Futebol feminino

05 janeiro 2025, 19h32

Benfica-SC Braga

A festa benfiquista

RESUMO DO JOGO

Liga BPI
11.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 2-0
Benfica 3
SC Braga 1
Marcadoras
Cristina Prieto 31'
Chandra Davidson 40'
Sissi Ribeiro 58' pb
Sissi Ribeiro 85' gp

A fechar a primeira volta da Liga BPI, a equipa feminina de futebol do Benfica recebeu e venceu o SC Braga (3-1), em encontro da 11.ª jornada realizado neste domingo, 5 de janeiro, no Benfica Campus (Campo n.º 1).

Com o fito de manter-se 100% vitorioso na prova, o Benfica teve uma entrada em campo muito boa. Em resposta a um cabeceamento de Ellie Walker ao lado, aos 2', as águias estiveram perto de faturar por Cristina Prieto. Pela esquerda, aos 5', a avançada espanhola ganhou a bola a Ana Rute, galgou metros e rematou ao poste!

À procura do golo, aos 7', na sequência de um canto executado por Marit Lund, Chandra Davidson cabeceou e Patrícia Morais impediu o tento inaugural. Na recarga, a guarda-redes das minhotas voltou a travar a tentativa de Nycole Raysla...

Num jogo de sentido único, aos 21', de livre direto, Marit Lund atirou ao lado. Depois, aos 26', após cruzamento da internacional norueguesa, Nycole Raysla cabeceou para a baliza e Patrícia Morais defendeu para a trave, afastando depois o esférico da pequena área.

Benfica-SC Braga

Pressionante e com mais posse de bola, o Benfica criou outra oportunidade, por Nycole Raysla, que não conseguiu bater a guarda-redes rival, aos 29'.

O desejado golo surgiu aos 31'. Pela esquerda, Christy Ucheibe cruzou para o interior da grande área, Chandra Davidson, com um golpe de cabeça, atirou à trave, mas, no ressalto, no sítio certo, Cristina Prieto não perdoou e fez o 1-0!

Perante um adversário que chegou ao Benfica Campus invicto, mas sem capacidade para causar mossa, face à organização e estrutura sólidas das águias, as Inspiradoras ampliaram a vantagem.

Pelo flanco esquerdo, Marit Lund efetuou um cruzamento chegado à baliza, Patrícia Morais defendeu com uma mão, mas deixou à bola à mercê de Chandra Davidson, que cabeceou para o fundo da baliza (2-0, aos 40').

A fechar o 1.º tempo, Patrícia Morais voltou a negar a golo a Cristina Prieto, cuja posição irregular foi assinalada.

Benfica-SC Braga

No recomeço, a toada manteve-se: domínio total do Benfica, que teve muito apoio dos Benfiquistas no Benfica Campus.

Aos 50', Cristina Prieto faturou, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.

Com grande ímpeto ofensivo, aos 58', o Benfica anotou o 3-0! Cristina Prieto, servida por Nycole Raysla, partiu na direção da baliza em zona frontal e rematou, Patrícia Morais defendeu, mas a bola ressaltou em Ágata Filipa e em Sissi Ribeiro, que marcou na própria baliza.

A primeira verdadeira ameaça do conjunto bracarense aconteceu aos 63'. Sissi Ribeiro, de longe, viu Lena Pauels efetuar uma boa intervenção.

Benfica-SC Braga

Num jogo frenético, na outra área, Ellie Walker marcou, mas estava em posição irregular, devidamente ajuizada (68').

Com o triunfo encaminhado, Christy Ucheibe, após cruzamento bem medido por parte de Anna Gasper, ficou perto do 4-0. O cabeceamento da internacional nigeriana passou perto do poste (77').

Depois, alertada pelo VAR, Ana Afonso visionou as imagens num lance disputado na área encarnada entre Lúcia Alves e Malu Schmidt, e decidiu assinalar castigo máximo, por entender, segundo explicou, que a jogadora encarnada tinha o "braço em posição não natural".

Aos 85', Sissi converteu a grande penalidade e reduziu (3-1). Em jeito de parada resposta, aos 89', Patrícia Morais negou o golo a Lara Martins, que surgiu em excelente posição para faturar.

Benfica-SC Braga

E, aos 90'+1', Malu Schmidt visou a baliza e Lena Pauels efetuou uma sensacional defesa para canto. As águias venceram por 3-1 e Beatriz Cameirão foi eleita a Melhor em Campo.

Concluída a primeira volta do Campeonato, o Benfica é líder isolado com 33 pontos, 31 golos anotados e 4 consentidos.

Na 12.ª jornada, as tetracampeãs nacionais defrontam o Torreense, em partida agendada para as 19h00 de sexta-feira, 10 de janeiro, no Campo Manuel Marques.

Benfica-SC Braga

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Feliz pelo resultado. Não deixamos de ficar com um sabor agridoce pelo golo sofrido. Não merecíamos, porque falhámos muitos, muitos golos. Poderia ter sido um resultado mais dilatado. Considero muito que o Braga jogou aquilo que o Benfica deixou jogar. Numa altura em que quebrámos um bocadinho, quisemos controlar mais o jogo, mas não da melhor maneira. Acabámos por deixar crescer um bocadinho o Braga. A partir do 3-1, tentámos equilibrar as contas para dominarmos outra vez o jogo e pressionarmos mais à frente. Mas, como disse, foi um jogo competente da nossa parte. Ainda assim, podemos melhorar ainda em muita coisa. As minhas jogadoras foram excecionais na forma como se portaram. Vamos sempre lutar muito para conseguirmos jogos e momentos destes de felicidade, de vitória, para o nosso Clube, que merecemos pela aposta que vamos fazer todos os anos no futebol feminino. Foco já no próximo adversário que é o Torreense. [Regresso de Lúcia Alves ao Benfica Campus, após lesão, com grande ovação por parte dos adeptos] É excelente sempre para todas as jogadoras que sentem este carinho dos adeptos, porque eles são o mais importante e o que nos leva todos os dias a queremos ser melhores e a queremos fazer um bom trabalho."

Benfica-SC Braga

Beatriz Cameirão (média do Benfica e Melhor em Campo): "Antes de fazer qualquer leitura, queria só deixar uma palavra aos adeptos, porque sem dúvida alguma foram um apoio fundamental neste jogo e foram um jogador-extra para nós conseguirmos esta vitória. É mais uma vitória e isto é o Benfica. E nós queremos sempre vitórias, queremos ser 100% vitoriosas e, portanto, claro que é mais um passo importante para continuarmos a nossa caminhada, que tem sido muito bem-feita. Relativamente ao jogo, acho que estivemos muito bem, criámos muitas oportunidades, podíamos ter feito mais golos, sem dúvida, mas foi uma partida muito bem conseguida da nossa parte, em termos defensivos, em termos ofensivos e, portanto, estamos muito contentes com este jogo. Criámos muitas oportunidades de golo, mas não concretizámos e não sei se podíamos ter dado uma goleada ou não, mas o que é certo é que com as oportunidades que criámos, temos de finalizar melhor e temos de fazer mais golos. [Prémio de Mulher do Jogo] Acima de tudo aquilo que conta é a vitória e acabarmos esta primeira fase só com vitórias e é isso que importa. É continuar o trabalho que temos feito desde 2024, e, portanto, continuar como temos estado."

Benfica-SC Braga

Liga BPI | 11.ª jornada | 05/01/2025
Benfica-SC Braga
3-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Christy Ucheibe, Chandra Davidson, Andreia Faria (Andreia Norton, 67'), Beatriz Cameirão, Anna Gasper, Marit Lund (Lúcia Alves, 67'), Nycole Raysla (Marie Alidou, 67') e Cristina Prieto (Lara Martins, 67')
Suplentes
Rute Costa, Joana Silva, Andreia Norton (67'), Lúcia Alves (67'), Marie Alidou (67'), Lara Martins (67') e Neide Guedes
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do SC Braga
Patrícia Morais, Leah Lewis, Ana Rute, Ellie Walker, Ágata Filipa (Melany Fortes, 87'), Dolores Silva, Manjou Wilde (Maria Miller, 55'), Taty Sena (Carol Rocha, 71'), Mylena Freitas (Malu Schmidt, 71'), Sissi Ribeiro (Madalena Marau, 87') e Zoi Van de Ven
Suplentes
Aline Lima, Maria Miller (55'), Mariana Azevedo, Madalena Marau (78'), Maria Negrão, Carol Rocha (71'), Dani Silva, Malu Schmidt (71') e Melany Fortes (87')
Ao intervalo 2-0
Golos
Benfica: Cristina Prieto (31'), Chandra Davidson (40') e Sissi Ribeiro (58' pb); SC Braga: Sissi Ribeiro (85' gp)

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 5 de janeiro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino