Futebol feminino

27 outubro 2024, 09h00

Filipa Patão

Filipa Patão

A presença de Filipa Patão, treinadora do Benfica, na plateia do Théâtre du Châtelet, em Paris, na cerimónia da Bola de Ouro 2024, nesta segunda-feira, 28 de outubro, representa um dos pontos mais altos da história do futebol feminino português.

Responsável por conduzir o Benfica ao pleno doméstico na temporada 2023/24, com as conquistas da Liga BPI, da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Supertaça, a treinadora contou, ainda, com o fantástico trajeto até aos quartos de final da Liga dos Campeões para ganhar, por direito próprio, um lugar entre a elite. Assim o prova a sua nomeação pela UEFA e pela revista France Football para o troféu de Melhor Treinador(a) do Ano em futebol feminino, que será entregue na capital francesa, nesta segunda-feira, ao lado de nomes sonantes da modalidade como Sonia Bompastor (Lyon/Chelsea), Arthur Elias (Corinthians/ Brasil), Jonatan Giráldez (Barcelona/Washington Spirit), Emma Hayes (Chelsea/Estados Unidos da América) e Sarina Wiegmann (Inglaterra).

O reconhecimento internacional do trabalho de Filipa Patão ao leme das Inspiradoras representa uma oportunidade para o jornal O Benfica apresentar todos os números de um percurso de sucesso iniciado no dia 3 de janeiro de 2021, com a vitória sobre o Futebol Benfica por 3-0, para a Liga BPI, e que já conta com 163 jogos, incluindo as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga referentes à temporada 2019/20, adiadas devido à pandemia de COVID-19 para 2021, e disputadas já sob o reinado da atual treinadora do Benfica.

Filipa Patão

"[Estar nomeada pela France Football e pela UEFA] É significativo pela mensagem que passa do nosso país, porque não deixa de ser uma treinadora portuguesa, que está na Liga BPI"

Filipa Patão

UM APROVEITAMENTO DE 78,5%

Nesses 163 jogos no comando do Glorioso, a treinadora conquistou 128 vitórias com o impressionante score de 515 golos marcados contra 144 sofridos, o que perfaz uma taxa de aproveitamento de 78,5% de sucessos e uma média de remates certeiros por jogo que chega aos 3,2. A grande maioria desses triunfos, 78, aconteceu em jogos válidos para Liga BPI e ajudou Filipa Patão e as suas pupilas a conquistarem o tetracampeonato (2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24).

A esses 4 títulos nacionais somam-se mais 7 troféus: 1 Taça de Portugal (2023/24), 4 Taças da Liga (2019/20, 2020/21, 2022/23 e 2023/24) e 2 Supertaças (2022/23 e 2023/24). Feitas as contas, a equipa feminina de futebol do Benfica arrecadou 11 dos 17 troféus nacionais disputados sob o comando de Filipa Patão, cujo recheado currículo foi crescendo ao ritmo da hegemonia que o Clube foi construindo na modalidade, em Portugal.

Antevisão Benfica-Marítimo

ASCENSÃO METEÓRICA NA EUROPA

Aos troféus domésticos, somou-se um crescimento ímpar nas lides europeias, que, com os supracitados sucessos, culminou na renovação de contrato com a treinadora até 2027, oficializada no passado dia 12 de junho de 2024.

Em 2020/21, temporada em que Filipa Patão assumiu as rédeas das Inspiradoras, o Benfica ocupava o 70.º lugar do ranking da UEFA e, na primeira época completa da treinadora (2021/22), saltou para o 37.º lugar, após ultrapassar duas pré-eliminatórias e qualificar-se para a fase de grupos da competição. Em 2022/23, as águias repetiram a presença entre as 16 melhores equipas do Velho Continente e galgaram até à 23.ª posição do ranking da UEFA.

Depois de ter somado 4 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina de 2021/22 e 6 pontos na de 2022/23, o Benfica deu sequência à sua evolução nos palcos internacionais e, em 2023/24, conquistou 9 pontos, registo que lhe permitiu um apuramento inédito para os quartos de final, após ficar no 2.º lugar de um grupo partilhado com as espanholas do Barcelona, as alemãs do Eintracht Frankfurt e as suecas do Rosengard. Na fase a eliminar da competição, as Inspiradoras mediram forças com as francesas do Lyon e ficaram perto do acesso às meias-finais, deixando, ainda assim, uma excelente imagem na montra europeia.

Filipa Patão

O percurso na edição transata da Liga dos Campeões feminina foi, assim, decisivo para catapultar as Inspiradoras rumo ao atual 10.º posto do ranking da UEFA, que, certamente, ajudou Filipa Patão no processo de consolidação do seu lugar entre os grandes nomes dos bancos mundiais.

Sobre o facto de estar entre os seis nomeados para Melhor Treinador(a) do Ano em futebol feminino, Filipa Patão deixou, na BTV, uma mensagem de orgulho, frisando a sua importância para o futebol feminino nacional: "É significativo pela mensagem que passa do nosso país, porque não deixa de ser uma treinadora portuguesa, que está na Liga BPI, e isso é muito importante para as ambições do nosso país no futebol feminino."

Artigo publicado na edição de 25 de outubro do jornal O Benfica

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de outubro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas