Basquetebol

16 dezembro 2024, 18h16

Norberto Alves e Trey Drechsel

Norberto Alves e Trey Drechsel

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a equipa masculina de basquetebol do Benfica recebe o NINERS Chemnitz, na 6.ª jornada do Grupo C da Champions League, e está obrigada a vencer por 29 pontos para avançar aos play-ins da prova. Uma missão de elevado grau de dificuldade, que a equipa está pronta para encarar até ao limite das suas forças.

Na véspera do duelo marcado para o Pavilhão Fidelidade (bihetes AQUI), o treinador Norberto Alves garantiu que, apesar das várias baixas por questões físicas, a equipa está pronta para dar uma grande resposta e pediu aos jogadores mais uma grande demonstração de caráter para fechar, em beleza, as contas da fase de grupos da Champions League.

"É tudo possível, já vi muitas coisas no basquetebol. Mas, é evidente que seria mais fácil com a equipa toda disponível. Acho que a frustração da nossa equipa nesta participação teve a ver com essa questão de nunca termos estado todos. Vamos preparar o jogo como sempre, mas penso que a equipa, mesmo com estas limitações todas, tem jogado muito bem. Quer no Campeonato, onde temos conseguido vencer os jogos todos, quer nas competições europeias, porque à medida que nos ajustámos ao ritmo, a equipa tem jogado bem, e quando se joga bem é mais fácil vencer. Pedir mais uma vez aos rapazes um enorme sacrifício, mas a esse nível conhecemo-nos muito bem e sabemos que o caráter desta equipa é impressionante", disse Norberto Alves, em declarações aos jornalistas, nesta segunda-feira, 16 de dezembro.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

O treinador das águias também destacou as virtudes do conjunto alemão, afiançando que a sua equipa terá de saber lidar com a dimensão física do adversário.

"Queremos jogar rápido, porque a eficácia é maior nos primeiros dez segundos de posse de bola. É decisivo garantir o ressalto defensivo para podermos correr e pará-los. Neste grupo, esta é a equipa mais física. Coloca mais problemas ao jogador com bola, tira-nos um pouco do ritmo. São extremamente físicos. É um pouco surpreendente o facto de eles ainda não terem nada garantido, porque é uma equipa que, quer no campeonato alemão, quer nestas provas, mostra uma capacidade atlética impressionante. Temos de saber lidar com isso, porque nos vão tirar das nossas rotinas, e com a luta pelos ressaltos, onde vão ter uma enorme vantagem porque têm uma equipa muito mais alta do que nós", concluiu.

Trey Drechsel

Ouça Trey Drechsel

Recordando o duelo da 2.ª jornada na Alemanha, cuja derrota por 103-75 obriga o Benfica a vencer pelos supracitados 29 pontos, Trey Drechsel revelou que o espírito atual é bem diferente, apesar das dificuldades com lesões continuarem a fazer-se sentir.

"Já jogámos com o [NINERS] Chemnitz e sabemos o que nos espera. Lá [na Alemanha], não fizemos o nosso melhor jogo, mas tínhamos vários jogadores lesionados. Foi o meu primeiro jogo [após recuperar de lesão] e só tinha treinado um dia. Nós só tentámos manter-nos à tona e eles tiraram partido disso. São uma equipa forte, muito física e agressiva, mas nós não nos podemos encolher. Ainda temos vários jogadores de fora, mas o espírito é bem diferente. Vimos nos últimos jogos que estamos a lutar de maneira diferente. Estamos muito unidos", referiu o extremo norte-americano.

Por fim, o camisola 9 do Benfica convocou os adeptos para encherem o pavilhão e ajudarem a equipa a superar a difícil missão: "Em termos de preparação, fizemos tudo o que era possível. Agora, só temos de provar a nós mesmos que é possível. É um enorme desafio, mas se o encararmos minuto a minuto, jogada a jogada, podemos fazer qualquer coisa. É possível e precisamos de muita gente aqui para nos ajudar a manter o momento."

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 17 de dezembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol