Basquetebol Feminino

27 novembro 2024, 23h00

Benfica

Isabela Quevedo

RESUMO DO JOGO

A equipa feminina de basquetebol do Benfica perdeu, no Pavilhão Fidelidade, por 67-79, frente às italianas do GEAS Basket, em jogo na 6.ª e última ronda do Grupo K da EuroCup Women. Apesar da derrota, as águias deixaram uma boa imagem em campo, nunca virando a cara à luta.

Os primeiros 10 minutos do encontro foram equilibrados, mas terminaram com uma vantagem do adversário (15-21). Durante o 2.º quarto o conjunto orientado por Eugénio Rodrigues conseguiu o maior número de pontos consecutivos alcançados por uma equipa no encontro, com 10 pontos sem resposta (três de Leonor Peixinho, dois de Evelyn Ovner e cinco de Milica Ivanovic). Apesar disso, o GEAS Basket fechou a 1.ª parte a vencer por 11 pontos (35-46).

Durante o intervalo as quatro equipas femininas de formação de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, Sub-14 B, Sub-14 A, Sub-16 eSsub-18, foram chamadas ao centro da quadra. Após a fotografia e do grito em conjunto, as atletas deram uma volta ao Pavilhão.

Benfica

Animadas por esta força da juventude, as campeãs nacionais entraram bem na 2.ª parte, com oito pontos consecutivos (cinco de Raphaella Monteiro e três de Milica Ivanovic). A um minuto do fim do 3.º quarto o resultado era de 52-57, mas dois lançamentos certeiros de dois pontos de Inês Faustino reduziram para a desvantagem mínima (56-57) à entrada para os últimos 10 minutos.

Os primeiros pontos do 4.º quarto foram da autoria de Isabela Quevedo, que colocou o Benfica em vantagem (58-57). Contudo, a formação transalpina partiu para o triunfo final por 67-79. Em termos individuais, destaque para Raphaella Monteiro, que foi a melhor marcadora da partida, com 25 pontos.

Encerrado este capítulo europeu, as águias focam-se na Liga Betclic Feminina. No domingo, 1 de dezembro, pelas 15h00, têm um jogo frente ao CAB Madeira, no Funchal, a contar para a 8.ª ronda da 1.ª fase.

Benfica

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "É um Benfica em crescimento, porque neste ano tivemos no nosso grupo duas equipas que são fortíssimas, de um nível completamente diferente do nosso. A capacidade que tivemos, sobretudo em casa, de conseguir nivelar jogos, de sermos competitivos, é desde logo um avanço gigantesco em relação às performances que tivemos nos anos anteriores. Era muito importante que voltássemos a ter um jogo do ponto de vista da entrega, da resiliência, da intensidade, idêntico ao da semana passada. Porque, independentemente da questão classificativa, temos sempre a aprender neste tipo de jogos e, mesmo não continuando na EuroCup Women, é preciso manter este mind set para as competições nacionais."

Raphaella Monteiro (extrema/poste do Benfica): "Esperávamos um jogo difícil frente a uma equipa que joga forte fora de casa. Sabíamos que não tínhamos nada a temer, que tínhamos de enfrentar este adversário, e conseguimos fazer um grande jogo. Não saímos com a vitória, mas foi uma boa prova. [25 pontos apontados frente ao GEAS Basket] O resultado individual é o resultado do trabalho da equipa."

Benfica

EuroCup Women (Grupo K) | 6.ª jornada | 27/11/2024
Benfica-GEAS Basket
67-79
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Inês Viana, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Raphaella Monteiro e Isabela Quevedo
Suplentes
Inês Faustino, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Leonor Peixinho e Mariana Silva
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do GEAS Basket
Tinara Moore, Gina Conti, Elin Gustavsson, Anna Makurat e Laura Spreafico
Suplentes
Valeria Trucco, Beatrice Basberis, Jazmon Gwathmey, Alessandra Orsili e Anastasia Conte
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
15-21 35-46 56-57 67-79
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (25), Evelyn Ovner (11), Milica Ivanovic (10), Isabela Quevedo (8), Inês Faustino (6), Mariana Silva (4) e Leonor Peixinho (3)

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de novembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas