Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Comitiva do Sport Lisboa e Benfica, liderada pelo Presidente Rui Costa, visitou as obras que vão transformar a antiga sede do Clube no 1904 Benfica Hotel.
16 outubro 2024, 20h44
Comitiva liderada pelo Presidente Rui Costa de visita às obras do futuro 1904 Benfica Hotel
Coberto com andaimes e palco de um frenesim de operários e máquinas, o edifício da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica está, aos poucos, a recuperar a sua antiga glória e a invocar a memória afetiva de tantos Benfiquistas, que, no passado, ali conviviam, pagavam as suas quotas e inscreviam novos sócios em plena zona nobre da cidade de Lisboa.
Sete meses após a assinatura da parceria entre a Fundação Benfica, a quem o Clube doou o histórico prédio, com a FLH Hotels para a revitalização do mesmo, as obras seguem a um bom ritmo. À hora marcada, todos colocaram o equipamento de segurança e foram guiados pelo espaço que albergará o futuro 1904 Benfica Hotel, cuja inauguração está prevista para setembro/outubro de 2025.
Após a passagem pelo futuro lobby de entrada da unidade hoteleira, a comitiva encabeçada pelo Presidente subiu uma escadaria até ao 1.º andar, que albergará um restaurante e uma sala multiusos destinada, em primeira instância, ao lazer dos hóspedes, mas que também poderá a ser adaptada a conferências e eventos do Clube. O ex-líbris deste piso será o bar em conceito de pub inglês do início do século XX, um espaço onde se vai respirar Benfica, com fotografias de antigos atletas e um enorme símbolo do Clube no teto.
Os restantes pisos estão destinados à grande maioria dos 56 quartos. Ao lado da porta de cada um deles, estará um nicho que será decorado com peças específicas do passado e do presente do Benfica. Os dois últimos andares, que serão construídos de raiz, vão providenciar aos hóspedes uma magnífica vista para o Castelo de São Jorge e para a Rua das Portas de Santo Antão.
Aos poucos, a ideia vai sendo esculpida entre madeira e betão, as fotografias dos projetos afixadas nas paredes vão ganhando vida e, como referiu Rui Costa num curto discurso, não haverá dúvidas sobre a continuação da fortíssima presença do Benfica a quem por ali passe no futuro.
No final da visita, Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, destacou o andamento de um projeto estudado durante muito tempo e que visa a preservação da história do Clube.
"O edifício estava em declínio e era perigoso. Encontrámos esta fórmula, que demorou anos a ser estudada. Uma fórmula difícil pela área onde está localizada. Não foi fácil começar a concretizar a obra, mas está num andamento rápido. O edifício está profundamente ligado ao Benfica, e a velha história do Benfica que aqui está continuará com o passar dos anos. Quem passar nesta rua vai ver ainda mais Benfica do que o que já estava aqui. Será um ícone transformado para a realidade de tudo o que o Benfica representa", afirmou Carlos Moia, em declarações aos meios do Clube, reforçando que o edifício vai providenciar uma "ajuda preciosa" para a Fundação garantir o cumprimento da sua missão, em Portugal e no mundo.
Anfitrião da visita guiada, António Quintão, sócio da FLH Hotels, falou da importância e dos desafios de construir um hotel digno da história do Benfica.
"Isto é um edifício que há muitos anos pertence ao Benfica. Muitos dos nossos antepassados vinham aqui pagar quotas e tudo mais, mas nós queremos trazer uma dinâmica diferente. Esta será uma marca do Benfica na baixa da cidade, e isso é muito importante hoje em dia. Não só pelo turismo, mas também pelos portugueses que passam aqui. Essas pessoas têm de saber o que é o Benfica, que não é só futebol, modalidades, mas também é história e cultura. O hotel vai trazer essas memórias do que era o passado e perspetivar o que será o futuro", referiu.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 16 de outubro de 2024