Futebol Formação

06 janeiro 2025, 21h51

Benfica B-FC Porto B

Festejos do Benfica B

RESUMO DO JOGO

Liga 2
17.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 2-0
Benfica B 2
FC Porto B 1
Marcadores
Gustavo Marques 19'
Gerson Sousa 29'
Angel Alarcón 53' gp

O Benfica B venceu o FC Porto B, por 2-1, no clássico da 17.ª jornada da Liga 2, com destaque para um golo de belo efeito dos comandados de Nélson Veríssimo. A partida realizou-se nesta segunda-feira, 6 de janeiro, no Benfica Campus (Campo n.º 1)

Num arranque de jogo sem grandes oportunidades, o primeiro remate pertenceu a Gustavo Varela, que, aos 9', nas sobras de um corte oponente, atirou por cima. Volvidos quatro minutos, Hugo Félix serpenteou entre dois defesas, e, no interior da área, descaído sobre a esquerda, viu o seu disparo prometedor ser bloqueado por um adversário.

A resposta dos nortenhos surgiu no minuto seguinte, por intermédio de Candé, que, de ângulo reduzido, rematou ligeiramente sobre a barra. Já aos 16', Gustavo Marques tentou a sua sorte de longe, mas errou o alvo.

Todavia, à passagem do 19.º minuto, o brasileiro conseguiu mesmo marcar. A partir da direita, Hugo Félix bateu um canto para o segundo poste, onde Gustavo Varela ganhou nas alturas e, de cabeça, encontrou Gustavo Marques na pequena área, o qual também se elevou e cabeceou para o 1-0. O lance ainda foi revisto pelo VAR durante largos minutos, por possível fora de jogo do defesa, mas viria mesmo a ser validado.

Benfica B-FC Porto B

As águias duplicaram a sua vantagem pouco depois, aos 29'. Após uma longa posse de bola encarnada, Hugo Félix serviu Nuno Félix na área, à direita, e, já perto da linha final, o médio cruzou para o segundo poste. Com um espetacular pontapé de bicicleta, Gerson Sousa correspondeu da melhor maneira e abanou as redes (2-0). Grande lance dos jovens benfiquistas!

Até ao final do 1.º tempo, os portistas tentaram reduzir o desnível no jogo aéreo, mas os seus cabeceamentos saíram desenquadrados: Angel Alarcón e André Oliveira atiraram por cima (aos 37' e 45'+6', respetivamente) e Marcus ao lado (40').

Benfica B-FC Porto B

A 2.ª metade arrancou com o tento azul e branco. Aos 48', Gustavo Marques dividiu uma bola com Candé na área e, depois de nova prolongada revisão do VAR, a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade. Na cobrança da mesma, no minuto 53', Angel Alarcón apontou o 2-1, com um remate colocado ao ângulo inferior esquerdo.

Moralizados pelo golo, os visitantes rondaram as redes das águias nos instantes seguintes: de fora da área, Lopes rematou ao lado (56'); na área, de ângulo apertado, Angel Alarcón disparou para defesa segura de André Gomes (58'); e António Ribeiro cabeceou para fora (59').

Sustido o ímpeto oponente, o Benfica reassumiu as rédeas no ataque e quase dilatou a discrepância em algumas ocasiões. Aos 67', lançado por Hugo Félix na área, Gustavo Varela fintou dois opositores e visou a baliza, mas, na boca da mesma, Felipe Silva intercetou o esférico. Na recarga, a bola sobrevoou a trave, após tentativa de Luan Farias. Dupla chance clamorosa.

Benfica B-FC Porto B

Quatro minutos depois, em resposta a cruzamento de Diogo Spencer, Gerson Sousa cabeceou para defesa de Gonçalo Ribeiro. Posteriormente, no 83.º minuto, os encarnados deixaram mais duas ameaças: na área, descaído à direita, perante o guarda-redes, Luan Farias não conseguiu finalizar e, à entrada da área, Hugo Félix atirou por cima.

O FC Porto insistiu até ao apito final, mas, face à solidez defensiva da equipa da casa, o melhor que conseguiu criar foi um tiro de Gonçalo Sousa à entrada da área, já no tempo de compensação, o qual saiu transviado.

Deste modo, o Benfica B encerrou a 1.ª volta da Liga 2 com 31 pontos em 17 partidas disputadas, ocupando atualmente a 3.ª posição da tabela. Na próxima jornada da prova, a 18.ª, as águias voltam a atuar no Campo n.º 1 do Benfica Campus, recebendo o Leixões SC, às 18h00 de 17 de janeiro (sexta-feira).

Benfica B-FC Porto B

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Um jogo característico entre duas equipas B, de dois clubes que têm na sua forma de jogar uma identidade muito própria, muito vincada no sentido de ter bola. Acho que foi um jogo equilibrado, com ocasiões de golo para uma e outra equipa. Julgo que tivemos uma entrada muito boa na primeira parte, que nos levou a chegar a uma vantagem de dois golos. Nos últimos dez minutos não estivemos tão bem, o FC Porto começou a jogar de uma forma mais descomplexada para a frente, não tinha nada a perder. Nós começámos a recuar um bocadinho mais as linhas, o FC Porto obrigou-nos a isso. Ao intervalo, nós tentámos corrigir. Na segunda parte, o golo que o FC Porto faz através de penálti galvaniza a equipa, coloca-nos alguns problemas na manutenção e gestão da posse de bola. Mas, acima de tudo, a partir do minuto 60, a equipa voltou a ter capacidade de ter bola, de ganhar confiança com a bola, de chegar de uma forma compacta ao último terço ofensivo, com situações de possível golo, o Varela, o Luan... Acho que acima de tudo, a equipa fez um jogo com muita maturidade, muito equilibrado, e foi dando aquilo que o jogo ia pedindo. Tivemos bola, conseguimos ter bola, conseguimos circular de um corredor ao outro, chegar às zonas de finalização de uma forma compacta. Acima de tudo, satisfeito pela resposta que a equipa deu, em mais uma etapa de crescimento da equipa e dos jogadores, e satisfeito também, obviamente, por terminarmos esta primeira volta com mais três pontos."

Benfica B-FC Porto B

Diogo Prioste (médio do Benfica B, Homem do Jogo): "Estou muito satisfeito. Foi uma vitória justíssima, fruto do nosso trabalho. Vamos continuar, jogo a jogo, treino a treino, temos uma grande equipa, um grande grupo e vamos lutar pela melhor classificação no final da época. A vitória no clássico é do Benfica."

Benfica B-FC Porto B

Nuno Félix (médio do Benfica B): "Foi um bom jogo de futebol. Soubemos marcar nas alturas certas, defender quando tínhamos de defender, e acho que foi um bom jogo por parte das duas equipas. Continuamos na nossa caminhada. Foi um jogo melhor disputado na 1.ª parte porque na 2.ª parte tentámos defender um bocadinho mais. Eles estavam a carregar com mais jogadores e nós tentámos defender mais, mas sempre à procura do terceiro golo. Não conseguimos, mas acabámos por vencer. [Assistência] Foi uma boa jogada coletiva e acho que é isso que demonstra a nossa equipa. Somos uma equipa que joga bem coletivamente, foi uma jogada bem desenhada, que acabou no golo do Gerson [Sousa]."

Benfica B-FC Porto B

Liga 2 | 17.ª jornada | 06/01/2025
Benfica B-FC Porto B
2-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
André Gomes, Diogo Spencer, Gustavo Marques, Joshua Wynder, Francisco Domingues, Diogo Prioste, Nuno Félix, Hugo Félix (João Veloso, 84'), Luan Farias (Francisco Neto, 90'+3')Gerson Sousa (Rafael Luís, 75') e Gustavo Varela (José Melro, 75')
Suplentes
Pedro Souza, João Fonseca, Tiago Parente, Paul Okon, Rafael Luís (75'), Beni Souza, João Veloso (84'), Francisco Neto (90'+3') e José Melro (75')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do FC Porto B
Gonçalo Ribeiro, Filipe Sousa (Dinis Rodrigues, 70'), António Ribeiro, Felipe Silva, Lopes, Domingos Andrade (Castro, 78'), André Oliveira (Rodrigo Fernandes, 78'), Marcus, João Teixeira (Mateo Caicedo, 70'), Angel Alarcón (Gonçalo Sousa, 88') e Candé
Suplentes
Diogo Fernandes, Castro (78'), Gonçalo Sousa (88'), Tiago Andrade, Rodrigo Fernandes (78'), Luis Gomes, Dinis Rodrigues (70'), Mateo Caicedo (70') e Gil Martins
Ao intervalo 2-0
Golos
Benfica B: Gustavo Marques (19') e Gerson Sousa (29'); FC Porto B: Angel Alarcón (53' gp)
Boletim clínico do Benfica B
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo) e Ivan Lima (lesão muscular na coxa esquerda)

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 7 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação