Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Defesa está ligado ao Benfica desde a temporada 2016/17 e assinou um novo contrato com Clube.
16 dezembro 2024, 19h04
Tomás Araújo com o Presidente Rui Costa
"TEM SIDO UM PERCURSO MUITO BONITO E ESPERO QUE CONTINUE ASSIM"
Em declarações à BTV, logo após a renovação do vínculo, o camisola 44 do Benfica traçou um balanço dos anos que leva de águia ao peito. "Tem sido um percurso incrível, tenho crescido de época para época, tanto como jogador como pessoa, acho que isso é o mais importante. Os títulos são fruto desse crescimento e, em específico, que foi um marco muito importante no Clube, a Youth League, e foi uma geração incrível, foi um prazer trabalhar com esses rapazes. Lá está, tem sido um percurso muito bonito e espero que continue assim", disse Tomás Araújo.
Garantindo que o objetivo individual passa por "continuar a melhorar", o jogador garantiu que a equipa "vai dar tudo" por ganhar os jogos todos e sagrar-se campeã nacional.
Por fim, Tomás Araújo deixou uma mensagem para os Benfiquistas: "Continuem a apoiar-nos! Nós somos um grupo que trabalha muito, que gosta muito de jogar pelo Benfica e continuem a apoiar porque todos juntos torna tudo mais fácil."
Jogador Made in Benfica Campus, Tomás Araújo está ligado ao Clube desde 2016/17. Aos 22 anos, o defesa-central já participou em 41 jogos da equipa de futebol profissional e ascendeu a internacional A pela seleção portuguesa.
Oriundo do Palmeiras FC/Benfica Escola de Futebol Famalicão, transitou para o Benfica Campus em 2016/17 e, logo na primeira época de águia ao peito, sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados. Tomás Araújo passou, posteriormente, pelas equipas de Juvenis e de Juniores até chegar à B, na qual se estreou, ainda júnior, em 19 de setembro de 2020. Nessa mesma época (2020/21), representou, ainda, os Sub-23 encarnados.
O central evoluiu nos bês na temporada 2021/22 e as suas boas exibições conduziram-no à estreia na equipa principal do Benfica: disputou os 90 minutos na vitória por 3-0 sobre o SC Covilhã, para a Taça da Liga, em 15 de dezembro de 2021. Foi o primeiro de quatro jogos oficiais ao mais alto nível com o Manto Sagrado naquele ano desportivo.
Nessa mesma época de 2021/22, também foi totalista na campanha vitoriosa dos Sub-19 na UEFA Youth League, cabendo-lhe, enquanto capitão, erguer o prestigiado troféu, em Nyon.
Já em 2022/23, dando mais um passo seguro no seu processo de desenvolvimento, Tomás Araújo esteve cedido ao Gil Vicente, emblema pelo qual disputou 26 jogos divididos por Liga (22), Taça da Liga (2) e eliminatórias de acesso à fase de grupos da Conference League (2).
O regresso à casa-mãe aconteceu na época 2023/24, ao longo da qual acumulou presenças em 20 jogos: 13 na Liga, 3 na Liga dos Campeões, 1 na Taça de Portugal e 3 na Taça da Liga. No trajeto de Tomás Araújo, um dos factos marcantes da temporada foi a estreia a titular (90 minutos completos) na Liga dos Campeões na noite de 12 de dezembro de 2023, aquando do triunfo do Glorioso no reduto do Salzburgo, a contar para a fase de grupos da competição. Dois meses antes, em 3 de outubro, somara os primeiros minutos na prova (foi suplente utilizado frente ao Inter, em Itália).
Outro dado de carreira relevante foi gravado no currículo de Tomás Araújo no dia 14 de abril de 2024 no Estádio da Luz, palco onde o jogador se estreou a marcar pela equipa de futebol profissional encarnada (frente ao Moreirense, no Campeonato).
Na corrente temporada de 2024/25, até ao momento da renovação do vínculo contratual ao Sport Lisboa e Benfica, o camisola 44 das águias atuou em 17 jogos das águias: 11 na Liga, 5 na Liga dos Campeões e 1 na Taça de Portugal. Fruto dos desempenhos no Clube, foi convocado para representar a Seleção Nacional.
16 dezembro 2024
Tomás Araújo: as imagens da renovação do contrato
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 17 de dezembro de 2024