Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador alemão guiou o Benfica à conquista de um Campeonato Nacional e uma Supertaça.
01 setembro 2024, 16h41
Roger Schmidt
Contratado em maio de 2022, na primeira temporada na Luz, Roger Schmidt guiou as águias a 42 vitórias nos 55 embates realizados em 2022/23. Na caminhada para a conquista do 38.º título nacional, o registo do técnico na Liga foi de 28 triunfos e três empates nas 34 jornadas da prova.
Na principal competição doméstica, as águias marcaram 82 golos e consentiram 20.
Já na Liga dos Campeões, o trajeto foi longo. Após derrotar o Midtjylland na terceira pré-eliminatória (4-1 em casa e 1-3 fora), o Dínamo Kiev foi o último obstáculo (0-2 fora e 3-0 em casa) para o acesso à fase de grupos. Aí, o Benfica realizou 6 partidas, superando PSG, Juventus e Maccabi Haifa, apurando-se para os oitavos de final da competição como vencedor do Grupo H com 14 pontos, resultantes de quatro triunfos e dois empates (16 golos anotados e sete sofridos).
Na fase seguinte, as águias superaram o Club Brugge com dois triunfos (0-2 fora e 5-1 em casa). Entre as melhores oito formações europeias, o Benfica cedeu ante o Inter (0-2 em casa e 3-3 fora), nos quartos de final.
Já na Taça de Portugal, as águias atingiram também os quartos de final. Caldas, Estoril, Varzim foram os adversários ultrapassados até essa eliminatória. Aí, frente ao Braga, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 nos 90 minutos e prolongamento, as águias não foram felizes, sendo afastadas.
Na Taça da Liga, no Grupo C, com Moreirense, Estrela da Amadora e Penafiel, o saldo foi de sete pontos (2 vitórias e um empate), registo insuficiente para o apuramento para a final four, apesar de as águias terem concluído em igualdade pontual com o Moreirense, que se apurou.
No balanço desta primeira época do treinador alemão na Luz, o saldo foi 42 triunfos e 9 empates em 55 encontros, com 131 golos anotados e 40 sofridos, entre as quatro competições que os encarnados disputaram.
A temporada 2023/24 foi iniciada da melhor forma com a conquista da Supertaça. No dia 9 de agosto de 2023, o Benfica venceu o FC Porto (2-0), erguendo o caneco pela nona vez.
Na Liga, as águias venceram 25 das 34 jornadas, averbando cinco igualdades, e concluindo no 2.º posto com 80 pontos (77 remates certeiros e 28 encaixados).
Na Taça de Portugal, Lusitânia, Famalicão, Braga e Vizela foram os rivais derrotados pelas águias. Chegado à meia-final, disputada a duas mãos com o Sporting, o Benfica não foi feliz, e não se apurou para a final.
No outro troféu nacional, as águias venceram o Grupo B da Taça da Liga, com dois triunfos sobre Arouca e AVS. Na meia-final, o Benfica foi travado pelo Estoril, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 nos 90 minutos regulamentares.
Em termos internacionais, o Benfica totalizou quatro pontos no Grupo D da Champions League, concluindo na 3.ª posição atrás da Real Sociedad, do Inter e à frente do Salzburgo.
Com o apuramento para a Liga Europa, as águias levaram a melhor sobre o Toulouse (2-1 em casa e 0-0 fora) no play-off. Nos oitavos de final, a equipa comandada por Roger Schmidt bateu o Rangers (2-2 em casa e 0-1 fora), mas não conseguiu os seus intentos nos quartos de final, cedendo ante o Marselha, no desempate por grandes penalidades, no encontro da 2.ª mão.
No balanço de 2023/24, em 56 desafios registaram-se 36 vitórias e 10 empates (114 golos marcados e 54 sofridos).
Na presente temporada (2024/25), Roger Schmidt orientou as águias nas 4 primeiras rondas da Liga, totalizando duas vitórias e um empate (5 golos marcados e 3 sofridos).
Em suma, em 115 encontros, o técnico germânico guiou os encarnados a 80 triunfos e 20 empates. A equipa do Benfica apontou 250 golos e sofreu 97.
Finalizada a passagem pelo Benfica, Roger Schmidt fica ligado à conquista do 38.º Campeonato Nacional da história do Clube, bem como à 9.ª Supertaça.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 4 de setembro de 2024