Futebol

20 fevereiro 2025, 18h54

Festejo do golo

Festejo dos jogadores do Benfica

Na sequência do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica recebe o Boavista às 18h00 de sábado, 22 de fevereiro, em jogo válido para a 23.ª jornada da Liga Betclic.

Passando a depender exclusivamente de si na corrida ao título após o encerramento das contas da ronda transata, o Glorioso, que ocupa o 2.º lugar do Campeonato, com 50 pontos, terá, agora, pela frente o último classificado da competição, com 12 pontos somados.

No Estádio da Luz, o Benfica conquistou 10 triunfos em 11 jogos para a Liga, enquanto o Boavista chega à Catedral numa série de sete derrotas consecutivas e com o curioso registo de ter alcançado fora de portas as suas duas únicas vitórias na prova.

Este duelo também coloca frente a frente uma das melhores defesas da prova contra a pior. As águias consentiram 18 golos contra os 37 dos axadrezados, que, no passado dia 12 de fevereiro, oficializaram a chegada de 9 reforços contratados a custo zero – 3 deles (Steven Vitória, Kurzawa e Van Ginkel) somaram os primeiros minutos na derrota da 22.ª jornada diante do Estrela da Amadora, por 1-0, na estreia do treinador Lito Vidigal.

Pavlidis

No histórico de embates para a Liga entre as duas equipas, o Benfica tem ampla vantagem sobre o seu próximo adversário. Na totalidade das 123 partidas, são 72 as vitórias das águias, com um saldo de 278 golos marcados e 103 sofridos. Na última partida entre ambas, na 6.ª jornada da presente edição da Liga Betclic, confirmou-se a tendência vitoriosa dos encarnados: 0-3 com golos de Pavlidis, Kökcü e Arthur Cabral.

Na qualidade de anfitrião, o conjunto encarnado venceu 45 dos 61 desafios, com 182 remates certeiros a favor e 43 consentidos.

Refira-se que, nos últimos 10 confrontos com os axadrezados no Estádio da Luz, registaram-se 9 triunfos do Glorioso.

Bruma

Os números recolhidos na plataforma Sofascore acentuam a superioridade do Benfica relativamente ao Boavista. Com mais oportunidades construídas (80 contra 35) e remates enquadrados (6,5 contra 3) por jogo, a equipa comandada por Bruno Lage mostra maior facilidade no ataque às balizas adversárias, e isso reflete-se nos golos apontados na Liga: 50 contra 14 dos axadrezados.

Autor de 8 golos na competição (estreou-se a marcar pelo Benfica no triunfo, por 0-1, sobre o Santa Clara), o reforço Bruma é o melhor marcador das águias, enquanto Miguel Reisinho, com quatro remates certeiros, tem semelhante estatuto no Boavista.

Estes mesmos jogadores também lideram as respetivas equipas nos dribles com sucesso: 48 para Bruma e 19 para Miguel Reisinho.

Álvaro Carreras

Com uma percentagem de 59,2% de posse de bola, o Benfica está habituado a ter o domínio das partidas.

Líder entre as 18 equipas da Liga nos cruzamentos (5,8) e nos passes longos (27,2) certos por jogo, o conjunto benfiquista também apresenta um número de passes certos por 90 minutos bem superior ao do Boavista (441,2-236,3).

Otamendi (1132, com 89,94% de eficácia) e Sebastián Pérez (590, com 81,27% de eficácia) são os jogadores com mais passes tentados nas duas equipas.

Otamendi

No capítulo defensivo, as águias também apresentam mais desarmes por 90 minutos (19,2-16,8), com o benfiquista Florentino a destacar-se individualmente com 56 em 22 jornadas, mais três do que Joel Silva, o melhor do Boavista.

Por sua vez, os axadrezados sobem ao relvado da Catedral como os "reis" da competição nas interceções por jogo (10-9,2), parâmetro onde o capitão Otamendi, com 37 na totalidade dos jogos, ocupa uma das posições cimeiras neste ranking. Miguel Reisinho (25) lidera neste particular entre os portuenses.

Benfica-Boavista

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de fevereiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas