Aniversário

28 novembro 2024, 10h00

Jornal O Benfica

O jornal O Benfica, o mais antigo semanário desportivo da Europa

PARABÉNS, JORNAL O BENFICA

Completa-se nesta quinta-feira, 28 de novembro, mais um ano desde que o jornal oficial do Sport Lisboa e Benfica foi publicado pela primeira vez. Ao longo de mais de oito décadas, o semanário do Clube foi crescendo, modificando-se e adaptando-se às evoluções dos tempos. O seu foco principal mantém-se na informação dos sócios e dos adeptos.

O jornal O Benfica está de parabéns, celebrando 82 anos de existência. Aquele que é o mais antigo semanário desportivo da Europa nasceu em 28 de novembro de 1942, ainda que na altura sob a designação de Sport Lisboa e Benfica: foi preciso esperar por 1950 para que o título passasse a assumir o nome atual, aquele que sócios e adeptos do Glorioso reconhecem como principal e mais fiel fonte de informação sobre a vida do Clube: o jornal O Benfica.

Ao longo de oito décadas, o periódico tem saído para as bancas – e, desde 7 de fevereiro de 2014, também com uma versão digital – sempre com o intuito de apresentar os factos mais relevantes da vida institucional e desportiva das águias, numa abrangência informativa total das suas modalidades e dos seus atletas, bem definidora da pujança e do ecletismo do Clube.

Jornal O Benfica

E, ao longo desta história de 82 anos, houve uma evolução constante na forma como O Benfica tem crescido e desempenhado o seu papel. Em 1953, o número de páginas do jornal cresceu, primeiro de 4 para 6 e, um mês depois, de 6 para 8.

A edição de 15 de março de 1962 viu os conteúdos alargarem-se para 12 páginas, e, 10 anos depois (29 de fevereiro de 1972, na celebração do 30.º aniversário), foi estabelecido o recorde de edição publicada: 96 páginas.

Jornal O Benfica

Outro momento-chave na vida deste jornal sucedeu em 2 de março de 1982, com a publicação, pela primeira vez, de páginas a cores: na capa e nas centrais. Entre 1985 e 1995, O Benfica foi ampliando o número de páginas, até atingir o tamanho atual de 32.

Entre 1 de maio de 1999 e agosto de 2000, o jornal passou a sair em formato de revista (Benfica), regressando como O Benfica após a eleição de Manuel Vilarinho, tendo a publicação voltado à forma tradicional a partir de 28 de fevereiro de 2001.

Jornal O Benfica

Ao longo deste milénio, a publicação foi-se modernizando e adaptando aos novos tempos e aos novos leitores, com mudanças de grafismo, assim como a passagem a periódico totalmente colorido, em 2005. Mas sempre com a mesma dedicação e o mesmo empenho em apresentar os melhores conteúdos e informação a cada semana.

Atualmente, e além de poder ser encontrado nas bancas em papel, o jornal O Benfica está, também, disponível no formato digital, pode ser descarregado, na íntegra e sem custos, no site oficial do Clube, à sexta-feira, dia em que também é distribuído através do canal SLB no WhatsApp. Uma nova forma de o jornal chegar a mais público, principalmente aos Benfiquistas.

Digital Week 2024

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 28 de novembro de 2024