Futebol

05 agosto 2024, 17h00

Renato Sanches

Renato Sanches com o Presidente Rui Costa

BEM-VINDO, RENATO SANCHES!

Formado no Sport Lisboa e Benfica, o médio Renato Sanches, de 26 anos, regressa a casa para voltar a vestir a camisola 85 das águias e reforçar a equipa de futebol profissional na temporada 2024/25, por empréstimo dos franceses do PSG. O acordo inclui uma opção de compra.

Determinado em "ajudar" e em "tornar a equipa mais forte", Renato Sanches traz consigo tudo o que um atleta made in Benfica tem: paixão, abnegação, determinação e extrema ambição.

É o que nos revela o médio internacional português quando aborda o retorno, desde sempre desejado, confessa, à casa que o fez crescer no mundo do futebol. E agora promete – em entrevista à BTV cuja versão completa também pode ver aqui – o que sempre mostrou com o Manto Sagrado: dedicação e muito trabalho!

ENTREVISTA

PERCURSO

Renato Sanches fez a primeira época com a águia ao peito em 2007/08, quando ingressou no Clube proveniente do Águias da Musgueira.

Daí em diante, passou pelos vários escalões de formação do Benfica, sagrando-se campeão nacional de Iniciados e de Juvenis, até atingir a Equipa B, pela qual efetuou mais de 30 jogos oficiais.

A estreia na equipa principal do Benfica aconteceu em 30 de outubro de 2015, cumprindo 15 minutos no encontro frente ao Tondela, na 9.ª jornada do Campeonato Nacional, no Estádio Municipal de Aveiro.

O primeiro desafio como titular chegou dias depois, precisamente em 25 de novembro de 2015, data em que alinhou frente ao FC Astana, do Cazaquistão, em desafio do Grupo C da Liga dos Campeões. O médio estava encaminhado para a alta-roda!

Renato Sanches

A ESTREIA A TITULAR NO GLORIOSO

Cinco dias depois (30 de novembro de 2015) ocorreu a estreia como titular pelo Benfica no Campeonato Nacional, na deslocação a Braga, referente à 11.ª jornada da prova. O primeiro golo pelas águias, esse, surgiu diante a Académica, no Estádio da Luz, em 4 de dezembro de 2015, fechando o marcador do jogo com um potente remate de longa distância.

Ao longo da temporada 2015/16 tornou-se uma peça-chave na conquista do tricampeonato, e ergueu igualmente o troféu da Taça da Liga. Renato Sanches fechou a época com 35 jogos e dois golos apontados.

Eleito Golden Boy em 2016, o médio ascendeu ainda à Seleção Nacional enquanto atleta do Benfica, estreando-se em 25 de março daquele ano num duelo particular frente à Bulgária, disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Foi o primeiro de cinco jogos que antecederam a convocatória para o Campeonato da Europa de 2016, em França, prova que Portugal venceu e na qual Renato Sanches alinhou em seis jogos e marcou um golo, frente à Polónia, nos quartos de final.

Renato Sanches

CAMPEÃO CONTINUOU A GANHAR

Fruto dos excelentes desempenhos protagonizados com o Manto Sagrado, Renato Sanches, campeão nacional pelo Benfica em 2015/16, foi contratado pelo Bayern Munique – a formalização do acordo foi selada em 10 de maio de 2016.

Na Alemanha, em 2016/17, participou em 25 desafios pela formação bávara, e na época seguinte, 2017/18, após ter vencido a Supertaça, seguiu por empréstimo para o Swansea, onde, em Inglaterra, efetuou 15 jogos.

No regresso a Munique, no início de 2018/19, encontrou o Benfica como adversário em 19 de setembro de 2018, no Grupo E da Liga dos Campeões. Nessa estação, no total, fez 24 jogos e dois golos.

Após ter celebrado sucessos na Bundesliga, na Taça e na Supertaça da Alemanha, Renato Sanches iniciou, em agosto de 2019, uma nova etapa na carreira em França, ao serviço do Lille. Seguiram-se três épocas de elevado rendimento: somou mais de 90 jogos oficiais e sete golos, contribuindo para que a formação do norte de França conquistasse um Campeonato e uma Supertaça.

Renato Sanches

O Paris Saint-Germain avançou então para a contratação de Renato Sanches tendo em vista a época 2022/23, na qual alinhou em 27 ocasiões, apontou dois golos, saboreando novamente o êxito no Campeonato e na Supertaça.

Em 2023/24, o centrocampista foi cedido pelo PSG, por empréstimo, aos italianos da Roma, emblema pelo qual efetuou 12 jogos e rubricou um golo.

Renato Sanches conta com 76 internacionalizações pelas seleções nacionais portuguesas: 32 na Seleção A (três golos), 4 nos Sub-21, 12 nos Sub-19 (três golos), 19 nos Sub-17 (quatro golos), 7 nos Sub-16 (um golo) e 2 nos Sub-15.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro e SL Benfica / Arquivo
Última atualização: 5 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas