Futebol feminino

31 julho 2024, 14h28

Filipa Patão

Filipa Patão

REPORTAGEM

Filipa Patão, treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica, fez a análise às quatro contratações já efetuadas para o plantel que vai atacar a temporada 2024/25, concretamente Beatriz Cameirão, Cristina Martín-Prieto, Marit Lund e Jody Brown.

A técnica das Inspiradoras abordou, à BTV, as valias e as características de cada uma das atletas, destacando, sobretudo, o cariz ofensivo das mesmas e as soluções que oferecem a uma equipa que, na última época 2023/24, venceu todas as provas que disputou a nível interno – Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça – e, na Europa, alcançou os quartos de final da Liga dos Campeões.

Beatriz Cameirão

BEATRIZ CAMEIRÃO

"Vai trazer-nos o que nós sabemos que tanto nos identifica, que acaba por ser o facto de já estar dentro do processo e dentro da nossa metodologia. Tem conhecimento de como a equipa gosta de jogar e de se apresentar. É uma atleta da nossa formação, muito versátil. Consegue ocupar qualquer uma das posições do meio-campo e sabemos que é um excelente reforço para a nossa equipa. Porque, além de já saber perfeitamente o que é estar nesta casa e de ter a identidade à Sport Lisboa e Benfica, também é uma média com características ofensivas muito boas no ataque ao último terço. É uma média que tem uma chegada muito grande, mas, ao mesmo tempo, com características defensivas muito acentuadas, sendo capaz de fazer as posições de seis e de oito. É uma atleta muito completa que, tenho a certeza, vai acrescentar muito no nosso plantel."

Cristina Martín-Prieto

CRISTINA MARTÍN-PRIETO

"Foi consecutivamente uma das melhores marcadoras no Campeonato espanhol, e isso já nos indica que é uma jogadora de área, uma 9 pura, que tem uma compleição física invejável. Sabemos que para o nosso Campeonato e para a Liga dos Campeões seria necessário reforçarmos as posições ofensivas com uma jogadora de área, uma jogadora que tivesse muito golo. Não é que nós não tivéssemos jogadoras capazes de marcar golos, pois acabámos por ser uma equipa muito finalizadora, e temos muitas atletas capazes de fazer esse papel. Mas sentíamos necessidade de ter uma jogadora com estas características para juntar mais qualidade ao plantel."

Marit Lund

MARIT LUND

"Não teve qualquer paragem competitiva. Estava em campeonato corrido nesta altura, foi para a seleção [da Noruega] e acabou por ingressar na nossa equipa. É uma jogadora que nos vai trazer algo que o Benfica perdeu desde a altura do primeiro ano, em que tínhamos uma lateral com um pé esquerdo, sendo uma lateral de raiz. Temos tido jogadoras a fazer a posição, e muito bem, mas sabemos que o pé esquerdo facilita sempre, e muito, principalmente quando somos sujeitos a pressões na primeira fase de construção com mais qualidade. É uma jogadora que nos vem reforçar nisso mesmo, traz, à na nossa linha defensiva, uma solução com o pé esquerdo. É uma jogadora dotada tecnicamente, com uma boa capacidade de tomada de decisão e de saída sob pressão. Depois, tem uma capacidade de passe e de cruzamento com muita qualidade. Portanto, é mais uma jogadora que nos vem ajudar, mais uma solução diferente, com características diferentes do que já tínhamos na posição."

Jody Brown

JODY BROWN

"É uma jamaicana que, como costumo dizer, tem um perfume de bola. É uma jogadora muito dotada tecnicamente, muito rápida, que é versátil. Pode jogar em várias posições, à esquerda, à direita, a 10 ou a avançada. Portanto, é uma jogadora ofensiva e, como se costuma dizer, faz-nos lembrar um bocadinho o futebol de rua no que toca ao um contra um, a enfrentar o adversário, e a desenvencilhar-se de situações mais complicadas em espaços mais curtos. É uma jogadora com uma forte capacidade técnica, e vem ajudar-nos nisso. Traz algo ao nosso plantel nas zonas ofensivas que nos possa ajudar a desbloquear, principalmente no último terço, contra equipas com o bloco mais baixo. Consegue jogar nesses espaços e criar outros para a equipa. É mais uma jogadora que vem ajudar o nosso plantel, que tem, e já tinha, várias atletas muito competentes. Quisemos acrescentar ainda mais qualidade ao nosso plantel, para que todas juntas consigam fazer do Benfica uma equipa ainda mais perigosa e mais competente do que tem sido."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 31 de julho de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino