Futebol Formação

15 janeiro 2025, 19h02

Benfica-Gil Vicente

Guilherme Gaspar

RESUMO DO JOGO

Liga Revelação
Fase de apuramento de campeão
2.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-0
Benfica 0
Gil Vicente 1
Marcadores
  Mario Genovés 52'

Na tarde desta quarta-feira, 15 de janeiro, no Benfica Campus (Campo n.º 1), os Sub-23 do Benfica perderam contra o Gil Vicente, por 0-1, num desafio da 2.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Os visitantes foram os primeiros a criar perigo, aos 6', através de um cruzamento de Gonçalo Maia, a partir da esquerda, para Mario Genovés, que, na área, viu os seus disparos à queima-roupa serem bloqueados por Gonçalo Oliveira e Arnas Voitinovicius, já perto da linha de golo. No seguimento, Guilherme Beleza rematou desenquadrado, de fora da área.

Volvidos três minutos, em nova incursão dos gilistas, desta feita pela direita, Luís Martins encontrou Jucélio Silva na área, o qual, em esforço, atirou a bola um pouco ao lado do alvo.

Ripostando, as águias ficaram a centímetros do golo em duas ocasiões. Aos 12', após um corte oponente, Eduardo Fernandes recolheu o esférico na área, descaído sobre a esquerda, e rematou rasteiro ao poste. Igualmente oportuno, Martim Ferreira aproveitou um alívio adversário e, à entrada da área, tentou a sua sorte de primeira, estremecendo a trave, no minuto 19. Grande infelicidade dos jovens encarnados.

Benfica-Gil Vicente

Posteriormente, o ritmo de jogo acabou por desacelerar, e o lance de perigo seguinte só se verificou aos 36', quando uma bola longa de Gonçalo Moreira, puxada à baliza, quase traiu André Picornell, que defendeu para canto.

No minuto seguinte, na sequência de um cruzamento afastado por Guilherme Gaspar, Gonçalo Maia finalizou ao lado, à entrada da área.

Aos 38', o mesmo Guilherme Gaspar intercetou um passe e conduziu um contra-ataque pela esquerda, entregando a Eduardo Fernandes, que entrou na área e, de ângulo reduzido, rematou para uma estirada apertada de André Picornell. No canto consequente, Gonçalo Oliveira cabeceou por cima.

Gonçalo Oliveira

A última ocasião do 1.º tempo surgiu novamente por via do jogo aéreo, tendo Gonçalo Moreira colocado a bola na área a partir de um livre e João Fonseca cabeceado para uma defesa segura do guarda-redes visitante.

O Gil Vicente abriu a 2.ª metade com o único tento da partida. Marcos Fernández subiu pela esquerda e cruzou para o primeiro poste, onde Mario Genovés cabeceou para o fundo da baliza (0-1, aos 52').

Os benfiquistas reagiram prontamente, com dois ataques ameaçadores no minuto 54: lançado por Tomás Cruz, Karel Mustmaa galgou metros pela direita até à área, e o seu remate, desviado num defesa, abanou a malha lateral; e, no canto que se seguiu, Guilherme Gaspar atirou de cabeça para nova intervenção de André Picornell.

Benfica-Gil Vicente

Num lance de insistência ofensiva da formação de Barcelos, aos 64', André Neves disparou em arco à entrada da área, fazendo o esférico sobrevoar a trave.

No entanto, nesta fase, quem mais atacava era o Benfica. Gonçalo Moreira desferiu dois tiros, ambos à entrada da área, tendo o primeiro saído transviado (66') e o segundo sido afastado pela linha de fundo por André Picornell, que evitou o golo com um grande voo (69').

Já no 75.º minuto, num livre em boa posição, Leandro Martins atirou sobre a barra.

Na resposta, aos 77', a partir do semicírculo da área, Luís Martins testou a atenção de Arnas Voitinovicius, que segurou com tranquilidade. Três minutos depois, novo duelo entre os mesmos protagonistas, desta feita com o gilista isolado na área, mas o guarda-redes voltou a levar a melhor com uma enorme mancha.

Arnas Voitinovicius

Até ao apito final, só deu Benfica. Na área, sobre a direita, após passe longo de Rui Silva, Jelani Trevisan rematou, com André Picornell a defender novamente para canto (81'). No seguimento desse lance, o atacante quase alcançou um cruzamento prometedor de Olívio Tomé.

No minuto 83, Rodrigo Rêgo fletiu para uma posição frontal e, com tiro exterior, enviou a bola ligeiramente ao lado do poste. Três minutos volvidos, Tiago Freitas atirou por cima numa posição bastante semelhante.

No tempo de compensação, Gonçalo Oliveira dispôs de duas chances, mas André Picornell manteve a sua equipa na frente até ao fim do duelo com mais um par de defesas, primeiro, face a um cabeceamento, e, posteriormente, perante um pontapé de bicicleta, num lance de grande exigência.

Na próxima ronda da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, a 3.ª, o Benfica visita o Estádio Aurélio Pereira, casa do Sporting, às 17h00 de 23 de janeiro (quinta-feira).

Equipa do Benfica

Liga Revelação (fase de apuramento de campeão) | 2.ª jornada | 15/01/2025
Benfica-Gil Vicente
0-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Arnas Voitinovicius, Guilherme Peixoto, João Fonseca (Rui Silva, 46'), Gonçalo Oliveira, Guilherme Gaspar (Leandro Martins, 74'), Martim Ferreira (Rodrigo Rêgo, 74'), Tomás Cruz, Gonçalo Moreira (Jelani Trevisan, 74'), Tiago Freitas, Eduardo Fernandes (Olívio Tomé, 46') e Karel Mustmaa
Suplentes
Alexander Sandahl, João Conceição, Rui Silva (46'), Leandro Martins (74'), Vladimir Mendes, Rodrigo Rêgo (74'), André Gomes, Jelani Trevisan (74'), Olívio Tomé (46'), Carlos Meotti e Kyanno Silva
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Gil Vicente
André Picornell, Diogo Costa, Gonçalo Maia (Pedro Pinto, 85'), André Neves (Joel Carvalho, 67'), João Pinto (Francisco Brás, 76'), Carlos Ventura, Guilherme Beleza, Mario Genovés (Guilherme Freitas, 76'), Luís Martins (Pedro Alpoim, 85'), Marcos Fernández e Jucélio Silva
Suplentes
Daniel Silva, Francisco Brás (76'), Guilherme Candeias, Fábio Martins, Ricardo Simões, Guilherme Freitas (76'), Oliver Matic, Joel Carvalho (67'), Pedro Alpoim (85') e Pedro Pinto (85')
Ao intervalo 0-0
Golos
Gil Vicente: Mario Genovés (52')

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 15 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação