendo melhor as nossas ideias. Mas, mais importante do que isso, é o espírito de união que eles têm, a forma como jogam, unidos, como uma família. Por vezes, utilizando até uma expressão mais forte, como um verdadeiro exército. E apresentarem-se felizes como se apresentou o Kökcü no último jogo [Benfica-Mónaco], com aquele sorriso. É isso que nós temos de dar. Porque o facto de nós estarmos a jogar, é o preço do sucesso. Valorizar aquilo que temos vindo a fazer e olhar para o futuro com confiança. Independentemente de não termos alguns jogadores que são importantes para nós, nós temos de ter a capacidade de encontrar soluções dentro do nosso plantel.

Míster Bruno Lage

"Florentino, por aquilo que tem feito ao longo da carreira dele, até porque ele já teve duas experiências fora, é um exemplo, é um exemplo do trabalho, é um exemplo da determinação, acho que seria também um bom exemplo para os jovens, se ele fizesse uma carreira como se fazia há 20 ou 30 anos atrás no clube"

Bruno Lage

Vou-lhe perguntar por causa do meio-campo para o jogo com o Boavista: se vai fazer alguma gestão? Uma vez que no meio-campo o Barreiro não pode jogar, o Aursnes tem alguns problemas físicos, o Kökcü também saiu meio tocado. Se Nuno Félix poderá ser uma opção? Se vai fazer também essa gestão sendo o Boavista? E, em relação a Florentino, saíram algumas notícias de que poderá renovar com o Benfica, se confirma e se para si seria uma ótima renovação?

Olhe, sobre o Florentino, eu recebi a informação, foi do Ricardo [Lemos], que tanto se dava a notícia da renovação, como o interesse e a vontade do jogador sair para outro clube. Eu acho que o Florentino, por aquilo que tem feito ao longo da carreira dele, até porque ele já teve duas experiências fora, porque ele é um exemplo, é um exemplo do trabalho, é um exemplo da determinação, acho que seria também um bom exemplo para os jovens, se ele fizesse uma carreira como se fazia há 20 ou 30 anos atrás no Clube. Eu gostava de o ver, até porque guardo esse momento para mim, fui eu que tive a oportunidade de o lançar, e gostava de ver o Florentino fazer uma carreira prolongada no Benfica. Sobre o Nuno [Félix], tive também a oportunidade e a felicidade de o lançar, por poucos minutos, mas temos uma expectativa muito grande em vários jogadores do meio-campo. Temos o Nuno Félix, temos o [Diogo] Prioste, que também esteve connosco, temos o [João] Veloso, temos o Rafael [Luís], temos o outro Félix [Hugo] que joga numa posição mais avançada. Enfim, qualquer jogador que se chame Félix eu fico logo de olho nele [sorrisos]. Temos um conjunto de jovens valores em particular para o meio-campo que são realmente muito interessantes, e é uma questão de eles terem a oportunidade. Alguns vão jogando na Equipa B, porque achamos que é importante jogarem na Equipa B, outros estão a trabalhar connosco, e a qualquer momento, qualquer um deles pode jogar na equipa A.

Míster Bruno Lage

O Benfica tem aqui uma boa oportunidade de ultrapassar o Sporting na classificação. Tem menos dois pontos, se ganhar ultrapassa o campeão nacional. Perguntava-lhe se, na sua opinião, o Benfica é a equipa que tem mais armas para ser campeã nacional neste momento.

Eu vou manter o mesmo discurso que tive há dois meses. Vai ser uma corrida até final, em função da consequência de jogos e também daquilo que são as últimas duas jornadas. Por isso, o mais importante para nós é nós estarmos preparados, e amanhã [22 de fevereiro], pela consequência de jogos, mais importante do que a exibição é realmente vencer os três pontos.

Gostava de lhe perguntar se sente, nesta altura – sendo uma das poucas equipas portuguesas ainda presentes na Europa –, que está em desvantagem para aquilo que são as competições internas, por comparação com o Sporting e com o FC Porto na luta pelo título. Por essa questão que falou há pouco, o desgaste enorme dos jogadores, até utilizando as palavras que utilizou do seu adjunto. Relativamente ao sorteio da Liga dos Campeões, se, de facto, a título pessoal, gostou deste sorteio, porque os adeptos também se sentiram de alguma forma injustiçados por aquilo que se passou no jogo da primeira fase em que perderam em casa com o Barcelona? Tem aqui a hipótese de relançar e de mostrar que merecia outro resultado frente aos Blaugrana?

Sobre a primeira pergunta, é o preço do sucesso e o peso de nos sentarmos numa cadeira num clube com a dimensão de Benfica. Temos de ter objetivos concretos nas provas europeias e temos de partir para o próximo jogo de competição europeia para tentar vencer. Qualquer das duas equipas seria um desafio interessante, como disse anteriormente. O facto de termos jogado com o Barcelona foi realmente um jogo muito interessante para preparar, assim como já tive a oportunidade de defrontar o Liverpool e realmente também seria um desafio muito interessante quer para mim, quer para os jogadores, e quer para o Benfica. Eu acho que o último jogo fica fechado, é um momento em que fizemos aquilo que fizemos e aconteceu o que aconteceu. Nós temos de olhar agora para estes dois jogos, não pensar em vinganças, pensar, sim, é na forma como nos vamos preparar para conseguir ultrapassar o Barcelona nesta eliminatória a dois jogos. Eu penso que respondi que é, por um lado, o peso do sucesso e, por um lado, o peso que é sentar nesta cadeira e que responsabilidade nós temos nas várias competições.

Míster Bruno Lage

"Não sair do foco do jogo de amanhã [sábado], porque é muito importante e temos de vencer os três pontos"

Há umas semanas, numa conferência de Imprensa, garantiu que a equipa ia terminar o Campeonato no 1.º lugar, o que pode acontecer já amanhã [sábado], o Benfica pode passar para o 1.º lugar à condição, caso vença o Boavista. Consegue afirmar, com essa mesma confiança de há umas semanas, que o Benfica vai terminar na liderança do Campeonato e ser campeão?

O que eu consigo afirmar é o que digo desde o primeiro dia. Nós vamos trabalhar muito para vencer. É o peso de estar nesta cadeira, de um clube com a dimensão como o Benfica. Nós temos de ter essa ambição. Há pouco falávamos da sorte ou do azar... Aquilo que temos de fazer é que é importante. Aquilo que já fizemos fica para trás. Nós, enquanto equipa técnica, temos três títulos, que estão lá bem arrumados. É passado e nós queremos é olhar muito para a frente e perceber que ainda temos Campeonato, onde dependemos de nós; Taça de Portugal, que é o desafio já a seguir, e ainda temos a eliminatória da Liga dos Campeões. Mas isto, como você acabou de dizer, e bem, é o jogo de amanhã [sábado]. Não sair daí, não sair do foco do jogo de amanhã [sábado], porque é muito importante e temos de vencer os três pontos.

Começo por pedir, se puder e se tiver as informações sobre o assunto, a real situação de Kökcü em relação ao jogo de amanhã? E também se me permite, perguntar se Bruma, que foi contratado neste mercado de inverno e não está a jogar as provas europeias, pode regressar amanhã e se funciona como uma lufada de ar fresco para este Benfica?

Sobre o Kökcü está disponível para ir a jogo. Amanhã logo vamos tomar as decisões relativamente ao onze. Essa foi a intenção do mercado de janeiro, não apenas para o Bruma. Para o Bruma, para o Belotti, para o Samuel [Dahl] e também para o Manu, que infelizmente não pode contribuir devido à lesão. Foi nesse sentido que nós fizemos essas quatro contratações para nos ajudar, porque prevíamos que o calendário ia estar apertado. Tínhamos alguma confiança que poderíamos seguir em frente na Liga dos Campeões, que tínhamos Campeonato, que tínhamos Taça de Portugal e que haveria algumas situações que poderíamos reforçar. E por isso não foi do Bruma, foram, sim, as quatro contratações.

Míster Bruno Lage

Também já é oficial, voltando um bocadinho ao calendário, que o jogo frente ao Gil Vicente foi adiado, ou seja, terá mais tempo para preparar também o jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Pergunto-lhe se este adiamento também acaba por servir para recuperar alguns dos jogadores que agora vão estar indisponíveis, o Di María, por exemplo. E também lhe pergunto em concreto quem são os indisponíveis para esta partida. Já disse que Kökcü está bem, mas Aursnes, por exemplo, nota-se que no último jogo ainda jogou um bocadinho em esforço. Pelo menos pareceu. Quem é que está de facto indisponível para esta partida?

Olhe, ainda bem que toca no Fredrik [Aursnes], porque nós falamos muito dos jogadores que marcam golos, que fazem assistências e o Fredrik fez um jogo fantástico. Eu ontem até brinquei com ele perante o grupo, até lhe chamei que ele quase era o nosso Kevin de Bruyne, porque aquilo que ele fez, com a limitação que ele tinha, só um grande jogador como o Fredrik é que poderia fazer. Por isso, nós devemos muito ao Fredrik e o facto de termos feito um jogo sólido, muito consistente... porque realmente fez um jogo fantástico, e acho que fica também bem, nós olharmos um pouco para aquilo que o Fredrik tem feito e o contributo que tem dado à equipa. Vamos fazer a avaliação, é verdade que ter um dia, não ter apenas dois dias, ter três, ajuda a reparar, mas vamos perceber até que ponto é que Fredrik está recuperado para jogar. A situação da alteração do jogo do Gil Vicente, parte também do compromisso do Gil Vicente ter o jogo da Taça de Portugal, e ficamos com... não muito mais tempo, mas dois, três dias, para recuperar, para descansar, para preparar jogos, para os jogadores... eventualmente um ou outro, poder voltar mais cedo, apenas isso.

Já aqui foi falado deste ciclo exigente de jogos e do calendário apertado, especificamente para o jogo de amanhã, tenciona fazer alterações na equipa?

Olhe, isso não lhe vou dizer, vou dizer é que tenho confiança, tenho uma confiança muito grande no plantel, todos eles têm dado boas respostas, o exemplo daquilo que a equipa fez no jogo contra o Santa Clara. Nós temos dito que, desde que aqui chegámos, todos contam, e todos realmente contam. Espero ver o contributo deles a todo momento, quer no treino, onde sou muito exigente, quer nos jogos, quando têm oportunidades, e é desta forma que nós temos de olhar para o grupo com confiança, dar-lhes confiança, para que qualquer um deles quando seja chamado, possam corresponder em prol da equipa.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de fevereiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol