Futebol

29 agosto 2024, 19h04

Benfica

Zeki Amdouni com o Presidente Rui Costa

BEM-VINDO, ZEKI AMDOUNI

Zeki Amdouni, de 23 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O avançado suíço chega ao Clube proveniente do Burnley, por empréstimo até ao final da época, com opção de compra.

Feliz por chegar a um Clube com a grandeza do Benfica, o internacional helvético pretende ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos com golos.

"Mesmo que não jogasse o tempo todo como atacante e mesmo que surgisse um pouco mais recuado, eu sempre consegui marcar golos. Esse é também o meu lado instintivo e que também quero trazer para a equipa", referiu Zeki Amdouni, em entrevista à BTV, cuja versão completa pode ler aqui.

O novo camisola 7 das águias também garantiu que não vê a hora de se estrear com o Manto Sagrado diante dos "apaixonados adeptos" do Glorioso.

ENTREVISTA

O PERCURSO

Nascido a 4 de dezembro de 2000 na cidade de Genève, na Suíça, Zeki Amdouni cumpriu o seu trajeto formativo entre o Servette, o Meyrin e o Etóile Carouge, clube que, em 2017, lhe proporcionou a estreia na equipa principal com apenas 16 anos: foi lançado aos 89' da vitória sobre o Echallens (3-0), em jogo da IV Divisão da Suíça. Na temporada seguinte (2018/19), o jovem avançado agarrou o lugar e contribuiu para a subida do Etóile Carouge à III Divisão com 14 remates certeiros.

Os bons desempenhos valeram-lhe a transferência para o Stade-Lausanne, da II Divisão, onde apontou 15 golos em 59 partidas repartidas por duas temporadas, registo que lhe permitiu a mudança para o rival Lausanne-Sport, escalando, assim, o derradeiro degrau até à elite do futebol suíço. Em 2021/22, época de estreia na I Divisão helvética, o agora reforço do Benfica apontou 15 golos em 38 jogos e captou a atenção do Basileia, que o contratou por empréstimo para 2022/23.

MENSAGEM AOS BENFIQUISTAS

Após um arranque tímido nos rotblau, Amdouni mostrou toda a sua qualidade na segunda metade da temporada, onde apontou 20 golos nos 16 jogos disputados entre 22 de janeiro e 29 de maio. Sete deles foram anotados na fase a eliminar da Conference League e permitiram-no terminar como melhor marcador da prova ao lado de Arthur Cabral, então jogador da Fiorentina. Na totalidade, a época 2022/23 terminou com 22 remates certeiros e cinco assistências em 52 partidas.

O instinto goleador demonstrado em Basileia aguçou o interesse do Burnley, que o contratou em definitivo ao Lausanne-Sport para a entrada na Premier League. Na sua primeira aventura no estrangeiro, Amdouni marcou seis golos em 37 jogos, na temporada 2023/24, que culminou com a descida dos clarets ao Championship. Já em 2024/25, somou um golo em dois jogos na II Divisão de Inglaterra antes de se transferir para o Benfica.

Benfica

Filho de pai turco e mãe tunisina, o avançado chegou a disputar um jogo com os Sub-21 da Turquia antes de optar por representar a Suíça, onde somou 15 internacionalizações pelos Sub-21 antes da estreia pela seleção principal na vitória sobre a Chéquia (2-1), a 28 de setembro de 2022. Autor de seis golos na fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2024, Amdouni fez parte dos 26 eleitos da Suíça para o torneio disputado na Alemanha, onde teve participação em quatro partidas.

Texto: Redação
Fotos: Francisco Paraíso / SL Benfica
Última atualização: 3 de setembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol