Futebol Formação

07 dezembro 2024, 16h18

Nuno Félix

Nuno Félix

RESUMO DO JOGO

No Campo n.º 1 do Benfica Campus, o Benfica B perdeu com a União de Leiria, por 0-5, a partida referente à 13.ª jornada da Liga 2. O jogo da tarde deste sábado, 7 de dezembro, fica, também, marcado pela ação solidária (recolha de bens alimentares) que reverteu a favor da Escola EB1 de Miratejo.

A contar receber um "adversário moralizado", o Benfica B encarou a partida "com a ambição de lutar pela vitória", como disse Nélson Veríssimo na antevisão. Num jogo em que a União de Leiria protagonizou uma entrada forte, a reação dos encarnados na 2.ª parte não foi suficiente.

Ação social no Benfica Campus

Para dar início ao encontro, o treinador escalou um onze composto por André Gomes, Leandro Santos, Gustavo Marques, Joshua Wynder, Francisco Domingues, Nuno Félix, Rafael Luís, Hugo Félix, Gerson Sousa, Luan Farias e Gustavo Varela.

Logo no minuto 2, Daniel dos Anjos inaugurou o marcador (0-1). Após uma bola no ferro e uma defesa de André Gomes, a remate de Ryan, o esférico sobrou para Daniel dos Anjos, que, na recarga, conseguiu bater o guardião das águias.

Aos 18', o árbitro assinalou penálti a favor dos visitantes, por falta de Francisco Domingues sobre Daniel dos Anjos. Na conversão, o avançado ampliou a vantagem do conjunto leiriense para 0-2. Quatro minutos volvidos (22'), Jair Matheus, de frente para a baliza, recebeu de Marc Baró, saltou e cabeceou a bola para Daniel dos Anjos, que voltou a ser certeiro. Estava feito o 0-3 com que se chegou ao intervalo.

Gerson Sousa

No regresso dos balneários, os encarnados entraram determinados em contornar o resultado e encostaram a União de Leiria ao seu meio-campo nos minutos iniciais.

Aos 46', Gustavo Varela recebeu o esférico com o joelho e fê-lo chegar à pequena área, onde Gerson Sousa viu Kieszek segurar e negar-lhe o golo. Aos 49' e aos 50', o guardião defendeu o cabeceamento de Nuno Félix e o remate de Luan Farias, respetivamente.

A partir daqui, a pressão e novo domínio da União de Leiria fizeram a reação do Benfica B desvanecer e, aos 57', Bura colocou o esférico dentro da baliza encarnada, um golo anulado – após revisão do VAR –, por fora de jogo assinalado a Tiago Pereira.

O 0-4 surgiria aos 73'. Alisson, pela esquerda do ataque, fintou e, ao rematar, fez a bola desviar em Gustavo Marques, não permitindo a André Gomes a defesa. No minuto 89, o avançado estabeleceu o 0-5 final, rematando certeiro e sem oposição, após livre rasteiro batido por Crystopher.

No dia 14 de dezembro, sábado, às 15h30, o Benfica B visita o CD Mafra, em jogo da 14.ª jornada da Liga 2, que terá lugar no Estádio do Parque Desportivo Municipal de Mafra.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "É uma vitória justa da União de Leiria. Aos 22/23 minutos estarmos a perder por 0-3 revela a entrada que nós tivemos, com pouca energia. Não fomos tão fortes nos duelos como costumamos ser. Claro que há mérito na forma como o Leiria entrou, mas também tínhamos, e temos, a capacidade de fazer mais e melhor. A história do jogo resume-se a isso, o Leiria foi, hoje, melhor do que nós. Mas, também, dizer que, se não éramos os melhores até à 13.ª jornada, agora, também não vamos ser os piores. É um processo, temos de ter um grande equilíbrio emocional na forma como abordamos os jogos, e é isso que temos de fazer. Mais do que apontar dedos, refletir sobre o que podíamos ter feito de diferente, a começar por mim. [Atitude na 2.ª parte] Globalmente, fizemos um mau jogo. É verdade que, depois, na 2.ª parte, em função, também, de alguma maior estabilidade, naquilo que foi o discurso passado e na forma como tínhamos de abordar a 2.ª parte, conseguimos garantir que a equipa pudesse entrar de uma forma mais sustentada, o que não tinha acontecido na 1.ª parte, e fomos criando ocasiões de golo. O objetivo era marcar um golo nos primeiros minutos e, a partir daí, ir procurar os golos seguintes. Não o conseguimos fazer, ficou uma reação positiva na 2.ª parte."

Gerson Sousa (avançado do Benfica B): "Foi um jogo muito complicado, ficámos um pouco aquém das expectativas e do que temos mostrado nesta época. Entrámos mal no jogo, eles ganharam logo uma vantagem de 0-3 na 1.ª parte e, depois, neste nível, os erros pagam-se caro. Corremos atrás do resultado até ao fim. [Reação na 2.ª parte] Nada estava perdido, sabemos das nossas capacidades, entrámos desde o primeiro minuto para tentar o golo, mas não o conseguimos fazer."

Onze do Benfica B

Liga 2 | 13.ª jornada | 07/12/2024
Benfica B-União de Leiria
0-5
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
André Gomes, Nuno Félix (Tiago Parente, 71'), Joshua Wynder, Leandro Santos, Gustavo Marques, Gerson Sousa (Ivan Lima, 64'), Francisco Domingues (José Melro, 72'), Hugo Félix (João Veloso, 64'), Rafael Luís, Gustavo Varela (Beni Souza, 82') e Luan Farias
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Guilherme Gaspar, João Veloso (64'), Beni Souza (82'), Diogo Spencer, Diogo Prioste, Ivan Lima (64'), Tiago Parente (71') e José Melro (72')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze da União de Leiria
Kieszek, Marc Baró, Bura, Ryan, Jair Matheus (Jordan, 80'), Tiago Ferreira, Diogo Amado (Crystopher, 39'), João Resende (Alisson, 71'), Singh (Zé Vitor, 80'), Habib Sylla e Daniel dos Anjos (Nabian, 71')
Suplentes
Fábio Ferreira, Jordan (80'), Zé Vítor (80'), Crystopher (39'), Alisson (71'), Alessandro, Nabian (71'), Monteiro e Martim
Ao intervalo 0-3
Golos
União de Leiria: Daniel dos Anjos (2', 18' e 22'); Alisson (73' e 89')
Boletim clínico do Benfica B
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação