Canoagem

07 agosto 2024, 18h55

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta, canoísta do Benfica, apurou-se diretamente para a meia-final de K1 1000 metros, na competição de Canoagem dos Jogos Olímpicos Paris 2024, após ter vencido a sua eliminatória na manhã desta quarta-feira, 7 de agosto. Teresa Portela também está nas meias-finais. Já no triplo salto, Pedro Pichardo qualificou-se para a final, logo à primeira tentativa.

Com um arranque forte, Fernando Pimenta assumiu a liderança nos primeiros metros e aos 250 já controlava os adversários diretos, concretamente Jonas Ecker e Uladzislau Kravets. Foi assim que o canoísta luso passou aos 500 e aos 750 metros, algo que se manteve até final, obtendo um tempo de 3:29,76 minutos.

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta irá disputar a meia-final neste sábado, 10 de agosto, às 10h10 ou 10h20. "Consegui passar direto [à semifinal]. Estava um bocadinho ansioso para começar, mas quero agradecer a energia dos portugueses antes de iniciar a prova. Tentei focar-me ao máximo na minha prova. A pista é bastante rápida e cria alguma instabilidade. Acabei por fazer uma boa prova e uma boa gestão. Sinto uma energia muito positiva dos portugueses. O nível está muito alto e há atletas novos a arriscar mais um pouco. Não faço promessas, darei o meu melhor e vou lutar por Portugal e pelos portugueses", disse, em declarações à RTP.

Teresa Portela

Também na canoagem, em K1 500 metros, Teresa Portela terminou a sua série eliminatória na 3.ª posição, com um tempo de 1:51,03 minutos, qualificando-se para os quartos de final. Nessa regata, a benfiquista geriu o esforço e, pese a 4.ª posição, garantiu a presença na meia-final com um registo de 1:52,40 minutos.

"Era previsível [disputar os quartos de final], os cruzamentos das eliminatórias assim o ditaram. Não foi a minha prova perfeita, fiquei perto das candidatas a medalhas. Gostava muito de ir à final, tenho bons indicadores. Agora, nos quartos de final, foi uma prova mais controlada. Estou a meio segundo das melhores atletas do mundo. Sinto que estou bem", afirmou a canoísta, à RTP, perspetivando a semifinal de sábado, 10 de agosto, a partir das 9h30.

No salto em altura, o benfiquista Alperen Acet finalizou a qualificação na 12.ª posição, no grupo A, com uma marca de 2,20 metros. No andebol, Miguel Sánchez fez parte da formação espanhola que venceu o Egito, por 29-28, e assegurou a presença nas meias-finais.

Pedro Pichardo

Pedro Pichardo, no triplo salto, qualificou-se para a grande final, após saltar, logo na primeira tentativa, 17,44 metros (o mínimo para o apuramento direto estava fixado em 17,10 metros). O atleta encarnado superou todos os rivais, concluindo a meia-final com o melhor registo. A luta pelas medalhas acontece na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 19h13, hora de Portugal Continental (20h13 locais).

Texto: Redação
Fotos: COP
Última atualização: 7 de agosto de 2024

Relacionadas