Basquetebol

26 setembro 2024, 15h21

Norberto Alves

Norberto Alves passa instruções ao grupo

Benfica e FC Porto discutem, no sábado, 28 de setembro (19h00), a conquista do primeiro troféu oficial da temporada 2024/25 de basquetebol, a Supertaça. Num clássico que o treinador Norberto Alves antecipa "difícil", os tricampeões nacionais vão, garante, "lutar até à exaustão".

No Pavilhão Multiusos de Sines estarão frente a frente o campeão nacional 2023/24 Benfica e o vencedor da Taça de Portugal. O técnico das águias alerta para o equilíbrio da equipa do FC Porto, salientando o "muito talento individual", mas promete um grupo empenhado em "encarar este jogo da Supertaça para vencer".

"A equipa do FC Porto, que já no ano passado era muito forte, reforçou-se bem, está muito equilibrada, com muito talento individual, e é um adversário difícil para nós, tal como foi sempre nas últimas épocas. Está muito forte, não temos dúvidas sobre isso, mas isto é para os melhores. Quanto a nós, apesar de algumas contrariedades que temos tido ultimamente, a equipa esteve muito bem no apuramento para a fase de grupos da Champions, com todas as dificuldades que tivemos, com muitas ausências. E, portanto, vamos encarar este jogo da Supertaça para vencer, independentemente das circunstâncias que estamos a atravessar", avisou, em declarações aos meios do Clube.

Norberto Alves

Num clássico "decisivo", o treinador lamenta as ausências, mas lembra que, "quem está, tem de dar um passo em frente, sem desculpas".

"Nesta altura, neste momento, e com as situações que estamos a atravessar, com algumas ausências, temos de nos agarrar uns aos outros e realmente mostrar caráter, porque vai ser decisivo. Lutar até à exaustão pelo jogo, e quem está tem de dar um passo em frente, sem desculpas. Sabemos que vamos enfrentar uma grande equipa, mas o que nos diz este passado recente no apuramento para a Liga dos Campeões é que, se tivemos uma vez esse caráter, podemos tê-lo sempre. Penso que isto foi a imagem de marca desta equipa nos últimos anos. E, portanto, vamos manter-nos fiéis a essa atitude, a esses valores, respeitar os adversários, como é evidente, e respeitar este adversário, que tem muita qualidade. Temos de focar-nos no que temos de fazer, em nós, e realmente mostrar a atitude que temos de ter para ganhar este jogo", apontou.

Em Sines, Norberto Alves conta com o apoio dos adeptos, sobretudo num "momento mais difícil, com esta onda de lesões", apontando-os como muito mais do que meros espectadores.

"Nós jogamos para os adeptos, jogamos para lhes dar alegrias. Temos sentido, ao longo destes anos, muito apoio da parte dos nossos adeptos, nos bons e nos maus momentos. E, neste momento mais difícil, com esta onda de lesões que estamos a ter, precisamos muito deles. Precisamos de que eles quase que substituam os jogadores que não vão poder jogar, e que nos deem essa força, que vai ser decisiva para podermos vencer a Supertaça", enfatizou.

Diogo Gameiro

Conseguido o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, os tricampeões nacionais correm agora atrás do segundo objetivo da temporada.

"No início da época, os objetivos foram bem definidos. O primeiro objetivo, que era o apuramento para a Liga dos Campeões, está cumprido. Mas isso já foi. Agora é uma Supertaça muito exigente contra o FC Porto, e queremos começar da melhor maneira esta época, a nível nacional, já com a conquista do troféu", reforçou o base Diogo Gameiro.

O internacional português de 29 anos aponta o aspeto defensivo como preponderante para o clássico, não descurando, no entanto, a consistência que há que ter o tempo todo.

"Nestes pontos altos costuma dizer-se que a defesa é sempre o elemento-chave. Acima de tudo, temos de ser consistentes durante os 40 minutos, mas, mais do que isso, sermos exemplares a nível defensivo. Estamos a preparar esta semana para chegar à Supertaça da melhor maneira, mas sem dúvida que os aspetos defensivos vão ser determinantes, e depois, mais do que jogar bem ou não, é mesmo a vontade com que vamos entrar no campo para ganhar. Isso também pode ser decisivo no final do jogo", ressalvou.

Diogo Gameiro aproveitou para apelar à presença dos adeptos, no Pavilhão Multiusos de Sines, para que ajudem o Benfica a entrar com o pé direito.

"Claro que sim, os adeptos benfiquistas têm sempre uma palavra decisiva e têm sempre uma influência bastante importante todo o ano, mas especialmente nestes pontos altos. O jogo vai ser em Sines, portanto relativamente perto de Lisboa, mas, mesmo que não fosse, a verdade é que já contámos com a presença dos adeptos em vários pontos do país, por isso, sim, eu apelo a todos os benfiquistas que se desloquem a Sines para começarmos o ano da melhor maneira", finalizou.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 26 de setembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol