Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Assembleia Geral Extraordinária do Sport Lisboa e Benfica foi retomada neste sábado, 26 de outubro, no Pavilhão n.º 1, e os trabalhos continuarão em dia a definir.
26 outubro 2024, 22h04
Portas do Pavilhão n.º 1 abriram às 8h15
Na AGE de 21 de setembro, na qual estiveram presentes 1644 sócios, a Proposta Global de Revisão de Estatutos do Sport Lisboa e Benfica havia sido aprovada na generalidade, com expressa maioria qualificada (superior a 90%), dando-se posteriormente início à discussão na especialidade dos primeiros 22 artigos dos Estatutos, até à interrupção dos trabalhos.
Com a retoma dos mesmos neste sábado, 26 de outubro, foi efetuada a votação até ao artigo 50, e a discussão na especialidade dos restantes artigos prosseguirá em data a marcar – num prazo de 30 dias –, conforme esclareceu o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), José Pereira da Costa, em declarações à BTV.
"Começo por esclarecer os sócios que não estiveram presentes na Assembleia Geral Extraordinária sobre o que se passou, e esclarecer também os que estiveram sobre uma questão que a finalizou. Porque entre a deliberação final e o encerramento dos trabalhos houve uma votação do artigo 50, que não foi aprovada a alteração na especialidade, portanto, por 67%, manteve-se a votação na generalidade, aquela votação que é chamada proposta de consenso", explicitou o presidente da MAG.
DIA MAIS FÁCIL DO QUE SE ANTEVIA
"Começou cedo, era um dia que se antevia difícil, mas foi um dia menos difícil porque os sócios participaram, ajudaram, e, sobretudo, ajudaram a definir aquilo que vai ser a proposta de Estatutos do Benfica e também o que vai ser a proposta de consenso por via do que não foi aprovado e daquilo que nós intuímos que é a vontade dos sócios. O dia de hoje fica marcado por este fator. Chegámos ao artigo 50, estamos relativamente a meio da proposta de consenso, que é a proposta-chave, a proposta que visa ser alterada pelos artigos que estão a ser votados na especialidade. Foram alterados dois artigos dessa proposta que se juntam aos outros dois que já tinham sido alterados no dia 21 de setembro. Portanto, temos uma proposta com 50 artigos, consolidada, com quatro alterações. Alterações essas que se compaginam com a própria proposta de consenso", detalhou José Pereira da Costa.
SATISFAÇÃO PELA COLABORAÇÃO DOS SÓCIOS
"Estou satisfeito, estou bastante satisfeito [pela forma como correram os trabalhos], os sócios ajudaram. Repare, nunca é fácil uma Assembleia que se prevê longa – durou mais de oito horas, contínua, com uma hora de pausa de almoço... Fomos muito exigentes nos horários. Começámos a votar logo na segunda chamada. Difícil, votação de braço no ar, proposta a proposta, com a dispersão de votos que há no Benfica, com as pessoas a terem de estar nos seus sítios para votarem; com um grupo de escrutinadores que estava presente junto dos sócios para apurar os resultados; e depois com a verificação dos resultados e a sua publicação. Com a discussão dos artigos. Portanto, antevia-se que fosse difícil, foi difícil, mas acho que não foi tão difícil como eu previa porque os sócios colaboraram, e colaborar no Benfica é participar, é debater, é apresentar propostas. É, sobretudo, ficar feliz e contente por participar, ficar satisfeito. Mesmo os sócios que não apresentaram propostas foram participar, foram dar a sua opinião, foram dizer o que entendiam de cada uma das propostas e dos artigos", salientou o presidente da MAG.
EFEITO DE ESCADA FACILITA VOTAÇÃO
"Vai haver pelo menos mais uma reunião para debater os artigos na especialidade. Eu confio – e vou explicar porquê, de uma forma que espero que seja percetível. Daqui para a frente, vamos entrar um pouco no modelo de governação daquilo que é o Sport Lisboa e Benfica, e também no processo deliberativo, e há artigos que são votados encadeadamente, ou seja, que têm um efeito de escada, ou têm um efeito, se quiser, de bola de neve. Portanto, há propostas que, votando aquele artigo, acabam por cair outros artigos que estão encadeados. Por outro lado, tem havido uma tentativa por parte dos sócios – que hoje correu muitíssimo bem – de compatibilizarem propostas que não são compatíveis por questões de pormenor, ou não, e que eventualmente, com uma conversa entre os sócios, deixam cair em favor daquela proposta. Portanto, eu estou em crer que na próxima Assembleia, ou na continuação desta Assembleia, no dia em que for marcada, se pode finalizar o processo. Se não se finalizar, marcar-se-á outra", assegurou José Pereira da Costa.
O COMPROMISSO DOS 30 DIAS: CONTINUAR A AGE
"Eu tenho um compromisso de natureza ética com os sócios do Sport Lisboa e Benfica, é tentar marcar em 30 dias. Sabe o problema que já foi para marcar esta [AGE]. A última foi no dia 21 [de setembro], estamos a dia 26 [de outubro], nós não cumprimos a janela dos 30 dias, marcámos com 35 dias de diferença. Porquê? Várias condicionantes: a equipa de futebol profissional; as modalidades amadoras; a ocupação dos pavilhões; um sábado; começar de manhã, acabar à noite. Encontrar esse dia não foi fácil, encontrámos – eu vou-lhe chamar – esse 'buraco' no calendário que permitiu que hoje votássemos estas propostas, e estou confiante de que vamos encontrar durante o mês de novembro esse dia. O nosso compromisso com os sócios do Benfica é este: vamos votar a segunda parte da proposta o mais depressa possível. E, como hoje os sócios puderam verificar, há um trabalho que já está feito que facilita em muito o processo deliberativo, que é o processo explicativo das propostas que estão a ser objeto de votação ou de alteração", finalizou o presidente da MAG.
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 30 de outubro de 2024