Judo

09 dezembro 2024, 10h15

Telma Monteiro

Telma Monteiro

Considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, estatuto confirmado pelo seu ímpar e vasto palmarés alcançado ao longo de uma profícua carreira, e uma das melhores a nível mundial, Telma Monteiro coloca aos 38 anos (completa os 39 em 27 de dezembro) um ponto final ao seu brilhante percurso.

Ligada ao Benfica desde julho de 2007, foi com as cores do Clube que Telma Monteiro cimentou um estatuto internacional que, até agora, mais nenhuma judoca portuguesa conseguiu, deixando uma forte marca na modalidade tanto em Portugal como fora de portas, e alcançando um prestígio global de excelência.

Telma Monteiro

Entre as múltiplas medalhas e pódios conseguidos, destaca-se o bronze conquistado em 8 de agosto de 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Este foi o grande dia olímpico que a judoca sempre procurou, após as participações nas edições de 2004 (Atenas), de 2008 (Pequim, já enquanto judoca dos encarnados) e de 2012 (Londres). Telma esteve presente também na olimpíada de 2020 (Tóquio, que se realizou apenas em 2021), sendo, assim, das poucas atletas que se podem orgulhar de terem estado presentes em cinco olimpíadas.

Entre as distinções recebidas ao longo da carreira olímpica, Telma Monteiro foi, ainda, a porta-estandarte das comitivas portuguesas nos certames de 2012 e de 2020, sinónimo daquilo que significa para a modalidade.

Telma Monteiro

Também nunca ninguém ganhou tanto em Campeonatos da Europa como a judoca lusa, que se tornou, em 2021, na mais medalhada de sempre nessa importante prova do Velho Continente, com um total de 15 medalhas (6 ouros, 2 pratas e 7 bronzes): com as cores do Benfica ficou 4 vezes em primeiro, 2 em segundo e 5 em terceiro.

O rico currículo de Telma Monteiro inclui, ainda, prestações de elite noutras grandes competições internacionais. Considerando Masters, Grand Slams e Grands Prix, a judoca subiu a 24 pódios sempre pelo Benfica – 8 ouros, 6 pratas e 10 bronzes –, registos aos quais se acrescentam mais 4 pratas e 1 bronze em Campeonatos do Mundo. Com Taças do Mundo e Opens Continentais, são outras 20 medalhas em toda a carreira para o grande museu da rainha portuguesa dos tatâmis: 13 ouros, 2 pratas e 5 bronzes.

Telma Monteiro

Ao serviço do Benfica, desde 2007 até ao presente, Telma Monteiro averbou 57 lugares nos pódios, sendo a maioria (26) na posição mais elevada do pedestal da glória. Para além destas conquistas, esteve diversas vezes na liderança do ranking mundial de judo na sua categoria. Foram, ainda, vários os prémios de mérito desportivo que recebeu de diversas entidades ao longo da sua brilhante carreira.

Quanto a títulos coletivos alcançados pelo Clube, destacam-se 3 Campeonatos Nacionais de Seniores (2007, 2022 e 2024), 1 Taça de Portugal (2008) e 1 bronze na Liga dos Campeões (na Geórgia, em 2022). Este último, um feito histórico para o Benfica, que, além de Telma Monteiro (-57 kg), teve também a contribuição de Reka Pupp (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Katie-Jemima Yeats-Brown (-70 kg) e Rochele Nunes (+70 kg).

Telma Monteiro

UMA UNIÃO FELIZ DE QUASE 18 ANOS

Nascida em 27 de dezembro de 1985, Telma Monteiro firmou a sua ligação ao Sport Lisboa e Benfica enquanto atleta no dia 30 de julho de 2007, aos 21 anos. Na conferência de Imprensa da sua apresentação, a judoca não escondeu o orgulho de vestir a camisola do emblema do seu coração e traçou as suas ambições.

"Este é um dos dias mais marcantes da minha carreira. Representar o Benfica é um orgulho, e espero retribuir com vitórias", afirmou então a judoca, ela que viria a tornar-se numa das principais caras do judo do Glorioso, de Portugal e do mundo. Nesse ano, o Benfica fez, também, uma parceria com o anterior clube da judoca, o Centro Cultural e Desportivo Construções Norte-Sul, constituindo uma equipa, com o nome Benfica/Construções Norte-Sul.

Telma Monteiro

A estreia de Telma Monteiro de águia ao peito deu-se no dia 21 de outubro de 2007, tendo contribuído para a conquista do primeiro Campeonato Nnacional feminino do Clube. A sua contratação foi, de resto, impulsionadora da aposta do Benfica no judo, tendo contribuído também para a conquista de vários troféus coletivos: 3 Campeonatos Nacionais (2007, 2022 e 2024) e 1 Taça de Portugal (2008).

Enquanto atleta do Benfica, alcançou ainda a 1.ª posição na sua categoria no Campeonato Nacional de Seniores em 2010 e 2021. Telma Monteiro fez parte da equipa encarnada que ganhou a medalha de bronze na Liga dos Campeões de Clubes 2022, na Geórgia.

Refira-se, ainda, que Telma começou por competir na categoria de -52 kg, mas desde 2008 passou a combater exclusivamente em -57 kg, categoria onde se firmou como grande figura do judo.

Telma Monteiro

SUPREMACIA E SUCESSOS

Ao longo da sua bem-sucedida carreira, Telma Monteiro somou triunfo sobre triunfo, medalha sobre medalha, superando adversárias de todo o mundo, de múltiplas nacionalidades. A nível individual, segundo os registos apurados, as três adversárias que a portuguesa mais vezes defrontou foram a japonesa Kaori Matsumoto (9 combates), a austríaca Sabrina Filzmoser (9) e a húngara Hedvig Karakas (8): Telma venceu 2 vezes a primeira, 6 vezes a segunda, e 7 vezes a terceira.

Por nacionalidades mais defrontadas, a judoca encarnada fez 36 combates com atletas francesas (ganhou 27 vezes), 22 com russas (19 triunfos) e 21 com alemãs (16 vitórias).

Segundo a contabilidade apurada, em toda a sua carreira de judoca, Telma Monteiro subiu pelo menos 94 vezes aos pódios, 42 na 1.ª posição.

Texto: José Pedro Verças e Pedro Miguel Azevedo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 9 de dezembro de 2024

Relacionadas