Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol Feminino
Com uma vasta experiência, volta ao emblema que defendeu em 1987/88 como jogador.
06 agosto 2024, 14h20
Luís Monteiro com o Presidente Rui Costa e o vice-presidente Fernando Tavares
Em declarações aos meios do Clube, o novo timoneiro das águias diz-se pronto para "um desafio muitíssimo interessante".
"Será o topo da carreira chegar a um clube de dimensão enorme como o Benfica. É uma equipa tricampeã nacional, uma responsabilidade muito grande e um desafio muitíssimo interessante para alguém que tem bastante experiência e treina há muitos anos no alto rendimento", disse Luís Monteiro, nas primeiras palavras como homem do leme.
Treinador de andebol desde 2000, entre 2021 e 2024 esteve no comando técnico da formação sénior masculina do Vitória FC, já depois de ter orientado a principal da seleção nacional masculina de Cabo Verde de 2019 a 2020.
Ouça Luís Monteiro
Num percurso de grande dedicação à modalidade, Luís Monteiro foi internacional A pela equipa das Quinas, e regressa agora ao clube que defendeu em 1987/88, uma "sensação interessante", como referiu.
"Ainda revejo algumas caras dessa altura, porque quem é Benfiquista é Benfiquista para a vida, e encontrei algumas pessoas que estavam cá nessa altura. Tinha 19/20 anos, e tive a oportunidade de vir jogar para o Benfica e sentir que era uma dimensão completamente diferente do que estava habituado. Hoje em dia, a grandiosidade está ainda mais exacerbada, é um clube que tem vindo a crescer muito e dá todas as condições para que se possa ter sucesso no desenvolvimento do trabalho", expressou Luís Monteiro, que durante oito anos foi treinador das seleções portuguesas masculinas, entre 2005 e 2009 e entre 2012 e 2016.
Medalhado de prata no Europeu aberto Sub-19 masculino, em 2009, um ano depois do bronze nos Jogos do Mediterrâneo Sub-18 masculinos, o técnico encarnado quer "procurar manter tudo o que foi bem feito até agora".
"Num clube tricampeão nacional, não venho procurar algo totalmente diferente para encontrar uma fórmula de sucesso, porque o sucesso já existe e assenta muito nesta estrutura magnífica, nos dois pilares que são a Irene [Henriques, coordenadora do andebol feminino] e a Marina [Teixeira, adjunta e team manager], que trabalham diretamente com a equipa feminina, e assenta nas jogadoras que têm uma qualidade incrível, e no trabalho da equipa técnica dos últimos anos, que permitiu esse sucesso", apontou Luís Monteiro, que foi treinador adjunto da seleção sénior masculina portuguesa entre 2012 e 2016.
Ouça Luís Monteiro
Como tal, Luís Monteiro tenciona "dar um cunho pessoal em pequenos aspetos já identificados". "Sei o que podemos melhorar, e acredito, acima de tudo, que há uma continuidade de trabalho a ser feita", sublinhou.
"Democrático e rigoroso", como se descreve enquanto técnico, Luís Monteiro confia "muito no princípio do contraditório". "É muito importante um treinador principal, um líder de uma equipa rodear-se de pessoas inteligentes e ter alguém com quem possa falar sobre andebol e que possa pôr em causa o conhecimento desse próprio treinador, no bom sentido. Ou seja, trazer novas ideias, não ter medo de as apresentar numa relação de respeito pela liderança", revelou, assumindo-se "muito exigente" na preparação dos jogos, na análise de vídeo e no controlo das questões físicas.
Ao herdar uma formação hegemónica no andebol nacional, Luís Monteiro apontou a mais êxitos em 2024/25. "Espero que seja uma temporada de sucesso com a colaboração das jogadoras, que têm construído um plantel muitíssimo forte e dominado o panorama do andebol feminino nacional e também com algum sucesso internacional. Espero continuar na senda do sucesso trilhado nos últimos anos", projetou Luís Monteiro, detentor do grau IV de treinador.
Para os adeptos encarnados, Luís Monteiro deixou uma mensagem de confiança: "O trabalho vai ser feito com qualidade, rigor, com o grau de exigência num clube desta dimensão, mantendo a linha de trabalho que vinha a ser feita e que deu tanto sucesso nos últimos anos. Com o apoio de todos os sócios, sempre muito grande, temos a certeza de que conseguiremos atingir esse sucesso."
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 6 de agosto de 2024