Futebol

20 janeiro 2025, 19h08

Manu

Manu com o Presidente Rui Costa

ENTREVISTA À BTV

O médio Manu, de 23 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. Assinou com o Clube um contrato válido até 2030, transferindo-se do Vitória SC para a Luz.

Tarde de segunda-feira, dia 20 de janeiro, marcada pelo anúncio oficial e pela apresentação de Manu como reforço das águias. Alegria, orgulho e ambição foram o mote nas primeiras declarações do médio na entrevista exclusiva concedida à televisão oficial do Clube.

"Sentimento de orgulho muito grande. É um passo importante na minha carreira que eu almejava já há algum tempo. Senti que era no momento acertado, no momento em que estou pronto para assumir um desafio com esta magnitude. A palavra que me vem mais à mente é orgulho", analisou.

Manu

O PERCURSO: SUBIDA A PULSO ATÉ AO GLORIOSO

Manu iniciou o seu percurso formativo no União de Lamas, onde, em 2009/10, integrou a equipa Sub-9, permanecendo no clube durante três temporadas.

Mudou-se, depois, para o Feirense, percorreu os vários escalões de formação, e estreou-se na primeira equipa do emblema de Santa Maria da Feira em 17 de abril de 2021, num embate frente ao Varzim, na Liga 2, então como suplente utilizado.

Começou a ganhar o seu espaço no Feirense, e na temporada 2021/22 efetuou 21 jogos e apontou dois golos, totalizando cerca de 1200 minutos, entre Liga 2, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Manteve-se no Feirense até janeiro de 2023, momento em que foi recrutado pelo Vitória SC.

Estreou-se no Campeonato Nacional em 14 de abril de 2023, no Famalicão-Vitória SC, atuando como titular.

Manu

Médio polivalente, Manu afirmou-se definitivamente na equipa do Vitória SC em 2023/24, perfazendo cerca de 2200 minutos entre Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência, e marcou dois golos – frente ao Chaves, em 28 de outubro de 2023, e perante o Arouca, em 18 de maio de 2024.

Na presente temporada 2024/25 realizou, até à data da transferência para o Benfica, 28 jogos – repartidos por Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência –, e marcou quatro golos, três dos quais obtidos na Liga Conferência, frente a Zurique, Zrinjski Mostar e Djurgarden; o outro foi diante do Gil Vicente, na Liga Betclic.

Voltou a jogar na Catedral em 2024/25, no triunfo do Benfica sobre os vimaranenses, por 1-0, um duelo em que foi substituído aos 86 minutos, e agora transfere-se, aos 23 anos, para o Glorioso, com um total de 58 jogos e seis golos ao serviço do Vitória SC (equipa A).

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol