Andebol

24 agosto 2024, 19h52

FC Porto-Benfica

O abraço de Ander Izquierdo a Kristóf Palasics

RESUMO DO JOGO

Supertaça
Meia-final
da final four
RESULTADO FINAL
INT: 15-20
FC Porto 31
Benfica 34

Num jogo onde esteve sempre à frente no marcador, a equipa masculina de andebol do Benfica venceu na tarde deste sábado, 24 de agosto, o FC Porto, por 31-34, na meia-final da final four da Supertaça. A decisão do troféu está marcada para este domingo, 25 de agosto, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim... e vai haver dérbi!

Protagonista de um excelente início de clássico, a equipa encarnada abriu, cedo, uma vantagem de 2-5 à boleia de um andebol vistoso, feito de velocidade, combinações e muita eficácia na hora do ataque à baliza adversária. A superioridade das águias ficou bem patente quando, mesmo com Stiven Valencia e Rui Baptista excluídos por 2 minutos, conseguiu manter a liderança no marcador.

Sempre com o pé no acelerador e com o grande apoio dos Benfiquistas, que se deslocaram em massa ao Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, a equipa comandada por Jota González continuou a demonstrar muita variabilidade no ataque, com todos os jogadores chamados a campo a corresponderem à aposta do treinador. Com naturalidade e justiça, o Benfica foi para o intervalo a vencer por 15-20.

FC Porto-Benfica

No regresso das cabines, o FC Porto esboçou uma reação e conseguiu reentrar na discussão de jogo. Sem conseguir repetir os níveis de eficácia da 1.ª parte, o Benfica contou com a solidez de Gustavo Capdeville e do reforço Kristóf Palasics, que contribuiu para o triunfo com defesas importantes.

Na hora de todas as decisões, o jogo foi disputado a enorme velocidade e os espectadores puderam assistir a um espectáculo emocionante. Nos segundos finais do encontro, Demis Grigoras fez o 31-33 e, na jogada seguinte, Palasics travou o ataque azul e branco, com o Benfica a sentenciar o resultado (31-34) num remate de longe sem guarda-redes na baliza.

Superada a meia-final, o Benfica vai discutir a Supertaça a partir das 15h00 deste domingo, 25 de agosto, diante do Sporting, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, que, à imagem do que aconteceu no clássico estará pintado de vermelho e branco para empurrar as águias rumo à conquista do troféu.

FC Porto-Benfica

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): "Nos momentos mais complicados, tivemos um grande apoio dos nossos adeptos. Isso foi muito importante. Outro fator decisivo, passou por evitar que eles conseguissem empatar, porque, para nós, teria sido um golpe psicológico. A equipa fez um trabalho muito importante. O Rui Baptista fez um grande jogo, tal como fizeram os guarda-redes e, também, os nossos defensores. Na 2.ª parte entrámos mal e mais afastados. Eles defenderam bem o um contra um e evitaram que marcássemos no contra-ataque, algo que tínhamos feito na 1.ª parte. Faltou-nos alguma frescura. Creio que o nosso objetivo é aproximarmo-nos do Sporting e do FC Porto e competir com eles. Este foi um primeiro passo nessa direção. [Final contra o Sporting] Vamos jogar para ganhar, porque sempre que representas o Benfica é esse o objetivo. O adversário tem os jogadores mais decisivos e a equipa trabalha há muito tempo junta. Mas nós podemos competir com ele e vamos tentar ganhar um jogo difícil."

FC Porto-Benfica

Gustavo Capdeville (guarda-redes do Benfica): "Acho que conseguimos aproveitar alguma debilidade defensiva do FC Porto na 1.ª parte e ganhar uma pequena vantagem que conseguimos gerir. Tirámos vantagem de ter sempre um ou dois golos de vantagem até ao final do jogo. Acredito que as finais são para ser ganhas e qualquer jogador quer vencer. Jogámos a alto nível e a nossa garra prevaleceu o jogo todo. Independentemente deste jogo ter sido muito intenso e o Sporting ter tido um jogo mais tranquilo, isso não interessa. Todos queremos ganhar e vai chegar uma altura do jogo em que nem sentimos o corpo e só queremos ganhar."

FC Porto-Benfica

Supertaça | Meia-final da final four | 24/08/2024
FC Porto-Benfica
31-34
Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Demis Grigoras, Alexis Borges, Gabriel Cavalcanti, Rui Baptista, Stiven Valencia e Ole Rahmel
Suplentes
Kristóf Palasics, Miguel Sánchez, Christopher Hedberg, Bélone Moreira, Fábio Silva, Ander Izquierdo, Filip Taleski, Egon Hanusz e Guilherme Cabral
Treinador do Benfica
 Jota González
Formação inicial do FC Porto
 Sebastian Abrahamsson, Jakob Mikkelsen, Rui Silva, Antonio Martínez, Victor Iturriza, Pedro Valdés e Diogo Oliveira
Suplentes
Diogo Rêma, Thorsteinn Gunnarsson, Miguel Oliveira, Daymaro Salina, Mamadou Diocou, Leonel Fernandes, Pedro Oliveira, Ricardo Brandão e Fábio Magalhães
Ao intervalo 15-20
Marcadores do Benfica
Ole Rahmel (6), Ander Izquierdo (5), Gabriel Cavalcanti (4), Demis Grigoras (4), Christopher Hedberg (3), Rui Baptista (3), Miguel Sánchez (2), Fábio Silva (2), Alexis Borges (2), Stiven Valencia (1), Bélone Moreira (1) e Egon Hanusz (1)

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: FPA
Última atualização: 24 de agosto de 2024

Patrocinadores Andebol


Relacionadas