Futebol Formação

10 fevereiro 2025, 18h39

Vítor Vinha

Vítor Vinha

A partir das 13h00 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, 11 de fevereiro, as equipas jovens de Benfica e AZ Alkmaar vão medir forças, nos 16 avos da final da UEFA Youth League. Na antevisão, Vítor Vinha e Gustavo Varela assumiram o objetivo de passar à fase seguinte da competição.

Garantindo que as águias têm de se apresentar "fortes e competitivas" para um "grande duelo" entre formações que já se sagraram campeãs do torneio, Vítor Vinha apontou a eficácia e a solidariedade como fatores importantes para superar a missão, que passa pelo apuramento para os oitavos de final.

"É um adversário de valor, com um coletivo forte e individualidades fortes. É uma equipa que, na transição, é muito forte. Atrai a pressão do adversário e depois procura rapidamente as costas e jogar à frente nos jogadores mais avançados. E depois, através de individual, através dos corredores, conseguem chegar rapidamente à baliza adversária. Portanto, temos de estar fortes nos duelos, temos de identificar bem o momento em que eles vão jogar para a frente, que vão tentar chegar à nossa baliza e temos de estar muito, muito solidários naquilo que é o momento defensivo. Por outro lado, também é uma equipa que, creio, vamos conseguir, aqui ou ali, empurrar para trás, instalar o jogo no meio-campo ofensivo e vamos ter, certamente, as nossas oportunidades. Aí vamos ter de concretizar", analisou o treinador, após o treino desta segunda-feira, 10 de fevereiro, realizado no AZ Training Centre.

Ouça Vítor Vinha

Destacando o percurso positivo do Benfica na UEFA Youth League, Vítor Vinha acredita que os seus jogadores vão continuar a honrar os pergaminhos do Clube, após terem terminado no 9.º lugar da fase de liga da competição, com três vitórias e dois empates em seis jogos.

"Estamos bem, temos feito um percurso muito bom dentro desta competição da Youth League. Os jogadores têm encarado de uma forma muito positiva e gostam deste tipo de jogos. Este é um espelho daquilo que é a Liga dos Campeões, portanto, esta é a nossa Liga dos Campeões. Temos de estar contentes por poder participar e desfrutar deste jogo, mas, também, temos de estar altamente focados, altamente concentrados e sermos altamente competitivos, além de percebermos que envergamos um símbolo muito grande e temos de estar à altura disso mesmo. Portanto, vamos encarar este jogo de uma forma positiva e com um espírito vencedor", concluiu.

Gustavo Varela

Ouça Gustavo Varela

Melhor marcador dos encarnados na competição, com cinco golos em seis jogos, Gustavo Varela assegurou que o grupo está motivado para enfrentar o AZ Alkmaar, que marcou encontro com o Benfica após eliminar os noruegueses do Stromgodset e os ingleses do Manchester United, no caminho dos campeões domésticos.

"Eu sinto que o grupo está unido e motivado para enfrentar o AZ Alkmaar. Vai ser um grande jogo. Nós sabemos os pontos fortes deles. Agora, é tentar controlar, fazer o nosso jogo e sair daqui com a vitória, que é o que nos importa", começou por dizer o avançado, apontando a "maturidade e a consistência" como os ingredientes principais para vencer com uma "exibição à Benfica" e passar à fase seguinte.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de fevereiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas