Basquetebol Feminino

28 setembro 2024, 18h00

Benfica-GDESSA

Equipa com o troféu da Supertaça

RESUMO DO JOGO

Supertaça Feminina
Final
RESULTADO FINAL
Benfica 61
GDESSA 54
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
15-9 28-19 39-35 61-54

A equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu neste sábado, 28 de setembro, o GDESSA por 61-54 e conquistou a 3.ª Supertaça do seu palmarés.

Perante o forte apoio dos Benfiquistas que se deslocaram ao Pavilhão Multiusos de Sines, as águias entraram na partida em bom plano, mas encontraram uma forte resistência da equipa do Barreiro, que conseguiu equilibrar a contenda. Atravessada uma fase de muitas faltas – e superada a tensão própria de um jogo decisivo –, as encarnadas conseguiram alcançar a maior vantagem (11-7) e geriram a partida até ao 15-9, que se registava no final do 1.º quarto.

Benfica

No 2.º quarto, o Benfica continuou a defender de forma bastante agressiva e condicionou o ataque do GDESSA, que marcou apenas quatro pontos de lançamentos de campo, dos 10 aos 20 minutos de jogo. Do outro lado, Inês Faustino e Milica Ivanovic continuaram de pontaria afinada e ajudaram a equipa de Eugénio Rodrigues a chegar ao intervalo com uma vantagem de 28-19.

No regresso das cabinas, as águias chegaram a estar 13 pontos à frente no marcador (36-23), mas o GDESSA conseguiu encontrar o caminho do cesto e, paulatinamente, começou a reentrar na discussão do encontro. Com dois triplos cirúrgicos, um de Raphaella Monteiro e outro de Milica Ivanovic, o Benfica voltou a ganhar alguma folga, mas uma boa reta final da turma do Barreiro colocou o resultado em 39-35 no final do 3.º quarto.

Benfica

Com tudo em aberto na luta pela Supertaça, nos derradeiros 10 minutos do encontro assistiu-se a um jogo de parada e resposta que deixou as bancadas ao rubro. Atacando com velocidade e determinação, o Benfica conseguiu abrir uma vantagem de 10 pontos (52-42), mas o GDESSA reagiu e reduziu para 54-50. A partir daí, a estratégia das adversárias passou por levar as encarnadas para a linha de lance livre, e estas não tremeram, controlando a partida até ao 61-54 final.

Com o troféu na mão, e Milica Ivanovic eleita MVP da partida, o grupo e a equipa técnica festejaram na companhia dos adeptos, que, tal como o treinador Eugénio Rodrigues tinha pedido na antevisão da partida, estiveram em excelente plano no papel de 6.º jogador das águias.

Confirmada a vitória em Sines, a equipa feminina de basquetebol do Benfica passou a ser a campeã em títulos da Liga Feminina Betclic, da Taça de Portugal, da Taça Vítor Hugo e da Supertaça. No próximo domingo, 6 de outubro, as águias voltam a entrar em campo para darem início à edição 2024/25 do Campeonato, com a receção ao Basquete Barcelos.

Benfica-GDESSA

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Duas equipas de características diferentes, mas com valores muito parecidos. Duas equipas candidatas, e estávamos preparados para um jogo de grande dificuldade, onde ora encostávamos o adversário às cordas, ora éramos encostados. Quando disputamos uma final, é importante termos um equilíbrio emocional e saber viver com os erros. Íamos, com certeza, cometê-los e sabíamos que também tínhamos de aproveitar os do adversário. No 4.º quarto, quando saímos de um momento menos bom, foi a componente emocional e a nossa solidez que nos valeram a vitória. Não estou a contar os troféus, quero é alimentar esta chama de jogar cada jogo como se fosse o último das nossas vidas e celebrar cada conquista como se fosse a primeira. Agora, temos meses muitos duros pela frente. Em outubro, vamos disputar oito jogos, e, em novembro, sete. Era importante vencer a Supertaça para ganhar este balão motivacional e preparar o que temos pela frente. Vamos precisar destes adeptos, que voltaram a ser espetaculares."

Benfica-GDESSA

Marcy Gonçalves (extrema e capitã do Benfica): "Sabíamos da importância da Taça Vítor Hugo para nos fazer crescer e chegarmos aqui a jogar um bom basquetebol, e sabíamos da importância de voltar a trazer a Supertaça para o Clube."

Benfica-GDESSA

Milica Ivanovic (base/extrema do Benfica e MVP da partida): "Trabalhamos muito e queremos evoluir. O objetivo é conquistar troféus, e este representa o quão duro trabalhámos e quanto queríamos ganhar."

Benfica-GDESSA

Raphaella Monteiro (extrema/poste do Benfica): "Conseguimos sair daqui com esta vitória, que foi muito suada. Mas conseguimos impor o nosso ritmo desde o início, e acho que foi um ótimo jogo."

Benfica-GDESSA

Inês Faustino (base do Benfica): "Acho que não podia ter um melhor começo do que este, com duas taças [Taça Vítor Hugo e Supertaça] conquistadas no espaço de uma semana. Os jogos entre Benfica e GDESSA são sempre muito intensos, o vencedor nunca é certo e são sempre discutidos até ao fim."

Benfica-GDESSA

Isabela Quevedo (poste do Benfica): "Para mim, é uma alegria regressar à equipa, e, ainda por cima, com este resultado. O GDESSA tem uma equipa muito forte, mudaram algumas jogadoras, e até acho que se entendem melhor dentro de campo. Isso fez com que tenhamos tido algumas dificuldades, sobretudo na segunda parte."

Benfica-GDESSA

Supertaça Feminina | 28/09/2024
Benfica-GDESSA
61-54
Pavilhão Multiusos de Sines
Cinco inicial do Benfica
Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro
Suplentes
Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Catarina Frederico, Leonor Peixinho e Mariana Silva
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do GDESSA
Mariane Carvalho, Maianca Umabano, Catarina Neves, Dayna Rouse e Joana Alves
Suplentes
Carolina Cabrita, Joana Lopes, Milena Sucacuexe, Letícia Vieira, Madalena Rufino, Marta Junho e Leonie Kambach
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
15-9 28-19 39-35 61-54
Pontuadoras do Benfica
Milica Ivanovic (14), Raphaella Monteiro (12), Inês Faustino (11), Evelyn Ovner (9), Isabela Quevedo (8), Artémis Afonso (5) e Marcy Gonçalves (2)

Texto: Redação
Fotos: FPB
Última atualização: 29 de setembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol