Futebol

18 janeiro 2025, 02h10

Benfica-Famalicão

Barreiro festeja um dos seus três golos com os colegas

RESUMO DO JOGO

Um inédito hat-trick de Barreiro e outro golo de Kökcü decretaram nesta sexta-feira, 17 de janeiro, um autoritário triunfo do Benfica, por 4-0, na receção ao Famalicão, da 18.ª jornada da Liga Betclic, que assinalou o início da 2.ª volta da competição.

Bruno Lage apostou num onze com cinco alterações relativamente ao que foi apresentado na vitória por 1-3 sobre o Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Trubin, Tomás Araújo, Kökcü, Aktürkoğlu e Pavlidis renderam Samuel Soares, Bah, Aursnes, Di María e Arthur Cabral e juntaram-se a António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Barreiro e Schjelderup, que se estreou a titular na Liga Betclic.

Antes do apito inicial, a primeira grande ovação da noite. Após a fotografia da praxe do onze inicial, o capitão Otamendi ergueu a 8.ª Taça da Liga do palmarés do Clube, conquistada em Leiria, frente ao Sporting, e as bancadas do Estádio da Luz irromperam em aplausos e cânticos pelo vislumbre da mais recente "moradora" do Museu Benfica – Cosme Damião.

Benfica-Famalicão

Os primeiros minutos da partida mostraram a bitola de uma exibição competente e de qualidade que se estendeu até ao apito final, marcada por domínio territorial, circulação de bola segura, facilidade em chegar ao último terço para criar oportunidades de golo e pressão constante.

O primeiro momento de frisson chegou aos 10', quando Schjelderup, num lance de insistência, ganhou espaço na área e atirou forte para defesa de Carevic com a face. No entanto, a explosão das bancadas da Catedral não tardou a surgir. No minuto seguinte, Otamendi lançou Pavlidis no lado esquerdo, e o avançado cruzou rasteiro para a pequena área, onde Barreiro se antecipou a um defesa e bateu o guarda-redes adversário com uma finalização subtil. Estava aberto o ativo na estreia a marcar do internacional luxemburguês pelo Benfica.

Benfica-Famalicão

Alternando ataques pelo corredor central e pelas faixas laterais, os encarnados continuaram a encurralar o Famalicão na sua área. Com maior ou menor dificuldade, o guarda-redes e os defesas adversários foram conseguindo apagar vários fogos, mas nada podiam fazer para travar o 2-0, aos 36'. Em mais uma jogada de envolvimento, Kökcü serviu Schjelderup, que progrediu com bola até chegar à entrada da área, onde, com um passe de rutura, isolou Barreiro. Oportuno, o médio esticou a perna direita e colocou o esférico por entre as pernas de Carevic para o bis.

Antes do final da 1.ª parte, o conjunto de Bruno Lage ainda dispôs de nova oportunidade para ampliar a vantagem. Aos 45'+2', António Silva ganhou a bola no meio-campo adversário e passou-a para Kökcü, que, sem a deixar cair, soltou um potente remate de pé esquerdo para defesa apertada de Carevic.

Natação do Benfica

Filme do jogo

Ver match center

Na sequência da homenagem aos tricampeões nacionais de natação ao intervalo, o Benfica regressou para a 2.ª parte com a mesma determinação e, no espaço de oito minutos, Otamendi, Schjelderup e Pavlidis testaram a pontaria, mas sem o efeito desejado. Aos 55', surgiu o primeiro e único remate do Famalicão em todo a partida: Sorriso conseguiu libertar-se da marcação e atirou ao lado.

Sempre em movimento e com grande entrega ao jogo, Pavlidis viu Carevic negar-lhe o golo com uma grande defesa, aos 61', e, quatro minutos volvidos, chegou, mesmo, a colocar a bola no interior da baliza. No entanto, o lance onde balançou as redes na recarga a uma "picadinha" da sua autoria à barra, haveria de ser invalidado por um fora de jogo de 17 centímetros.

Benfica-Famalicão

A pressão do Benfica voltaria a dar frutos aos 67'. Solicitado no lado esquerdo, Schjelderup cortou para dentro, entrou na área e, com um belo passe, fez a sua segunda assistência na partida, para Barreiro, o goleador da noite, completar um inédito hat-trick na carreira. Eleito o Man of the Match (Homem do Jogo), o médio ficou a apenas um remate certeiro de igualar o seu melhor registo goleador numa só época: os quatro tentos pelo Mainz em 2022/23 e 2023/24.

Já com Bah e Arthur Cabral nos lugares de Tomás Araújo e Pavlidis, os encarnados continuaram a acumular jogadas vistosas. Aos 73', Schjelderup rematou cruzado para defesa incompleta de Carevic, e, na insistência, foi Kökcü a esbarrar no guarda-redes do Famalicão. No consequente pontapé de canto, Aktürkoğlu cruzou para o primeiro poste, onde António Silva falhou o desvio para a baliza por muito pouco. Avalancha de ocasiões, e o público a fazer a festa nas bancadas.

Benfica-Famalicão

Aos 70', Álvaro Carreras e Schjelderup foram substituídos por Bajrami e João Rego, que teve um impacto imediato. Após recuperar uma bola no lado direito, o jovem português Made In Benfica arrancou pela faixa e cruzou atrasado para Aktürkoğlu, que, de calcanhar, colocou o esférico redondinho em Kökcü. Este, de fora da área, disparou colocado para o 4-0.

Com os três pontos no bolso, o Benfica geriu o dilatado resultado com bola e continuou a manter o Famalicão bem longe da baliza de Trubin até ao apito final, coroado com o momento de comunhão com os adeptos antes do derradeiro regresso da equipa das águias aos balneários.

Consumada a entrada vitoriosa na 2.ª volta da Liga Betclic, o Benfica tem na agenda o regresso às lides europeias, após um interregno de cerca de mês e meio. Na terça-feira, 21 de janeiro, perspetiva-se nova noite de emoções fortes e de grande fervor benfiquista no Estádio da Luz, na receção ao Barcelona, da 7.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. O clássico ibérico terá início às 20h00.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas