Futebol Formação

06 outubro 2024, 17h28

Benfica B-Chaves

Os festejos do golo de Gustavo Varela

RESUMO DO JOGO

Liga 2
7.ª jornada
RESULTADO FINAL
Benfica B 1
Chaves 0
Marcadores
Gustavo Varela 84'  

Neste domingo, 6 de outubro, o Benfica B enfrentou o Chaves, na 7.ª jornada da Liga 2, no Benfica Campus. As águias venceram por 1-0, com um golo de Gustavo Varela.

Os primeiros minutos tiveram pouca história, com as duas equipas a perderem muitas bolas, não criando qualquer situação de perigo.

A primeira oportunidade surgiu ao 10', e teve Joshua Wynder como protagonista. Canto bem cobrado por Hugo Félix, do lado esquerdo do ataque encarnado, e o central norte-americano a subir mais alto, mas a cabecear um pouco por cima.

Este lance teve o condão de despertar as águias, e dois minutos depois foi Hugo Félix a ficar muito perto do primeiro. Com um passe de rutura, Diogo Prioste colocou o camisola 79 em zona frontal, este recebeu a bola, enquadrou-se e atirou para excelente defesa de Vozinha, que desviou o esférico para o poste esquerdo da sua baliza (12').

Benfica B-Chaves

Ao 42', Nuno Félix visou a baliza, com um remate forte, mas a bola saiu um pouco por cima da barra.

Este foi mesmo o último lance de registo do primeiro tempo, com o intervalo a chegar pouco depois e o marcador a mostrar o nulo.

Numa curta declaração à BTV, antes de rumar às cabinas, Hugo Félix referiu que as águias teriam de "definir melhor" na segunda parte.

Devido a limitações físicas, Joshua Wynder não regressou com a equipa titular para a segunda parte, cedendo o seu lugar a João Fonseca.

Benfica B-Chaves

Ao contrário do que havia acontecido no primeiro tempo, o Chaves começou mais atrevido. Aos 53', os flavienses criaram a sua primeira chance, com um cabeceamento de André Ricardo a obrigar André Gomes a aplicar-se (53').

Aos 57', Hugo Félix voltou a ficar perto de inaugurar o marcador, mas, descaído no lado direito do ataque, atirou às malhas laterais.

Perto da hora de jogo, uma jogada entre os dois Félix em campo ia resultando no 1-0. No lado esquerdo, Hugo cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Nuno, que finalizou ligeiramente por cima (58'). Os encarnados cheiravam o golo...

Benfica B-Chaves

Três minutos volvidos, gritou-se golo no Benfica Campus, mas por pura ilusão de ótica. Remate rasteiro, mas fortíssimo, de João Rego, com a bola a rasar o poste esquerdo da baliza de Vozinha, que ficou completamente pregado ao relvado (61'). Sensação de golo no Seixal...

Com o passar do tempo, o jogo foi-se partindo, com a bola a rondar as duas áreas. Dessa forma, Leandro Sanca apareceu na cara André Gomes, e o guarda-redes benfiquista evidenciou-se e defendeu a intenção do avançado flaviense.

Pouco depois, foi a vez de o Benfica B ameaçar, novamente, chegar à vantagem. Leandro Santos, que havia entrado aos 63', arrancou pelo lado direito do ataque do Benfica B e cruzou para área, porém, a bola ganhou outra direção e embateu na barra da baliza, ficando o defesa encarnado muito perto de marcar. Vozinha estava batido.

Benfica B-Chaves

O guarda-redes do Chaves também nada podia fazer quando Gustavo Varela, no coração da área, emendou, meio com a cabeça, meio com o ombro, um cruzamento oriundo da esquerda, efetuado por Francisco Domingues, e colocou a bola no fundo das redes. Estava, finalmente, desfeito o nulo, e pela equipa que mais o procurou fazer (1-0, aos 84').

Mesmo em vantagem no marcador, o Benfica B nunca deixou de atacar, manteve-se subido no terreno de jogo, e, acima de tudo, muito compacto. Tanto assim foi que a melhor oportunidade até ao apito final pertenceu mesmo aos jogadores orientados por Nélson Veríssimo.

Gustavo Varela, descaído pela esquerda, apareceu à entrada da área, fletiu para o meio, e rematou muito colocado e rente ao poste (90'+6'). Teria sido um grande golo do homem que decidiu o encontro, que haveria de terminar segundos depois com o triunfo do Benfica B, por 1-0, elevando para cinco o número de vitórias na Liga 2, em sete jogos.

A 8.ª jornada da Liga 2 reserva uma deslocação ao Algarve, para defrontar o Portimonense, em data por revelar.

Benfica B-Chaves

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Um jogo muito difícil, com uma boa equipa, bem orientada. Sabíamos que seria um jogo em que teríamos de ter uma grande consistência a defender, e tínhamos de ser, acima de tudo, eficazes. Julgo que não foi um jogo com muitas oportunidades, daí o tal equilíbrio. Foi um jogo muito rico naquilo que foram as nuances estratégias que uma e outra equipa colocaram, o que acabou por dificultar ambas. No fim, acabámos por somar os três pontos, fruto de um grande cruzamento do Francisco Domingues, e uma finalização do [Gustavo] Varela, que traduz o mérito de toda a equipa. Ainda temos muita margem para crescer. Se olharmos para o que foi o jogo ofensivo, tivemos muitos problemas, principalmente na primeira parte. O posicionamento que adotámos na segunda parte causou mais problemas ao Chaves. Permitiu-nos descobrir outros espaços, que depois acabaram por se concretizar na situação de golo que fizemos. É verdade que não sofrer golos também traduz a globalidade do trabalho que temos vindo a desenvolver, mas, neste momento, este jogo já é passado, e sabemos que estamos num contexto muito competitivo e não podemos facilitar em nada. Dar os parabéns aos jogadores, pelo que conseguiram num jogo muito difícil, o Chaves tem uma muito boa equipa. Dar também uma palavra aos nossos sócios e adeptos, que em muitos momentos empurraram a equipa para frente."

Gustavo Varela (avançado do Benfica B e Homem do Jogo): "É sempre bom entrar e ajudar a equipa a conquistar os três pontos. Temos vindo a fazer um grande início de época. A equipa esteve muito bem, a aguentar. Com mérito da equipa, com um bom cruzamento do Francisco Domingues, consegui ajudar, e é isso que interessa."

Diogo Prioste (médio do Benfica B): "Um grande jogo, em que saímos com a vitória, que acho que é justa. Um jogo com oportunidades para os dois lados, mas, mesmo assim, acho que tivemos mais algumas. Estamos muito felizes, estamos de parabéns, e agora vamos para pausa com o sentimento de que até agora está a correr muito bem. Vamos continuar a trabalhar, pois ainda nada está feito."

Benfica B-Chaves

Liga 2 | 7.ª jornada | 06/10/2024
Benfica B-Chaves
1-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
André Gomes, Diogo Spencer (Leandro Santos, 63'), Gustavo Marques, Joshua Wynder (João Fonseca, 46'), Francisco Domingues, Nuno Félix (Rafael Luís, 88'), Diogo Prioste, Hugo Félix (Luan Farias, 77'), Gerson Sousa, João Rego e José Melro (Gustavo Varela, 63')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, João Fonseca (46'), João Veloso, Leandro Santos (63'), Paul Okon, Rafael Luís (88'), Gustavo Varela (63'), Ivan Lima e Luan Farias (77')
Treinador do Benfica B
 Nélson Veríssimo
Onze do Chaves
Vozinha, Carraça, Bruno Rodrigues, Vasco Fernandes, Kiko, Pedro Pelágio, Roan Wilson (Pinho, 77'), André Ricardo (Pedro Tiba, 64'), Rui Gomes, Rúben Pina (Leandro Sanca, 77') e Paul Ayongo (Paulo Victor, 64')
Suplentes
Rodrigo Moura, Aarón Romero, Paulo Victor (64'), Pinho (77'), Leandro Sanca (77'), Kusso, Tiago Almeida, Pedro Tiba (64') e Tounkara
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica B: Gustavo Varela (84')
Boletim clínico do Benfica B
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 6 de outubro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação