Clube

04 novembro 2024, 19h10

Parceria Fundação Benfica e GEBALIS

Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, e Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da GEBALIS

REPORTAGEM

O projeto Community Champions League, desenvolvido na cidade de Lisboa desde 2019, iniciou uma nova era. Nesta segunda-feira, 4 de novembro, foi assinado um novo protocolo de colaboração entre a Fundação Benfica e a GEBALIS, o qual permite dar continuidade ao projeto na capital. Conta com a participação de 11 equipas, envolvendo 10 Juntas de Freguesia e ainda a Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais de 125 jovens vão competir pela via das jornadas desportivas, mas também nas jornadas comunitárias, durante as épocas de 2024/25 e 2025/26, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto, a inclusão social e a coesão territorial.

O Community Champions League é um projeto europeu, com génese na European Football for Development Network, no qual participam vários clubes do Velho Continente em diferentes épocas e que cooperam e ajustam a metodologia base ao seu contexto nacional.

Parceria Fundação Benfica e GEBALIS

Cofinanciado pela Comissão Europeia e pela UEFA Foundation for Children nas duas edições realizadas em quatro épocas de implementação, o objetivo principal do Community Champions League passa pela utilização do futebol e da intercompetição como ferramentas de sucesso para o desenvolvimento de competências psicossociais dos jovens, o fortalecimento da participação comunitária e a promoção de uma cidadania ativa em pessoas de diferentes origens e contextos socioeconómicos.

O principal elemento diferenciador e inovador assenta na realização, pelas equipas, de contribuições comunitárias que também concorrem para a tabela classificativa da competição, incentivando os jovens a dinamizarem iniciativas em prol do seu bairro, da sua comunidade e das suas gentes. Em paralelo, também reforça o estabelecimento de relações positivas entre as diferentes comunidades.

Carlos Moia

"Sem o apoio da GEBALIS e das Juntas de Freguesia que hoje [segunda-feira, 4 de novembro] assinaram aqui, seria impossível continuar com este projeto Community Champions. É importantíssimo continuar com este projeto, com mais projetos, unir os diferenciados, fazer bem a quem precisa, porque não é só jogar futebol, é mais do que jogar futebol. Aqueles 3 pontos não são apenas por jogar futebol, mas, sim, porque ajudam dentro da comunidade", declarou Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, à BTV.

"É muito importante, para nós, incluir o desporto e os trabalhos comunitários nos nossos bairros. A GEBALIS é muito mais do que o edificado, é muito mais do que uma casa, e o nosso foco permanente são as pessoas, é a proximidade com as pessoas. Investimos imenso nos projetos comunitários, e, até pelo que tem acontecido ultimamente, sabemos da importância que os projetos comunitários têm na nossa cidade, nos nossos bairros, e sobretudo nos grupos etários mais jovens. É muito, muito importante este foco", afirmou, por sua vez, Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da GEBALIS.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 4 de novembro de 2024

Relacionadas