Andebol

07 outubro 2024, 17h15

Kadetten Schaffhausen-Benfica

Jota González

Esta terça-feira, 8 de outubro, é dia de estreia da equipa masculina de andebol do Benfica na fase de grupos da EHF European League 2024/25. Pela frente estará o Kadetten Schaffhausen, adversário da 1.ª jornada do Grupo C, com a partida agendada para as 17h45 de Portugal Continental (18h45 locais), no BBC Arena (Suíça). Jota González e Demis Grigoras esperam dificuldades, mas frisam que as águias vão com a ambição de "ganhar".

É com a expectativa de que este será um "jogo complicado" que o Benfica viaja para a Suíça, para enfrentar um emblema que integra nos seus quadros "jogadores muito importantes".

"A maioria são internacionais pelas suas seleções. É um campo complicado para ganhar, mas, apesar de termos muitas baixas, vamos com a expectativa de ganhar", garantiu Jota González na antevisão do embate, à BTV.

Kadetten Schaffhausen-Benfica

Ouça Jota González

Sobre o tipo de equipa que o Benfica vai encontrar, o treinador encarnado destacou a "variabilidade da defesa" do Kadetten Schaffhausen, mas não só. "São capazes de defender em 5x1, em 6x0 e em 4x2. Têm jogadores muito altos e fortes na defesa. No ataque, têm uma potência de tiro exterior de respeito e um bom jogo com os pivôs", explicou.

Para contrariar as "virtudes" da formação helvética, Jota González diz que as águias "vão tentar fazer" o seu jogo.

"Preparámos o que queremos para tentar minimizar as virtudes deles, e vamos tentar atacar em velocidade. Vamos ver como as coisas nos correm, com jogadores a fazer mais do que uma posição, pois estamos a contas com várias baixas", lembrou o timoneiro benfiquista.

Kadetten Schaffhausen-Benfica

Sobre as ambições encarnadas numa prova que o Clube conquistou em 2022, o treinador considera que primeiro é "fundamental passar esta fase". Além do Benfica e do Kadetten Schaffhausen, estão no Grupo C o Tatran Presov (Eslovénia) e o Limoges Handball (França). "Estamos num grupo muito equilibrado. Se queremos passar, temos de ganhar os jogos em casa e algum fora", projetou o técnico.

Jota González realçou o "ambiente especial" dos jogos europeus e o impacto que tal tem nos atletas, até porque alguns já conquistaram esta prova de águia ao peito.

"Aos jogadores cria grande expectativa, pois há vários com a recordação desse grande êxito do Benfica, que foi ganhar uma competição europeia. Foi um sucesso total, e os jogadores têm muita vontade de repetir", avaliou.

Kadetten Schaffhausen-Benfica

Ouça Demis Grigoras

Quem também anteviu este duelo foi Demis Grigoras, que, à imagem do seu treinador, previu "um jogo difícil", e lembrou as "muitas lesões" que assolam o plantel.

Além disso, a qualidade faz igualmente do Kadetten Schaffhausen uma "equipa" que "não é fácil". "Têm vários bons jogadores. Na Liga Suíça, jogam muito bem. Temos de estar numa boa forma para ganhar o jogo. Temos de começar bem e continuar assim", observou.

Naquilo que o Benfica pode fazer nesta competição, em que "tudo é possível", o lateral-direito considerou que as águias têm de ir "jogo a jogo". "É mais importante, para nós, pensarmos no próximo jogo do que no futuro", explicou.

Com o jogo a realizar-se na Suíça, um país onde há uma forte comunidade portuguesa, e, logo, uma grande marca benfiquista, Demis Grigoras recordou a última vez que os encarnados jogaram no BBC Arena, e confessou esperar ter semelhante incentivo. "Gostava muito que nos viessem apoiar. Na última vez em que lá jogámos foi incrível, com muitos adeptos do Benfica", lembrou.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 7 de outubro de 2024

Patrocinadores Andebol