Futsal

11 outubro 2024, 18h42

Entrevista Cassiano Klein

Cassiano Klein

ENTREVISTA

Apresentado no passado mês de setembro como novo técnico do Benfica, Cassiano Klein mostrou-se muito entusiasmado com as condições de trabalho que encontrou. Em entrevista à BTV, o treinador que foi eleito o Melhor do Mundo em 2022 destacou a importância da aprendizagem para alcançar o sucesso desportivo.

A equipa encarnada inicia neste domingo, 13 de outubro, pelas 13h00, a sua participação na Liga Placard, frente ao SC Lusitânia. A partida, a contar para a 1.ª jornada da 1.ª fase da prova, terá lugar no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores.

Entrevista Cassiano Klein

"Temos grandes jogadores, mas, para formar uma equipa, é preciso todos entendermos que cada um precisa do outro"

Cassiano Klein

BALANÇO DA PRÉ-TEMPORADA

"Chegar a um grande clube, um clube fantástico, trabalhar com grandes jogadores, o corpo técnico tem sido incrível para nós, recebeu-nos e tem-nos ensinado muito, pois tem a sua familiaridade com o país. Creio que nestes primeiros dias de trabalho estamos a procurar adaptar-nos o mais rápido possível e passar as ideias para os jogadores, que nos têm retribuído de maneira magnífica. Claro que tem sido um desafio para todos, mas creio que conseguimos conviver bem neste primeiro mês de trabalho e preparar-nos da melhor maneira possível para começar a competir muito forte."

TRABALHAR COM ALGUMAS AUSÊNCIAS

"A pré-temporada é muito importante porque é um período que não se consegue voltar a ter durante a época, algumas semanas de trabalho em que se começa a comunicar as novas ideias, os conceitos. Claro que, para nós, tem sido um desafio, começámos com alguns jogadores, digamos que 40% da equipa não estava presente, mas também foi bom para conhecermos mais, com muito mais tempo, os jogadores que aqui estavam. O grupo que chegou depois estava na seleção portuguesa e procurou adaptar-se o mais rápido possível, faz uma semana que estamos juntos, e está a ser um grande desafio, porque é preciso construir uma equipa, colocar em prática as ideias. Nestes primeiros meses de trabalho é preciso superar muito, porque surgirão algumas dúvidas com o decorrer dos jogos, mas vai ser uma aprendizagem para nós, e tenho a certeza de que nos vamos empenhar ao máximo para conseguir atuar em altíssimo nível."

Entrevista Cassiano Klein

IDEIAS QUE PRETENDE IMPLEMENTAR

"Estava a assistir agora a uma entrevista do Andrés Iniesta, que foi um futebolista fantástico no Barcelona, e perguntaram-lhe o que significava o futebol para ele, e começaram a sair lágrimas dos seus olhos. Para mim, o futebol é isso, é procurar emocionar as pessoas, jogar de uma maneira que não pense só no placar – é claro que o placar é fundamental no futebol, é-se julgado por isso, mas transmitindo um futebol que as pessoas que estão na bancada ou em casa sintam orgulho da sua equipa. Na minha conceção, jogo com muita intensidade, que o futebol exige hoje, uma equipa que troca passes com muita velocidade atrás de pequenas vantagens. Para mim, o jogo resume-se a pequenas vantagens, construir uma pequena vantagem para jogar em cima dela, e só vejo que isso seja possível se se conseguir pensar com muita velocidade. Então, o nosso jogo baseia-se nisso, trocar a bola. O Phil Jackson, um famoso treinador de basquetebol que nos inspira muito, diz que a bola é a luz do jogo. Ele fez algo fantástico nos Chicago Bulls, onde Michael Jordan era o protagonista e entendeu que necessitava dos seus companheiros para jogar cada vez melhor, e eu acredito nisso no desporto. Nós temos grandes jogadores, mas, para formar uma equipa, é preciso todos entendermos que cada um precisa do outro."

A IMPORTÂNCIA DAS BOLAS PARADAS

"A bola parada é um momento em que se pode reorganizar a equipa, mas volto a falar nas pequenas vantagens. Porque é que se ensaia uma bola parada? Porque é que se organiza movimentos? Para gerar uma pequena vantagem. Agora, se a bola sai da quadra, e um jogador consegue repô-la rapidamente, já tem uma vantagem, não precisa de organizar uma jogada, então, na minha conceção, há dois jogos dentro de um só: quando a bola sai do jogo, e quando a bola está no jogo. Então, quando a bola sai, se conseguirmos pensar com velocidade que existe uma pequena vantagem em recolocá-la rapidamente em quadra, vamos conseguir ter bons momentos também. Espero conseguir passar isso, que o jogador tenha a capacidade de pensar o tempo todo com muita velocidade. Temos grandes talentos para conseguir fazer isso."

Entrevista Cassiano Klein

"Todos querem fazer um grande final de época, grandes finais, play-offs, então temos de nos preparar bem nestes jogos durante a época"

ENTRAR EM QUADRA COM A MÁXIMA INTENSIDADE

"Uma equipa do Benfica, a jogar a este nível, se não jogar com intensidade muito alta, é óbvio que não marca muito. Acho que todos nós, quando éramos crianças, tínhamos sonhos, e eu tenho a certeza de que os jogadores que aqui estão sonharam jogar num clube de topo como o Benfica, e hoje estão a ter essa oportunidade. Então, acredito que vão jogar no limite todos os dias para aproveitarem esta oportunidade e, principalmente, passar para as pessoas que estão a assistir como isso é importante para nós. O adepto não vai ter dúvida de que a nossa equipa vai dar tudo a cada jogo. Quando não há ninguém a ver, quando os holofotes não estão ligados, são poucas as pessoas que conseguem trabalhar duro todos os dias. E eu vi, neste primeiro mês, que a nossa equipa está disposta a trabalhar muito duro. Isso é uma coisa que me comove muito, que me toca, tenho muito orgulho em tudo o que foi construído neste primeiro mês de trabalho."

FAZER POR MERECER O FAVORITISMO

"Quando olharmos para trás vamos realmente ver se fizemos um grande trabalho e se merecemos conquistar alguma coisa. Claro que a equipa do Benfica vai sempre entrar como uma das favoritas para as conquistas, pela estrutura, pelo investimento e pela história, mas temos de merecer. Só há uma maneira de merecer, que é todos os dias ir aprendendo, treinar com muita vontade e determinação."

Entrevista Cassiano Klein

"A nossa parte mental nas primeiras jornadas vai ser fundamental. Vamos precisar muito mais de superação do que de questões táticas"

CONVIVÊNCIA COM AS OUTRAS MODALIDADES

"O Benfica é incrível. Queria que todos tivessem a oportunidade de trabalhar num clube destes, porque tem tudo o que se possa imaginar. Pensam em todos os detalhes. Creio que uma das coisas que marcam muito é que conseguimos aprender com as outras modalidades. Acabamos o nosso treino e entra outra modalidade com a mesma inspiração, com a mesma 'fome'. É um clube que dá essa oportunidade de dividir o pavilhão com os melhores treinadores e jogadores de outras modalidades. Essa convivência é o que me está a marcar mais. Espero que também consigamos ajudar as outras modalidades. Atualmente, vejo que o jogo é muito global, especialmente no desporto de pavilhão."

EXPECTATIVAS PARA A ESTREIA NO CAMPEONATO

"Do que já conseguimos acompanhar dos amigáveis que eles [SC Lusitânia] fizeram, vimos que é uma equipa rápida, uma equipa jovem que utiliza muito o cinco para quatro. Faz isso muito bem. Têm uma defesa muito boa. Neste momento temos de nos preocupar muito connosco, porque estamos a aprender a cada dia. Estas primeiras jornadas vão servir para conseguirmos ter uma equipa com mais clareza e, principalmente, que seja uma equipa intensa e faminta. Deixei bem claro aos jogadores que não vamos conseguir ser uma equipa ótima taticamente no começo. Não existe tempo para isso, até porque há jogadores que só estão a chegar agora, mas há uma coisa que não podemos negociar, que é a vontade de ganhar, de competir. Eles transmitem-me isso todos os dias, o que me deixa encantado. A conduta que eles estão a ter, vamos precisar muito dela a época toda, porque o Campeonato é muito forte e eles sabem disso."

Entrevista Cassiano Klein

"A equipa que mais conseguir aprender durante a temporada é a equipa que chega mais forte às finais"

PREPARAR BEM O FINAL DA ÉPOCA

"Que todas as jornadas sirvam para que consigamos aprender. Falo muito na palavra aprender porque é uma das coisas que mais me encantam na vida e no futsal. É um jogo que apresenta muitas variações. Há adversários que marcam à zona, outros marcam de forma individual. A cada jogo estamos a aprender e, na minha opinião, a equipa que mais conseguir aprender durante a temporada é a equipa que chega mais forte às finais. Todos querem fazer um grande final de época, grandes finais, play-offs, então temos de nos preparar bem nestes jogos durante a época. Se um jogador é bom numa situação, mas se o jogo muda para outro cenário e ele não tem aquele conhecimento, não vai conseguir fazer o melhor. O treino serve para isso, para conseguir analisar bem o adversário e treinar diversas situações. Só que isso requer uma coisa que é fundamental para tudo, que é tempo. Tivemos quatro dias com alguns jogadores, zero dias com outro, que é o Arthur [entrevista gravada antes do primeiro treino do atleta], e um mês com outro grupo. Por isso, vamos ter de nos superar no começo. Volto a repetir que a nossa parte mental nas primeiras jornadas vai ser fundamental. Vamos precisar muito mais de superação do que de questões táticas."

O APOIO DOS ADEPTOS

"Quando cheguei a Lisboa acompanhei muitos jogos do Benfica. Uma coisa que me impressionou foi o apoio dos adeptos. Estamos num momento em que precisamos muito do carinho deles, porque vai começar o Campeonato, e esse apoio, tanto nas redes sociais como com a presença deles aqui no pavilhão, vai ser muito importante para nós. Por tudo o que vi, tenho a certeza de que eles vão estar connosco o ano inteiro. Sabemos que vamos encontrar dificuldades, porque é um Campeonato muito forte, mas gostaríamos muito de jogar um futsal incrível e vencer todos os jogos. Acredito que seja impossível jogar sempre bem, mas que consigamos transmitir aos adeptos o quanto esta camisola e este clube são importantes para nós. Que tenhamos uma química muito boa durante a época, porque com certeza isso fará muita diferença."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 11 de outubro de 2024

Patrocinadores Futsal