Futebol

11 agosto 2024, 21h28

Benfica

Equipa reunida

RESUMO DO JOGO

Um golo na fase inicial e outro a fechar sentenciaram o desfecho negativo do Benfica frente ao Famalicão (2-0), na partida da 1.ª jornada da Liga Betclic, disputada na tarde deste domingo, 11 de agosto.

Foi no Estádio Municipal de Famalicão, com a Família Benfiquista em apoio incessante à equipa, que o Benfica deu o primeiro passo, o primeiro sprint, numa longa maratona... A 1.ª jornada da Liga Betclic não correu da maneira desejada, contudo, o mote, o trabalho e a ambição continuam a reinar.

Trubin, Bah, Tomás Araújo, Morato, Beste, Florentino, Barreiro, João Mário, Aursnes, Prestianni e Pavlidis foram os eleitos para o onze encarnado, com Roger Schmidt a promover três reforços da época 2024/25 para o pontapé inicial.

Famalicão-Benfica

Apito, bola a rolar numa tarde de sol no Minho, e entrada impetuosa das águias, a demonstrarem muita vontade e determinação... mas os ímpetos encarnados começaram desde muito cedo a ser gorados.

Logo aos 3', na sequência de um livre, bola sacudida por Aursnes para a entrada da área, onde Moura rematou forte, para a primeira defesa de Trubin. Estava dado o aviso... Na resposta, Prestianni disparou forte, com intenção, é certo, mas ao lado.

Bom espetáculo de futebol, duas equipas em pressão alta, com a intensidade a tomar conta dos minutos iniciais, mas sem oportunidades de maior.

Num momento de grande luta no miolo, golo! Minuto 12, transição rápida, passe de Aranda a rasgar na profundidade, com Sorriso, no cara a cara com Trubin, a mostrar frieza e a rematar para o 1-0.

Famalicão-Benfica

As águias acusaram o tento e, em desvantagem, apresentaram dificuldades em colocar o seu futebol na relva, isto perante um Famalicão em blocos bem definidos, a ocupar espaços e a não permitir a construção dos encarnados.

Primeira meia hora de jogo com sinal mais dos famalicenses; Benfica com vontade, mas sem conseguir encontrar soluções.

Aos 38', João Mário, com um passe de bandeja, solicitou Pavlidis, contudo, com marcação cerrada, o avançado grego não conseguiu melhor desfecho, e a bola chegou a Luiz Júnior.

As águias intensificaram esforços na reta final até ao período de descanso, contudo, o resultado não se alterou, e os encarnados foram para o intervalo em desvantagem (1-0).

Famalicão-Benfica

Match center

Ver aqui

Reatar no Minho, e uma alteração no xadrez encarnado, com Kökcü no lugar de Prestianni.

Jogo a abrir, mais rápido, com as equipas a acercarem-se com maior facilidade das balizas contrárias; o Benfica a querer inverter a marcha do marcador, os anfitriões, com tudo, a quererem segurar a vantagem.

Aos 55', Rochinha, num bom gesto técnico, rematou de meia distância e colocou Trubin em sentido; na reação, momento bonito dos encarnados, com João Mário como protagonista. Tomás Araújo recuperou a bola no meio-campo e tocou para Kökcü, que serviu o médio português para um remate poderoso, com o guarda-redes a ter de se aplicar e a desviar para canto com a ponta dos dedos.

Famalicão-Benfica

Na sequência, bola bem batida, e, mais uma vez, Luiz Júnior a resolver.

Com o marcador atado, duas novas alterações (62'), desta feita entradas de Carreras e Marcos Leonardo, para as saídas de Florentino e Beste.

O Benfica tentava pegar no encontro, e, nesta fase, Marcos Leonardo e Pavlidis estiveram muito perto, apesar de assinalada posição irregular nos dois lances.

Aos 72', Di María é chamado a jogo, saída de Barreiro, para os derradeiros 20 minutos... Primeiro toque na bola, falta de Zaydou Youssouf, e livre direto... Na conversão, o argentino esteve tão perto do golo!

Famalicão-Benfica

O Benfica carregava, e, aos 76', contra a corrente do jogo, Zaydou Youssouf ainda assustou, mas o chapéu saiu de aba curta, e Trubin resolveu.

Momentos finais de intensidade e oportunidades! Minuto 83, canto largo de Di María, Kökcü rematou com intenção, mas viu o esférico passar a centímetros do empate; na resposta, lance individual e bola de Aranda no ferro.

Num último fôlego, Tiago Gouveia foi lançado em campo para a saída de Bah... e não demorou muito a causar perigo. Bom domínio e remate forte, na área, mas por cima (89').

Famalicão-Benfica

Com as águias completamente balanceadas em busca do empate, foi do outro lado que o golo surgiu... Desenho ofensivo do Famalicão, com Zaydou Youssouf, servido por Mario González, a rematar para o 2-0 e a colocar um ponto final nas aspirações benfiquistas.

Derrota no Minho na ronda inaugural da Liga Betclic, mérito para os anfitriões com a lição bem estudada, face a um Benfica que, apesar da vontade, não conseguiu encontrar soluções.

Na próxima jornada, a 2.ª da Liga Betclic, o Benfica regressa a casa, ao Estádio da Luz. Pela frente terá o Casa Pia, um desafio agendado para dia 17, sábado, com apito inicial marcado para as 20h30.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 11 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol