Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Filipa Patão, treinadora do Benfica, fez um balanço sobre as primeiras semanas da preparação das Inspiradoras para 2024/25.
27 julho 2024, 14h32
Filipa Patão
A trabalhar desde o dia 3 de julho, após uma temporada 2023/24 em que ganharam tudo a nível nacional – Liga BPI (tetracampeonato), Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça – e em que alcançaram os quartos de final da Champions League, as Inspiradoras partem para a nova temporada com ambição e responsabilidade redobradas.
"O patamar está mais elevado, vamos ter de ser ainda melhores e ainda mais competentes, para fazermos uma época melhor do que aquela que fizemos no ano passado", observou Filipa Patão, em declarações à BTV.
Para tal, segundo a treinadora, a pré-época está a ser "exigente", mas também "muito bem conseguida", com "muitas atletas em muito bom nível".
Com as internacionais já de regresso – a exceção é Christy Ucheibe, que se encontra a representar a Nigéria nos Jogos Olímpicos de Paris –, e com as jovens da Formação inseridas e a "enquadrarem-se muito bem no grupo de trabalho e nas exigências" de uma equipa do Benfica, Filipa Patão não tem dúvidas: "Temos aqui reunidos todos os fatores para uma excelente época."
Ouça Filipa Patão
Para a timoneira, as Inspiradoras começam a "época a zeros". "Sabemos que nesta casa não existem créditos. Começar a saber que temos de conquistar tudo, mas também a saber a dificuldade que é conquistar tudo, novamente, nesta época", garantiu.
Como acontece em todas as equipas, nova temporada é sempre sinal de mudanças nos grupos de trabalho. Filipa Patão qualifica os reforços de "excelentes", e não acredita que as saídas deixem a equipa desfalcada.
"Estou muito contente porque temos uma equipa muito homogénea. Tal como disse no ano passado, as saídas não querem dizer que ficamos mais débeis, pelo contrário. Disse no ano passado que estávamos mais fortes, e neste ano continuo a dizer o mesmo", reforçou, antes de deixar uma certeza: "Vamos ser mais fortes, vamos ser mais consistentes, com toda a certeza. Estamos a consolidar processos."
A dar força a esta ideia, e para além das cirúrgicas contratações feitas até ao momento, está a aposta na Formação. No plantel encarnado estão várias atletas que fizeram grande parte do seu percurso nos escalões jovens benfiquistas.
Ouça Filipa Patão
Filipa Patão afirma que é preciso abrir "espaço" e "caminho" para estas "jogadoras tão talentosas", até porque, "acima de tudo", "sabem o que é estar no Benfica".
"Personificam muito bem aquilo que é o Clube. Sabem das exigências, da competência que é preciso ter para estar aqui. Sabem que têm de trabalhar o triplo para chegar a grandes patamares, a grandes voos. É isso mesmo que fazem todos os dias, portanto, estou muito feliz pelas jogadoras da Formação que se encontram entre nós", confessou a treinadora, que também trabalhou nos escalões jovens do Benfica.
A técnica deixou ainda uma garantia quanto ao futuro destas jovens futebolistas nos êxitos do Clube: "Tenho a certeza absoluta de que, mais cedo ou mais tarde, vão ser parte do nosso sucesso e nos vão dar uma grande ajuda."
Fundamentais para as conquistas das Inspiradoras têm sido os adeptos, e Filipa Patão explicou o porquê, deixando, ao mesmo tempo, um pedido.
"Quanto mais exigirem de nós, mais vamos querer estar à altura. Portanto, exijam, critiquem, andem em cima de nós, porque sabemos que isso é sinal de que nos estão a dar importância, que nos acompanham, que estão entre nós e que querem o melhor para o Benfica, que são vitórias, sucesso e orgulho", observou.
Segundo Filipa Patão, a exigência dos Benfiquistas tem sido a gasolina para os inúmeros sucessos da equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica: "É o que nos tem feito querer sonhar e concretizar mais alto. É porque os nossos adeptos assim o querem, assim o quiseram, e assim o vão querer todos os anos."
Oficialmente, a época das águias começa com a realização da meia-final da Supertaça feminina, na qual o Benfica defronta o Damaiense, em casa. O encontro está marcado para as 15h30 do dia 17 de agosto (sábado), no Campo n.º 1 do Benfica Campus.
Antes, nos dias 9 e 10 de agosto, as encarnadas participam no Troféu do Algarve, torneio triangular que decorrerá no Estádio Algarve e no qual também vão marcar presença o Sevilha e o Sporting. A 9 de agosto, o Benfica defronta o Sevilha, naquela que será a primeira oportunidade de os adeptos verem a equipa em 2024/25. No dia seguinte, 10 de agosto, as Inspiradoras voltam a entrar em campo para o duelo com o Sporting. Ambos os embates estão marcados para as 20h00, e os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 27 de julho de 2024