Hóquei em Patins

18 novembro 2024, 17h17

Antevisão

Edu Castro

A equipa masculina de hóquei em patins do Benfica recebe, nesta quarta-feira, 20 de novembro, às 20h00, no Pavilhão Fidelidade, a formação da AD Valongo, na 1.ª jornada do Grupo B da WSE Champions League. Na antevisão, uma palavra ligou Edu Castro e Roberto Di Benedetto: "Vitória."

As noites europeias de hóquei em patins estão de volta à Luz, e, segundo o treinador encarnado, o que está em disputa é "o título dos títulos", e aquele que "mais encanta".

"Há títulos que refletem melhor o trabalho do dia a dia, como é o caso do Campeonato, porque é aquele ao qual dedicas mais tempo. Depois, há aqueles grandiosos que, seguramente, provocam maior alegria quando os ganhas", explicou, em declarações à BTV.

Assim sendo, Edu Castro garante uma equipa que vai arrancar a prova "com toda a ambição do mundo", com o objetivo de "ficar na melhor posição possível no grupo" para conseguir "estar na final four".

Antevisão

Ouça Edu Castro

O primeiro obstáculo é a AD Valongo, uma formação com história no hóquei em patins europeu, com "tradição na formação de jogadores" e que será, na perspetiva do técnico benfiquista, "um adversário complicado".

"É uma equipa com jogadores jovens, mas já com alguma experiência, como Carlos Ramos e Miguel Moura [ambos com 24 anos], que são jogadores que já têm anos de plantel. Outros, mais veteranos, como Francisco Silva [34 anos], que tem estado muito bem. [Há também] a integração de Kyllian Gil [22 anos], ou o [exemplo] do João Maló [24 anos], que já esteve aqui [no Benfica]. É uma equipa interessante, que joga de forma interessante, com um treinador muito elaborado", considerou.

Tendo em conta que o adversário é "de respeito", e que pratica um hóquei "muito intenso", Edu Castro está a preparar uma equipa "nas melhores condições" para defrontar a AD Valongo.

Nesta temporada, o formato da prova foi alterado, passando a haver somente dois grupos, cada um com seis equipas, ao contrário dos quatro grupos com quatro formações dos anos anteriores.

Antevisão

Ouça Edu Castro

Na visão do treinador do Benfica, esta alteração é muito positiva, e faz com que a WSE Champions League esteja "a dar passos para a consolidação definitiva", pois terá "os melhores jogos possíveis, entre grandes adversários, de diferentes países".

"Vamos no bom caminho, do ponto de vista da modalidade em geral. Vão ser grupos disputados, vai ser importante a posição que se ocupa no grupo para as rondas seguintes", avaliou.

Os dois últimos jogos das águias foram os primeiros de 2024/25 disputados no Pavilhão Fidelidade, e terminaram com duas goleadas – OC Barcelos (9-3) e Riba d'Ave HC (9-4) –, e a palavra encontrada por Edu Castro para descrever o apoio vindo das bancadas é "fantástico".

"É fantástico como nos apoiam, como nos animam, como nos fazem acreditar no hóquei que queremos jogar. A nossa intenção é oferecer o mesmo que viram nestes dois primeiros jogos: um hóquei vertical, com uma direção rápida à baliza, quantos mais formos, mais temos a ganhar", observou.

E o treinador garantiu o compromisso da equipa: "Queremos que os adeptos venham, pois vão ter um bom momento a ver jogar a equipa. E no dia em que as coisas não correm tão bem, vamos tratar de ser competitivos, de uma forma determinada. Nesse ponto vamos ser fiéis, porque o pavilhão chama-se Fidelidade e nós vamos ser fiéis ao nosso estilo."

Antevisão

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Quem também lançou este encontro foi Roberto Di Benedetto, que falou numa "equipa que se sente bem".

"O trabalho está a ser feito dentro e fora da pista, por parte do staff e dos jogadores. A equipa está em forma, está a colocar-se no caminho de ganhar todos os jogos, de jogar bem, e, sobretudo, de dar um hóquei atrativo, mas sempre com a vitória na cabeça", garantiu.

As coisas no Campeonato têm corrido de feição, só com vitórias amealhadas, mas esta "é uma nova competição", o que faz com que se tenha de "começar do zero", e... "com vitórias".

"Sabemos que o formato da Champions é diferente. É começar com vitórias, ainda para mais em casa. Queremos ganhar todos os jogos em casa e fora, sempre, mas em casa sabemos que somos sempre mais fortes, com os adeptos. Vamos entrar para ganhar", garantiu o defesa.

Antevisão

Ouça Roberto Di Benedetto

Pela frente estará "uma equipa jovem, com muita raça, com muita vontade de correr e de jogar de forma atrativa", o que faz com que os encarnados tenham "de saber correr, mas com cabeça".

"O jogo vai passar por isso, por saber ser superior a nível coletivo e individual. Temos de ganhar os três pontos, sabemos que é uma equipa portuguesa, vamos ter outra também na fase de grupos [UD Oliveirense]. São equipas que conhecemos, mas que também nos conhecem", avaliou Roberto Di Benedetto.

Como em qualquer desafio, o apoio dos Benfiquistas vai ser fundamental: "Os adeptos ajudam sempre. Desde que estou aqui – é a minha terceira época – que digo que são uma ajuda extra. São eles que fazem com que nos jogos difíceis consigamos dar um passo mais."

O jogo será no Pavilhão Fidelidade e o hoquista francês lançou o apelo aos adeptos encarnados. "Jogamos em casa e isso facilita o nosso jogo. Precisamos deles, poucos clubes têm isto [tanto apoio], e temos de saber aproveitar. É importante para nós, seja em casa ou fora, ter Benfiquistas na bancada a apoiar-nos", confessou.

Além de o Benfica, AD Valongo e UD Oliveirense, Trissino (Itália), Liceo (Espanha) e Quevert (França) são as equipas deste Grupo B da WSE Champions League.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 20 de novembro de 2024

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas