Futebol

05 setembro 2024, 19h42

Bruno Lage

Bruno Lage

APRESENTAÇÃO

Bruno Lage, treinador que, com um futebol fantástico e galvanizador, conduziu a equipa de futebol profissional das águias à conquista do Campeonato Nacional na temporada 2018/19, está de regresso ao Sport Lisboa e Benfica.

Em janeiro de 2019, mais concretamente no dia 4, Bruno Lage, que então treinava a equipa B, foi o escolhido para assegurar o comando da formação principal do Glorioso. Os encarnados encontravam-se a sete pontos da liderança da Liga, mas, fruto de uma recuperação sensacional, assente num registo futebolístico empolgante e goleador, terminariam a época como campeões nacionais, celebrando a conquista do 37.º Campeonato Nacional da história do Clube.

A estreia como treinador do Benfica ocorreu no Estádio da Luz, na noite de 6 de janeiro de 2019, e as águias arrecadaram os três pontos no duelo com o Rio Ave (4-2), a contar para a 16.ª jornada do Campeonato.

Com uma reviravolta eletrizante, o coletivo benfiquista arrebatou os adeptos e alcançou aquela que seria a primeira de 18 vitórias em 19 jogos da Liga 2018/19 sob o pulso de Bruno Lage!

Bruno Lage

A Reconquista foi alcançada com uma 2.ª volta de sonho, em que o Benfica venceu 16 dos 17 jogos disputados, averbando apenas um empate. Foi a melhor de sempre do Clube no Campeonato Nacional, com 49 pontos arrecadados, ou seja, um aproveitamento de 94%, marca que colocou Bruno Lage como o treinador com melhor percentagem de vitórias, superando Jimmy Hagan. Nesse período, a equipa obteve triunfos no Estádio José Alvalade, no Estádio do Dragão, no Estádio Municipal de Braga, respetivamente frente a Sporting, FC Porto e Braga, igualando o cometimento de Sven-Göran Eriksson em 1990/91. Mais ainda: triunfou igualmente na visita ao reduto do Vitória SC.

Rumo ao 37 com Bruno Lage, entre 6 de janeiro e 18 de maio de 2019 a equipa perfez 19 jogos seguidos sem perder na Liga e registou a melhor série de triunfos da época – nove vitórias – em duas ocasiões, entre a 16.ª e a 24.ª jornada e entre a 26.ª e a 34.ª ronda.

O Benfica concluiu o Campeonato Nacional 2018/19 detendo o ataque mais concretizador da competição (103 golos, 63 dos quais obtidos no Estádio da Luz). Nos 19 encontros sob o comando de Bruno Lage, o coletivo marcou 72 golos (média de 3,78 por jogo), e, dos 18 triunfos averbados, 10 foram com números de goleada (55%) – por 13 vezes as águias triunfaram por três ou mais golos de diferença.

Bruno Lage com Seferovic e João Félix

Haris Seferovic, o avançado de referência da armada benfiquista concebida por Bruno Lage, viveu a época mais produtiva da sua carreira, cotando-se como o melhor marcador do Campeonato 2018/19, com 23 golos em 17 jogos.

Ainda na linha de ataque do xadrez encarnado, outro nome emergiu com uma força gigantesca: João Félix! Lançado a titular logo no primeiro onze desenhado por Bruno Lage, o avançado formado no Clube correspondeu com a marcação de dois golos no embate com o Rio Ave e disparou para uma segunda metade de temporada de altíssimo nível.

Titular nos 19 jogos do Campeonato efetuados pela equipa sob as instruções técnicas de Bruno Lage naquela época, João Félix apontou – nesse período – 13 golos e deu 6 a marcar.

Estádio da Luz

Na partida da 34.ª jornada da Liga, em 18 de maio de 2019, num Estádio da Luz a rebentar pelas costuras, Félix e Seferovic (bisou) marcaram três dos quatro golos no triunfo do Glorioso perante o Santa Clara – o outro tento teve a assinatura de Rafa, que encerrou a temporada com um dos melhores registos goleadores da sua carreira (21 remates certeiros). Foi uma tarde/noite de glória, com o Benfica a ratificar a Reconquista!

No percurso brilhante de 2018/19 ficou também na memória a goleada por 10-0 ao Nacional, em 10 de fevereiro de 2019, na Catedral, na 21.ª jornada do Campeonato Nacional, um feito que não se via há 55 anos (vitória do Benfica sobre o Seixal por 11-3 em 1964).

O impacto imediato e a condução das águias ao 37.º Campeonato Nacional do seu palmarés levaram Bruno Lage a ser galardoado com o prémio de Treinador do Ano em 2019.

Bruno Lage

No arranque da temporada 2019/20, Bruno Lage venceu o segundo troféu oficial pelo Clube, isto após a conquista da International Champions Cup, um importante troféu de pré-época com a presença de alguns dos colossos do futebol mundial. Foi na noite de 4 de agosto de 2019 que, no Estádio Algarve, o Benfica bateu o Sporting por 5-0 na Supertaça Cândido de Oliveira, naquela que é a maior goleada a um rival na história da prova. Aí, tornou-se no treinador mais rápido a conquistar um Campeonato e uma Supertaça: apenas sete meses.

Mais tarde, em 27 de outubro de 2019, Bruno Lage cometeu a proeza de ser o treinador da história do Benfica que mais depressa atingiu 25 vitórias no Campeonato Nacional, e fê-lo em somente 27 jogos. Nesta sequência, as águias marcaram 89 golos e sofreram apenas 19. Se incidirmos a análise nas 25 vitórias, verificamos que estas resultaram de 87 finalizações certeiras. O recorde foi estabelecido com 13 triunfos fora de portas e 12 vitórias em casa. E a solidez defensiva foi outro facto relevante: as águias não sofreram golos em 14 jogos.

O ano civil de 2019 terminou com outro dado impressionante: o Benfica venceu todos os jogos realizados fora de portas para o Campeonato Nacional, totalizando 15 triunfos! Os 42 golos apontados (média de 2,8 por jogo) e os 10 sofridos (0,66 por jogo) são números que traduzem o futebol de ataque praticado pelos encarnados na condição de visitantes.

Bruno Lage guiou as águias pela liderança do Campeonato Nacional 2019/20 até à 22.ª jornada, encerrando o seu trajeto no Clube no final de junho de 2020, após a 29.ª jornada, frente ao Marítimo, e com o Benfica qualificado para a final da Taça de Portugal.

No total das competições ao leme do Benfica, foram 76 jogos disputados, com 51 vitórias e 12 empates.

Aos 48 anos, Bruno Lage regressa ao Clube para assumir o comando da equipa de futebol profissional e atacar a época 2024/25.

Bruno Lage

VOCAÇÃO FORMATIVA

A licenciatura em Educação Física, Saúde e Desporto, com especialização em Futebol, foi o ponto de partida teórico para a entrada de Bruno Lage no mundo do desporto-rei, onde, em termos práticos, iniciou o seu percurso como treinador adjunto nas camadas jovens do Vitória de Setúbal, em 1997/98.

Porém, o seu trajeto ganhou outra dimensão quando em 2004/05 ingressou nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica, onde permaneceu até 2012, treinando com sucesso formativo e competitivo os escalões de Escolas, Iniciados, Juvenis e Juniores.

O primeiro regresso ao Benfica foi consumado em 1 de julho de 2018, para liderar a equipa B. Fez 13 jogos, vencendo oito duelos e obtendo uma média de 2,08 pontos por jogo. No dia 4 de janeiro de 2019, Bruno Lage foi o eleito do Clube para ascender à equipa principal e assumir o comando técnico, rumo ao 37, e nessa ocasião promoveu quatro jovens jogadores do plantel B, entre os quais Florentino, médio que faz parte do atual grupo de trabalho das águias.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 5 de setembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas