Andebol Feminino

02 outubro 2024, 15h31

Antevisão Benfica-Super Amara Bera Bera

Treinador Luís Monteiro a dar indicações ao grupo

É um Benfica ambicioso, garante o treinador da equipa feminina de andebol Luís Monteiro, aquele que vai receber, no domingo, 6 de outubro (15h00), o campeão espanhol Super Amara Bera Bera no jogo da 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da EHF European League Women. O técnico alerta para um "adversário duro de ultrapassar", mas conta, para isso, com o apoio dos adeptos no Pavilhão n.º 2 da Luz.

"Esta é uma competição [EHF European League Women] diferente daquela em que o Benfica tem participado nos últimos, e em que no ano passado conseguiu chegar à meia-final [EHF European Cup Women]. Uma competição com um grau de exigência completamente diferente, basta ver que na primeira eliminatória aparece o campeão espanhol, que ganhou a Supertaça Ibérica no mês passado. É uma equipa fortíssima, de um Campeonato com um grau de exigência muitíssimo elevado. Vai ser um adversário duro de ultrapassar. O Benfica tem sempre a ambição de ganhar qualquer jogo. Nós temos de ter esta ambição, é essa a cultura que temos aqui dentro do Clube. E essa ambição não passa só pelo discurso. Passa por um trabalho diário muito intenso, tentar levar todas as jogadoras a um nível de competição elevado. Tirar o máximo potencial que podemos tirar delas. Preparar bem o jogo, estudar bem o adversário, tentar controlar todas as variáveis do jogo, e, assim, criar essa ambição para poder ganhar", apontou Luís Monteiro, em declarações à BTV.

Ouça Luís Monteiro

Numa eliminatória a duas mãos, as tricampeãs nacionais estreiam-se em casa, jogando depois, a 12 de outubro, em San Sebastián, Espanha. "Isso poderá não ter um carácter decisivo. Temos de jogar bem este jogo e manter-nos dentro da eliminatória nesta primeira parte. Umas vezes é melhor jogar primeiro em casa, outras vezes é melhor jogar primeiro fora, isso não terá influência na decisão da eliminatória", explicou Luís Monteiro.

Antevisão Benfica-Super Amara Bera Bera

"É uma competição nova neste percurso do Benfica, é a primeira vez que a equipa vai participar, tem um grau de complexidade elevado"

Luís Monteiro

Focado agora no duelo da 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação, o treinador conta com o apoio da massa adepta na estreia numa prova de "grau de complexidade elevado".

"Temos muita vontade de estar na fase de grupos desta competição. É nova neste percurso do Benfica, é a primeira vez que a equipa vai participar, tem um grau de complexidade elevado, e nós queríamos muito estar na fase de grupos. Isso implica que o público possa estar presente, eu sei que vai estar muita gente presente, muitos adeptos do andebol do Benfica e do andebol nacional, e contamos com esse apoio", salientou Luís Monteiro, ele que tem agora todas as jogadoras à disposição e, garante, "todas em excelentes condições".

Ouça Luís Monteiro

"Viemos agora de uma paragem relacionada com o crescimento desta equipa. Das nossas 16 jogadoras, 14 estiveram em compromissos de seleções nacionais, tivemos só duas jogadoras a trabalhar nesta semana. Arrancámos na segunda-feira ainda parcialmente, pois algumas jogadoras ainda estiveram em competição no domingo, e na terça-feira começámos na máxima força. Os indicadores que tenho é que estão todas em excelentes condições, e começámos um trabalho aturado para podermos ultrapassar este adversário", assegurou o técnico.

Antevisão Benfica-Super Amara Bera Bera

Ouça Maria Unjanque

A lateral-esquerda Maria Unjanque foi o rosto da motivação do grupo de trabalho, que, garante, está "preparado para enfrentar qualquer tipo de dificuldade".

"Vai ser um jogo bastante difícil, mas vamos dar o nosso melhor, com certeza", vincou a camisola 8 do Benfica, que não poupou elogios ao adversário.

"O Bera Bera é o campeão nacional de Espanha, é uma equipa muito forte, tem jogadoras muito fortes, sobretudo a pivô, uma primeira linha rápida, com uma boa condição física. Acho que vai ser um jogo difícil, mas vamos disputá-lo até ao fim", afiançou.

Maria Unjanque deixou ainda um convite aos Benfiquistas, o "oitavo jogador".

"Apelamos ao apoio dos adeptos, vai ser um jogo emocionante, e o oitavo jogador será bastante importante para podermos chegar à vitória, para nos motivar ainda mais, e trazê-los a mais jogos como este, que é o que pretendemos", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 4 de outubro de 2024

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas