Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num duelo de metades distintas, relativo à 19.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica perdeu contra o Casa Pia, por 3-1.
26 janeiro 2025, 00h15
Álvaro Carreras
Bah, Barreiro, Di María e Arthur Cabral substituíram Tomás Araújo, Aursnes, Schjelderup e Pavlidis na equipa inicial eleita por Bruno Lage para o embate com os gansos, comparativamente ao anterior encontro, com o Barcelona (4-5), na terça-feira (21 de janeiro), a contar para a 7.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Assim sendo, Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Barreiro, Kökcü, Di María, Aktürkoğlu e Arthur Cabral compuseram o onze das águias para o arranque da partida.
Numa meia hora inaugural dominada pelo Benfica – que fez uso de uma intensa e eficaz pressão alta para recuperar bolas em terrenos adiantados e cortar as linhas de passe do Casa Pia, que não criou qualquer ocasião neste período –, o perigo rondou as redes casapianas em diversas ocasiões.
O primeiro aviso surgiu logo aos 2', na sequência de um desarme de Aktürkoğlu no meio-campo adversário, o qual entregou a Arthur Cabral, que disparou de fora de área para uma defesa atenta de Sequeira.
Cinco minutos depois, verificou-se mais um duelo entre os mesmos protagonistas: com um excelente passe a rasgar, Kökcü lançou Arthur Cabral na área, descaído sobre a direita, e o brasileiro rematou potente para uma intervenção apertada de Sequeira.
As subidas linhas benfiquistas foram igualmente preponderantes no lance que deu origem ao golo das águias. Após uma dinâmica troca de bola vermelha e branca, Lelo intercetou um passe de Barreiro, deixando, contudo, o esférico na área. Tchamba tentou afastá-lo, mas, veloz e acutilante, o internacional luxemburguês antecipou-se, e o defesa dos anfitriões acabou por pontapear o médio.
Na conversão do consequente pontapé de penálti, com toda a frieza, Di María deixou cair o guarda-redes e enviou a bola para o lado oposto (0-1, aos 14'). Com este tento, o internacional argentino isolou-se no topo da lista de melhores marcadores do Benfica na presente edição da Liga Betclic, com sete golos.
Os encarnados não tiraram o pé do acelerador, e Aktürkoğlu dispôs de duas oportunidades nos instantes seguintes: aos 20', recebeu a bola à entrada da área, desembaraçou-se de dois marcadores e disparou cruzado de pé esquerdo para defesa segura de Sequeira; aos 24', Bah desarmou um oponente no ataque, e a bola sobrou para Di María, que adiantou para o internacional turco no semicírculo da área, o qual, de primeira, atirou à barra.
No 32.º minuto, a equipa da casa nivelou o resultado contra a corrente do jogo. Beni intercetou um passe de António Silva no meio-campo dos visitantes, a bola acabou em Cassiano, nas imediações da área, e o avançado rematou, de primeira, colocado ao canto inferior direito da baliza (1-1).
O golo dos visitados acabou por inverter o rumo da contenda, que se tornou mais dividida. Aos 36', Nuno Moreira bloqueou um passe de Kökcü à entrada da área do Benfica e tentou o chapéu a Trubin, com a bola a sair por cima. Na sequência, o jogador do Casa Pia e Otamendi chocaram, e o árbitro apontou para a marca dos 11 metros.
Todavia, após ter sido alertado pelo VAR a rever as imagens do lance, António Nobre reverteu a sua decisão, anunciando: "Após revisão, o jogador número 30 [Otamendi] comete falta fora da área. Decisão final: cancelar penálti e assinalar pontapé livre direto." Na cobrança da bola parada, Lelo atirou contra a barreira.
Nos últimos minutos do 1.º tempo, os comandados de Bruno Lage voltaram a ameaçar as redes contrárias. Aos 44', Otamendi colocou a bola na área, e Bah entregou de cabeça para Arthur Cabral, que, também de cabeça, proporcionou nova defesa a Sequeira, enquanto aos 45'+2', em resposta a um canto batido por Kökcü para a área, António Silva cabeceou por cima.
A fechar esta etapa (45'+4'), face a um passe longo de Álvaro Carreras, Di María executou um belo domínio no meio-campo, à direita, e virou o jogo para Kökcü. O internacional turco progrediu com a bola e, à entrada da área, fletiu para dentro e rematou em arco para uma grande estirada de Sequeira.
Já na 2.ª metade, o Casa Pia criou mais chances, a primeira delas à passagem do minuto 54, num cruzamento rasteiro de Rafael Brito, a partir da direita, para Larrazabal, que disparou transviado.
Pouco depois, aos 60', os gansos colocaram-se na frente do marcador. Larrazabal tabelou com Livolant, arrancou pelo lado direito e temporizou até cruzar rasteiro para Nuno Moreira, que, à esquerda, dentro da área, recebeu a bola e rematou com precisão (2-1).
Filme do jogo
Schjelderup e Pavlidis foram lançados por Bruno Lage no 69.º minuto, para os lugares, respetivamente, de Aktürkoğlu e Florentino. No minuto seguinte, à entrada da área, Livolant atirou rasteiro, ao lado.
Aos 75', num canto, Kökcü cruzou para o segundo poste, onde Bah colocou a bola no centro. António Silva também ganhou nas alturas, mas cabeceou ao lado. Cinco minutos volvidos, o internacional turco encontrou Arthur Cabral entre linhas, e este rematou forte, tendo a bola desviado em José Fonte e saído desenquadrada.
O técnico benfiquista utilizou as suas restantes alterações no minuto 81, promovendo a estreia absoluta de Manu com o Manto Sagrado, bem como as entradas de Aursnes e Amdouni. Barreiro, Di María e Arthur Cabral abandonaram o jogo.
A derradeira tentativa encarnada verificou-se aos 90'+2', num livre direto em posição frontal próximo da área. Na cobrança do mesmo, Kökcü disparou para uma defesa, a dois tempos, de Sequeira.
Aproveitando o adiantamento das águias no terreno, em busca do golo, o Casa Pia chegou ao 3-1 à passagem dos 90'+4', no último lance do encontro. A partir da sua área, Tchamba lançou para Svensson, no meio-campo, o qual subiu e serviu Livolant, que, já na área, bateu Trubin, no cara a cara com o guarda-redes.
O Benfica volta agora a centrar atenções na Liga dos Campeões, visto que enfrentará a Juventus às 20h00 de quarta-feira, 29 de janeiro, em Turim, na 8.ª e derradeira jornada da fase de liga da prova.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 26 de janeiro de 2025