Futebol Formação

23 janeiro 2025, 20h29

Sporting-Benfica

Olívio Tomé e Karel Mustmaa disputam a bola com um adversário

RESUMO DO JOGO

Liga Revelação
Fase de apuramento de campeão
3.ª jornada
RESULTADO FINAL
Sporting 2
Benfica 2
Marcadores
Francisco Canário 41'
Adam Arvelo 70'
Gonçalo Moreira 65' gp
Karel Mustmaa 84'

As equipas Sub-23 do Benfica e do Sporting empataram (2-2) nesta quinta-feira, 23 de janeiro, no Estádio Aurélio Pereira, no dérbi da 3.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Protagonista de uma exibição personalizada, a equipa de Vítor Vinha criou perigo logo aos 3', mas Olívio Tomé falhou a emenda ao cruzamento de Francisco Neto. O mesmo Olívio Tomé e Martim Ferreira testaram a pontaria, sem sucesso, aos 15' e aos 21', respetivamente.

Aos 36', Guilherme Peixoto fez um excelente passe longo a isolar Karel Mustmaa, que foi desarmado in extremis por Guilherme Silva quando se preparava para finalizar.

Contra a corrente de jogo, o Sporting inaugurou o marcador, aos 40'. Na sequência de um pontapé de canto conquistado após uma enorme defesa de Arnas Voitinovicius a remate de Adam Arvelo, a bola sobrou para Rafael Mota, e este colocou-a na área, onde Francisco Canário se antecipou ao guarda-redes do Benfica para marcar. Após o dérbi, o treinador Vítor Vinha revelou: "O Sporting marcou num golo que é claramente irregular, porque a bola está fora do quarto círculo, no pontapé de canto. O fiscal de linha não se apercebeu, mas, depois, viu a imagem e reconheceu que não estava correto. Mas isso faz parte. Estamos todos a crescer, inclusive a terceira equipa [de arbitragem]."

Sporting-Benfica

Na 2.ª parte, as águias voltaram a encostar o adversário à sua área e, aos 63', Daniel Costa cortou com um braço um cruzamento de Olívio Tomé. O árbitro assinalou penálti a favor do Benfica, e, chamado à cobrança, Gonçalo Moreira fez o 1-1, aos 65'.

Mas, uma vez mais, o Sporting voltou a demonstrar grande eficácia e recolocou-se em vantagem. Aos 70', após um lance na área verde e branca onde Karel Mustmaa e Rafael Mota ficaram caídos, Adam Arvelo partiu no contra-ataque e rematou colocado, de fora da área, para o 2-1: a bola ainda bateu no poste antes de entrar.

Inconformados, os jogadores do Benfica protagonizaram uma reação imediata. Aos 78', Martim Ferreira chegou mesmo a colocar o esférico no interior da baliza, mas o árbitro considerou que João Fonseca tinha cometido falta sobre o guarda-redes do Sporting e, por isso, anulou o golo.

Sporting-Benfica

Aos 81', Tomás Cruz rematou por cima após cruzamento de Rodrigo Rêgo, e, dois minutos volvidos (83'), Guilherme Pires travou um disparo cruzado de Kyanno Silva. O Benfica intensificava a pressão e não demorou a restabelecer a igualdade. Aos 84', Rodrigo Rêgo trabalhou bem no lado direito e cruzou com conta, peso e medida para Karel Mustmaa, que cabeceou para o 2-2.

Até ao fim do jogo, as águias estiveram sempre por cima, mas só conseguiram finalizar mais uma vez: Rui Silva rematou ao lado, de fora da área, aos 89'.

Somado o primeiro ponto na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, a equipa Sub-23 do Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, com a receção ao Estrela da Amadora, da 4.ª jornada. O duelo, marcado para o Benfica Campus, terá início às 17h00.

Sporting-Benfica

DECLARAÇÕES

Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Acima de tudo, foi um bom jogo entre duas equipas competitivas e no qual cada uma tentou impor o seu estilo. Nós entrámos bem, a assumirmos as despesas do jogo, a querermos circular a bola com rapidez e a querermos chegar à baliza do adversário. Tivemos várias aproximações com perigo e, com um bocadinho mais de frieza e melhor definição, podíamos ter chegado primeiro ao golo. Depois, o Sporting marcou num golo que é claramente irregular, porque a bola está fora do quarto círculo, no pontapé de canto. O fiscal de linha não se apercebeu, mas, depois, viu a imagem e reconheceu que não estava correto. Mas isso faz parte. Estamos todos a crescer, inclusive a terceira equipa [de arbitragem]. A nossa reação foi positiva e continuámos à procura do golo. Conseguimos o empate, e, depois, entra um bocadinho a maturidade. Estávamos por cima, a controlar o jogo, mas, aqui e ali, não ganhámos um duelo, fizemos um mau controlo de bola e fomos permitindo transições ao Sporting. Nós também conseguimos entrar muitas vezes na área do adversário e, no final, se calhar, o resultado acaba por ser justo. No entanto, acho que por aquilo que fizemos o resultado mais interessante seria a vitória. Nós queremos sempre levar os três pontos e entramos em campo para vencer."

Sporting-Benfica

João Fonseca (central do Benfica): "Acho que entrámos bem no jogo, a tentar sempre ter a iniciativa. Conseguimos criar algumas oportunidades de golo, mas a bola não entrou. Acabámos por sofrer, mas, na 2.ª parte, voltámos a entrar bem e conseguimos ir atrás do resultado. No entanto, voltámos a sofrer numa transição. Depois, fomos sempre à procura do resultado e conseguimos o empate. Acho que é um bom sinal para a equipa, para os jogos que aí vêm, até porque este arranque da fase de apuramento de campeão fica um pouco aquém das expectativas. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho. Sabemos que todas as equipas são difíceis, mas vamos dar o nosso melhor para somar sempre os três pontos."

Sporting-Benfica

Liga Revelação (fase de apuramento de campeão) | 3.ª jornada | 23/01/2025
Sporting-Benfica
2-2
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Arnas Voitinovicius, Guilherme Peixoto, João Fonseca, Joshua Wynder (Rui Silva, 46'), Tiago Parente, Martim Ferreira, Tiago Freitas (Kyanno Silva, 77'), Gonçalo Moreira (Gustavo Ferreira, 77'), Francisco Neto (Tomás Cruz, 72'), Olívio Tomé (Rodrigo Rêgo, 72) e Karel Mustmaa
Suplentes
Alexander Sandahl, João Conceição, Rui Silva (46'), Vladimir Mendes, André Gomes, Rodrigo Rêgo (72'), Tomás Cruz (72'), Gustavo Ferreira (77'), Kyanno Silva (77') e Jelani Trevisan
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Sporting
Guilherme Pires, Micael Sanhá (Rayhan Momade, 46'), Afonso Lee, Rafael Mota, Daniel Costa, Guilherme Silva, Adam Arvelo (Salvador Blopa, 82'), João Assunção (Sandro Nascimento, 88'), Francisco Canário (Diogo Martins, 82'), Amadu Baldé e Guilherme Santos (Diogo Cardoso, 68')
Suplentes
Diogo Clara, Atanásio Cunha, Salvador Blopa (82'), Rayhan Momade (46'), Ivanildo Mendes, Sandro Nascimento (88'), Diogo Cardoso (68') e Diogo Martins (82')
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Gonçalo Moreira (65' gp) e Karel Mustmaa (84'); Sporting: Francisco Canário (41') e Adam Arvelo (70')

Texto: Redação
Fotos: FPF
Última atualização: 23 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas