Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na final da Taça da Liga ganha frente ao Sporting, em Leiria, o treinador do Benfica conquistou a sua terceira prova de águia ao peito, título que se junta ao Campeonato Nacional de 2018/19 e à Supertaça de 2019.
12 janeiro 2025, 16h35
Bruno Lage com o troféu da Taça da Liga
O título alcançado na noite de 11 de janeiro junta-se ao Campeonato Nacional celebrado em 2018/19 e à Supertaça Cândido de Oliveira erguida em 2019, os três sob a liderança técnica de Bruno Lage no Glorioso.
A terceira competição vencida pelo treinador, no seu jogo 100 ao leme da equipa encarnada, teve como palco o Estádio Municipal de Leiria, onde o Benfica bateu o Sporting (6-7 nos penáltis; 1-1 nos 90 minutos), cimentando o estatuto de emblema mais vitorioso na competição: oito Taças da Liga.
Na cidade do Lis, o técnico Bruno Lage averbou a sua 69.ª vitória de águia ao peito, ele que registou também 14 empates nesta centena de jogos, que se distribuem assim: 61 na Liga portuguesa, 12 na Liga dos Campeões, 11 na Taça de Portugal, 8 na Liga Europa, 7 na Taça da Liga e 1 na Supertaça Cândido de Oliveira.
No que diz respeito a golos, o Benfica fez balançar as redes em 240 ocasiões, tendo consentido 92 tentos.
Em Leiria, a propósito do registo alcançado, Bruno Lage falou com emoção.
"Agradecer aos jogadores o compromisso do trabalho. Tinha prometido a mim mesmo que a minha história no Benfica tinha de ter um final diferente. Estou-lhes grato por isso, porque tinha prometido a mim, tinha prometido aos meus filhos que eles iriam ver o pai a conquistar títulos, e isso deve-se fundamentalmente àquilo que foi o trabalho dos jogadores. Sinto-me realizado desde o primeiro dia. Este é um clube onde me sinto muito bem. Nós estamos em vários sítios, e há sítios que são especiais. Eu estou nesta casa há 20 anos. Fiz o meu crescimento em todos os escalões de formação, venci títulos na formação, trabalhei com imensa gente. Depois, foi o regresso pela equipa B, equipa A. Hoje faço 100 jogos pelo Benfica, conquisto o meu terceiro título. Sinto-me muito bem aqui", vincou.
O treinador enfatizou ainda a importância da "mentalidade de campeão" aprendida de águia ao peito.
"Foi aqui que aprendi a ser treinador – para além da experiência que tive com o Carlos Carvalhal, que foi determinante, quer no Championship, quer na Premier League. Mas é aqui que se aprende a ter mentalidade de campeão. E isso não acontece de um dia para o outro. É aqui, com a exigência. Isso faz-nos crescer e ter a mentalidade de campeão. Mentalidade vencedora é a parte da obrigação de nós, enquanto clube, enquanto pessoas, ajudarmos os jogadores a vencer jogos. E nós temos essa preocupação de sairmos de um jogo e termos de vencer outro, vencer outro, vencer outro. Mas esta mentalidade de campeão de que falamos para representar um clube da grandeza do Benfica – se ganha um título, não há muito tempo para pensar e tem de se ganhar outro... –, isso constrói-se, leva tempo, eu sei. E foi aqui que eu aprendi esta mentalidade de campeão e de olhar para os desafios sempre com uma grande exigência", realçou.
O primeiro jogo de Bruno Lage na equipa de futebol profissional do Clube foi disputado em 6 de janeiro de 2019. No Estádio da Luz, as águias arrecadaram os três pontos no duelo com o Rio Ave (4-2), a contar para a 16.ª jornada do Campeonato. Com uma reviravolta eletrizante, as águias obtiveram aquela que seria a primeira de 18 vitórias em 19 jogos da Liga 2018/19 sob a orientação do técnico, rumo ao 37!
Foi, de facto, o início de uma temporada marcada pela Reconquista, com uma 2.ª volta do Campeonato em que o Benfica venceu 16 dos 17 jogos realizados, averbando apenas um empate.
Entre 6 de janeiro e 18 de maio de 2019, as águias estiveram 19 jogos seguidos sem perder na Liga e registaram a melhor série de triunfos da época – nove vitórias – em duas ocasiões, entre a 16.ª e a 24.ª jornada e entre a 26.ª e a 34.ª ronda.
Fruto de um futebol ofensivo e empolgante, no Campeonato Nacional 2018/19, o Benfica teve o ataque mais concretizador da competição (103 golos, 63 dos quais obtidos no Estádio da Luz), e, nos 19 encontros sob o comando de Bruno Lage, o coletivo marcou 72 golos (média de 3,78 por jogo).
No arranque da temporada 2019/20, venceu o segundo troféu oficial pelo Clube. Em 4 de agosto de 2019, no Estádio Algarve, o Benfica bateu o Sporting por 5-0 na Supertaça Cândido de Oliveira.
A meia centena de encontros oficiais de Bruno Lage teve lugar no dia 30 de novembro de 2019, dia em que, no Estádio da Luz, o Benfica superou o Marítimo por 4-0, na 12.ª ronda do Campeonato.
O ano civil de 2019 terminou com outro dado impressionante: o Benfica venceu todos os jogos realizados fora de portas para o Campeonato Nacional, totalizando 15 triunfos! Os 42 golos apontados (média de 2,8 por jogo) e os 10 sofridos (0,66 por jogo) são números que refletem o futebol de ataque praticado pelos encarnados na condição de visitantes.
Ao reassumir a equipa em setembro de 2024, o primeiro embate oficial de Bruno Lage na presente época aconteceu frente ao Santa Clara. Na Catedral, as águias triunfaram, por 4-1, na 5.ª ronda da Liga Betclic.
Desde então, houve mais 23 desafios, o último dos quais o centésimo do treinador pela equipa principal, numa noite de emoções em Leiria, com muito apoio dos Benfiquistas, que celebraram a 8.ª conquista do Clube na Taça da Liga!
Neste período, o conjunto encarnado tem 18 vitórias e 2 empates e 4 derrotas, e soma 59 golos apontados e 16 sofridos, contabilizadas as partidas na Liga Betclic (13), na Liga dos Campeões (6), na Taça de Portugal (2) e na Taça da Liga (3).
100 jogos de Bruno Lage |
||
---|---|---|
Jogos | Competição | Saldo |
61 |
Liga portuguesa | 48 V 6 E 164 GM 47 GS |
12 | Liga dos Campeões | 5 V 2 E 20 GM 18 GS |
11 | Taça de Portugal | 9 V 1 E 27 GM 9 GS |
8 | Liga Europa | 3 V 2 E 13 GM 11 GS |
7 | Taça da Liga | 3 V 3 E 11 GM 7 GS |
1 | Supertaça Cândido de Oliveira |
1 V 5 GM 0 GS |
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de janeiro de 2025