Futebol feminino

30 setembro 2024, 21h39

Sporting-Benfica

Os festejos das jogadoras do Benfica

RESUMO DO JOGO

Liga BPI
4.ª jornada
RESULTADO FINAL
Sporting 0
Benfica 2
Marcadoras
Cristina Prieto 34'
Nycole Raysla 48'

Revelando grande coesão, espírito coletivo e pragmatismo, a equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Sporting (0-2), em jogo da 4.ª jornada da Liga BPI, realizado nesta segunda-feira, 30 de setembro, no Estádio José Alvalade. Cristina Prieto e Nycole Raysla foram as autoras dos golos.

Os minutos iniciais ficaram marcados pelo equilíbrio. Até que, aos 10', as Inspiradoras acercaram-se com perigo da baliza leonina. A passe de Marit Lund, Andreia Norton, já na área, desferiu um remate cruzado com o pé esquerdo que Hannah Seabert defendeu para canto. Na sequência do mesmo, de fora da área, Catarina Amado atirou ao lado.

O Sporting procurou as transições rápidas para o ataque, sempre bem controladas pelas jogadoras encarnadas.

Com muito apoio dos Benfiquistas presentes num dos topos do recinto leonino, aos 17', Nycole Raysla cabeceou para a baliza do Sporting, mas faltou-lhe mais intensidade no golpe de cabeça, que Seabert amarrou.

Aos 22', Ana Capeta surgiu sem oposição na área encarnada, rematou, mas estava em posição irregular, assinalada pela árbitra Sandra Bastos.

A reação das águias surgiu aos 28'. Em boa posição, na área, Cristina Prieto não conseguiu bater Hannah Seabert, que saiu da baliza e levou a melhor sobre a avançada espanhola. Na insistência, a camisola 7 atirou para fora.

Sporting-Benfica

Com boa organização tática, o Benfica continuou em busca do golo. E a insistência de Chandra Davidson em bola dividida com Jacynta Gala no meio-campo foi recompensada, pois a canadiana endossou para Cristina Prieto, que, de forma sublime, ultrapassou Georgia Eaton-Collins e fez balançar as redes, aos 34' (0-1)!

Inspirada, Prieto anotou o quinto tento na Liga BPI, faturando assim em todas as rondas até ao momento.

O Sporting tentou ameaçar e, aos 37', Telma Encarnação marcou, mas o golo foi devidamente invalidado, por fora de jogo.

Com a bola a rondar as duas áreas, aos 41', Hannah Seabert defendeu o remate de Andreia Faria, de fora da área. Depois, aos 42', após livre sobre o corredor direito, Maiara Niehues cabeceou ao poste. No ressalto, Laís Araújo, com um corte providencial, evitou que Georgia Eaton-Collins pudesse rematar para a baliza.

Ao intervalo, o Benfica vencia por 0-1.

Sporting-Benfica

No recomeço do desafio, as Inspiradoras foram letais. Aos 48', a partir de um livre das verdes e brancas na direita do ataque, a bola foi recuperada por Andreia Faria. Cristina Prieto tocou para Catarina Amado, que entregou o esférico para Nycole Raysla. A avançada brasileira progrediu desde a linha divisória do terreno até à área oposta e bateu Seabert (0-2)!

O golo das águias foi celebrado com os adeptos! A perder por dois golos, o Sporting procurou ripostar. Na pequena área, aos 56', Ana Capeta conseguiu rematar, e Lena Pauels negou-lhe o tento ao defender com o pé!

Com as águias apostadas em transições rápidas para o ataque, decorria o minuto 66 quando Cristina Prieto ficou perto do bis. Ameaça permanente à baliza oposta, a atacante do Benfica intercetou um mau passe de Seabert, na área, e quase fez o 0-3.

Sporting-Benfica

A gerir bem os momentos do jogo, a equipa comandada por Filipa Patão teve mais um remate. Após boa combinação entre Pauleta e Marie Alidou, Chandra Davidson errou o alvo (80').

Do lado oposto, aos 84', foi Lena Pauels a defender a tentativa de Ana Capeta. Seguiu-se o cabeceamento de Diana Silva ao lado. No primeiro minuto do tempo de compensação, a formação leonina ainda dispôs de uma oportunidade: Maísa Correia, pela esquerda, atirou na direção da baliza e Ana Capeta falhou a emenda.

Em total simbiose com os adeptos, que não cessaram de entoar cânticos de apoio, a equipa do Benfica triunfou no dérbi eterno (0-2).

Cristina Prieto foi considerada a Mulher do Jogo e, com este desfecho, as águias somam quatro vitórias em igual número de jornadas, sendo líderes isoladas à condição.

Na partida da 5.ª jornada, agendada para as 10h30 de sábado, 5 de outubro, as tetracampeãs nacionais recebem o Marítimo no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

Sporting-Benfica

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Era exatamente esta resposta que eu estava à espera que a equipa desse, porque dá sempre. E, acima de tudo, porque os nossos adeptos e o nosso Clube merecem. Sabemos a paixão e o amor que temos por esta camisola e por este Clube. As jogadoras sabiam da importância do que era dar essa resposta e de estarmos sempre positivas e proativas no jogo. Sabíamos que não nos podíamos desconcentrar, e nunca dar parte fraca em qualquer lance. As jogadoras tiveram uma resposta à altura, à Benfica, num momento de muita importância. Ressalvar, também, que mantemos os pés na terra. Neste momento, qualquer equipa que ganhasse este jogo não indicava nada para o Campeonato. Estamos na 4.ª jornada, e quem perdesse este jogo não iria ficar longe do título, muito pelo contrário. Temos de continuar a trabalhar, a sermos humildes e coesas, como fomos hoje, para nos reconstruirmos ao longo destas semanas e destes meses importantes para nós. Sabemos o que é preciso para estarmos lá em cima e estamos muito focadas nisso. [Cristina Prieto] Uma jogadora de que já podíamos ter ouvido falar há mais tempo. Não aconteceu, mas sabíamos da qualidade dela, sabíamos daquilo que iria chegar ao Clube e foi com naturalidade que ela começou a marcar golos. Já o fez em Espanha e em equipas que não eram de topo, mas de meio da tabela. Uma jogadora que, por si só, já indicava golo, mas acima de tudo é uma jogadora muito humilde, que trabalha muito para a equipa. Quer continuar a crescer, independentemente de ter 31 anos, e dá tudo o que tem e o que não tem pela equipa, mas, muito sinceramente, neste momento, não quero individualizar. É uma excelente jogadora, mas nós tivemos aqui um excelente coletivo e uma excelente equipa, porque só assim é que conseguiríamos sair com a vitória."

Laís Araújo (defesa do Benfica): "É um passo muito importante para nós. Um campo muito difícil, mas os adeptos estiveram connosco, apoiaram-nos e deram tudo. Sabíamos que não tínhamos feito uma boa prestação no último jogo e precisávamos de uma boa exibição. Com a ajuda deles [adeptos], conseguimos crescer durante a partida e fizemos um bom jogo num campo difícil. O Sporting é uma equipa que nos tem dado muito trabalho, mas deu tudo certo e estamos felizes. O trunfo foi a nossa união e mostrar que nada está perdido. Perseguimos um objetivo muito grande, que é sermos campeãs. Sabemos que o Sporting é forte e que temos de passar por elas para lá chegarmos. Fomos unidas e tivemos muita vontade, muito querer e muita ambição. No último jogo não conseguimos oferecer isso aos adeptos, e queríamos mostrar que somos mais fortes do que fomos."

Sporting-Benfica

Liga BPI | 4.ª jornada | 30/09/2024
Sporting-Benfica
0-2
Estádio José Alvalade
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Laís Araújo, Chandra Davidson, Andreia Faria (Beatriz Cameirão, 84'), Anna Gasper (Pauleta, 57'), Andreia Norton, Marit Lund, Nycole Raysla (Letícia Almeida, 84') e Cristina Prieto (Marie Alidou, 70')
Suplentes
Rute Costa, Joana Silva, Beatriz Cameirão (84'), Jody Brown, Letícia Almeida (84'), Lara Martins, Pauleta (57'), Marie Alidou (70') e Neide Guedes
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Ana Borges, Georgia Eaton-Collins, Fátima Pinto, Alícia Correia, Cláudia Neto, Andreia Bravo (Brenda Pérez, 73'), Maiara Niehues (Maísa Correia, 84'), Jacynta Gala (Diana Silva, 59'), Telma Encarnação (Brittany Raphino, 59') e Ana Capeta
Suplentes
Catriona Sheppard, Rita Fontemanha, Brenda Pérez (73'), Vera Cid, Beatriz Fonseca, Brittany Raphino (59'), Diana Silva (59'), Maísa Correia (84') e Miri O'Donell
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Cristina Prieto (34') e Nycole Raysla (48')

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 30 de setembro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas