Hóquei em Patins Feminino

14 dezembro 2024, 20h34

Aimée Blackman

Aimée Blackman

RESUMO DO JOGO

WSE Champions League
1.ª jornada
Grupo A
RESULTADO FINAL
INT: 1-4
Benfica 2
Telecable HC 5
Marcadoras
Raquel Santos 2'
Aimée Blackman 47'
Nuria Obeso 3'
Sara Roces 9'
Nuria Obeso 18'
Marta Piquero 23'
Sara Roces 49'

Num duelo onde a eficácia espanhola falou mais alto, a equipa feminina de hóquei em patins do Benfica perdeu neste sábado, 14 de dezembro, frente ao Telecable HC (2-5), na 1.ª jornada do Grupo A da WSE Champions League Women.

O jogo disputado no Pavilhão Fidelidade até começou da melhor maneira para as águias, com Raquel Santos, na sequência de um remate cruzado, a inaugurar o marcador logo aos 2' (1-0). No entanto, a equipa forasteira conseguiu virar o marcador com duas jogadas individuais praticamente tiradas a papel químico: aos 3', Nuria Obeso fez o 1-1, e, aos 9', Sara Roces marcou o 1-2.

Em desvantagem, o Benfica dispôs de duas boas oportunidades aos 13' por intermédio de Cata Flores e Raquel Santos, ambas sustidas pela guarda-redes Fernanda Hidalgo, mas os golos acabaram por surgir na baliza contrária. Aos 18', Nuria Obeso bisou com um remate rasteiro, e, aos 23', Marta Piquero marcou o 1-4 na recarga a um primeiro disparo defendido por Maria Vieira. O pragmatismo espanhol a fazer toda a diferença quando a buzina soou para o intervalo.

Benfica-Telecable

Na 2.ª parte, a equipa comandada por Paulo Almeida apresentou-se mais concentrada e mais veloz, mas a falta de eficácia impediu uma reação imediata. Aos 32', Fernanda Hidalgo defendeu a grande penalidade e a consequente recarga de Elena Tamiozzo, e, aos 35', voltou a impor-se num castigo máximo, desta feita cobrado por Raquel Santos.

Aos 39', Cata Flores acertou no poste direito da baliza do Telecable HC e, posteriormente, aos 43', foi a vez de Maria Vieira brilhar, ao travar um livre direto de Marta Piquero a punir a 10.ª falta das encarnadas. Num jogo de parada e resposta, o Telecable HC também chegou à 10.ª infração aos 47', e, chamada à cobrança do livre direto, Aimée Blackman fintou Fernanda Hidalgo com toda a classe para o 2-4.

Benfica-Telecable

Determinado a reentrar na discussão do resultado, o Benfica lançou-se para o ataque, aumentou os índices de agressividade e acabou punido com a 15.ª falta. Contando com alguma sorte no ressalto, após uma defesa inicial de Maria Vieira, Sara Roces empurrou a bola para o fundo das redes e sentenciou o 2-5 final, aos 49'.

Ultrapassada a estreia na WSE Champions League Women, as águias voltam a entrar em campo nesta mesma competição no próximo dia 4 de janeiro (sábado) no pavilhão das francesas do Nantes LAV, em duelo a contar para a 2.ª ronda do Grupo A.

Benfica-Telecable

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "O que se pode tirar deste jogo é aquilo que eu disse na antevisão. Há uma grande equipa que está do outro lado, o Benfica também é uma grande equipa, sabíamos que seria um jogo muito renhido… e o Telecable HC acabou por ter mais sorte que o Benfica. O Benfica, quando está 1-4, na 2.ª parte, tem duas bolas paradas para fazer o 2-4 e o 3-4, não o fez, mas o que eu lhes disse antes do jogo, e durante a semana, foi que, mesmo que ganhássemos o jogo hoje, nada está decidido. Mesmo perdendo o jogo hoje, nada está decidido. O objetivo no grupo é passar nos dois primeiros, é isso que temos de fazer para chegar à final four. Elas não criaram nada para fazerem quatro golos. Foram quatro golos oferecidos em situações que nós avisámos durante a semana. É nesses erros que temos de continuar a melhorar para jogar contra as equipas espanholas e argentinas, para estarmos ao nível delas."

Benfica-Telecable

Beatriz Figueiredo (defesa do Benfica): "Acho que não soubemos aproveitar o facto de estarmos a ganhar. Conseguimos essa parte, que seria a mais difícil. Num jogo mais taco a taco, conseguimos, e aproveitámos durante muito pouco tempo essa vantagem. Lá está, depois não soubemos reagir muito bem ao facto de termos sofrido o golo. Não fomos felizes hoje [sábado]. Acima de tudo, foi uma aprendizagem. Temos de saber reagir à adversidade. Se calhar, no Campeonato Nacional, não temos tanto esse estímulo. Temos de saber reagir melhor a isso, lidar muito mais com as emoções, de forma a não acontecer este resultado dilatado. Acho que temos muito mais equipa do que este resultado, sem dúvida nenhuma."

Benfica-Telecable

WSE Champions League Women (Grupo A) | 1.ª jornada | 14/12/2024
Benfica-Telecable HC
2-5
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Maria Sofia Silva e Raquel Santos
Suplentes
Alice Vicente, Cata Flores, Elena Tamiozzo, Beatriz Figueiredo e Rita Batista
Treinador do Benfica
Paulo Almeida
Cinco inicial do Telecable HC
Fernanda Hidalgo, Sara Lolo, Marta Piquero, Nuria Obeso e Ana Catarina Ferreira
Suplentes
Victoria Novo, Judith Cobián, Sara Roces, Ángela Fernández e Maria Igualada
Ao intervalo 1-4
Golos
Benfica: Raquel Santos (2') e Aimée Blackman (47'); HC Telecable: Nuria Obeso (3' e 18'), Sara Roces (9' e 49') e Marta Piquero (23')
Marcha do marcador
1-0; 1-4; 2-4; 2-5

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 14 de dezembro de 2024

Patrocinadores Hóquei