Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
A Casa Benfica Genève inaugurou as novas instalações e contou com a presença do Presidente Rui Costa.
26 julho 2024, 13h00
Presidente Rui Costa com os membros da Direção da Casa Benfica Genève
Inaugurada em 31 de maio de 1993, a embaixada n.º 37 do Clube desde sempre demonstrou ser polo de uma forte comunidade de Benfiquistas na cidade suíça. Agora, com mais de três décadas de história(s), continua a ser um espaço de referência além-fronteiras.
Que o diga Venâncio Costa, sócio n.º 9 da embaixada encarnada, que, num evento de tantas emoções e benfiquismo, foi agraciado com um prémio por todo o trabalho feito naquele espaço.
"Para mim, a Casa Benfica é a minha segunda casa. Fui acolhido aqui já há muitos anos por um dos presidentes, quase fundador, que me recebeu muito bem. Fiz parte do grupo folclórico, depois, com a idade, acabei por me afastar, mas no momento de crise, tive um chamamento, e eu nunca poderei dizer que não. Já passei por muitas direções, e, quando a Casa fechou, fiz um esforço muito grande para reabri-la. Tudo o que eu dou a esta Casa é porque ela também nos deu muito a nós", lembrou Venâncio Costa.
Foi em ambiente de euforia, e debaixo de cânticos entoados pelos muitos Benfiquistas presentes, que Rui Costa foi recebido na Casa Benfica Genève ao final da manhã de sábado, 20 de julho. O vice-presidente do Benfica, Domingos Almeida Lima, fez questão de agradecer a presença do Presidente encarnado na inauguração das novas instalações de uma embaixada que foi a grande vencedora do Galardão Cosme Damião Casa do Ano 2023.
"É de saudar, é sempre bom para as Casas Benfica, porque hoje temos essa possibilidade de tê-lo aqui connosco. O meu agradecimento ao Presidente Rui Costa por ter tido a disponibilidade de aproveitar esta deslocação à Suíça para estar aqui a inaugurar as novas instalações desta Casa, que funciona muito bem e merecia esta oportunidade e esta festa tão bonita", começou por agradecer o dirigente encarnado.
"Para a Casa, o impacto dessa nomeação [Galardão Cosme Damião] é muito maior porque está longe de Portugal, longe do Estádio da Luz, longe do dia a dia do Benfica, e isso acaba por ter um grande impacto. Mas, em termos de definição de critérios para a eleição da Casa, é completamente igual [às Casas que estão em território nacional]. Esta Casa concorreu com outras que também tinham um ótimo trabalho feito e também mereciam, se calhar, essa eleição, mas houve alguma coisa que pontuou a favor de Genève, e é isso que eu quero realçar. Não há favorecimentos pelo facto de estar no estrangeiro, tem-se sempre em vista o mérito da Casa, o trabalho efetuado em prol da comunidade, que esteja de acordo com o cumprimento integral dos estatutos do Sport Lisboa e Benfica. Isso é fundamental! Neste ano foi Genève, e esta Casa está a provar, com esta festa e com esta mobilização, que mereceu essa nomeação", salientou Domingos Almeida Lima.
O trabalho de José Bemposta não foi esquecido, e foi, aliás, reconhecido e enaltecido por muitos, incluindo pelo Presidente Rui Costa, numa intervenção que marcou "um dia histórico". O vice-presidente da Casa Benfica Genève, "doente" confesso do Benfica, assumiu que sempre acreditou no potencial da embaixada n.º 27, que conta hoje com quase meio milhar de sócios, e deixou alguns agradecimentos muito especiais.
"Há muitos 'Bempostas' por aí, mas é verdade que, quando se vive o Benfica como eu vivo, é mais fácil. Mas, lá está, isto nasce. Eu sei que há um dom. Há quem tenha o dom para ser médico, para ser professor... Na minha família ninguém gosta de futebol, e eu nasci já com o futebol. Não sei jogar à bola, mas sou um 'doente' do Benfica, um 'doente' com muito respeito, mas adoro o Benfica. E quando se adora o Benfica é fácil chegar onde nós chegámos hoje aqui. Isto é um dia histórico para mim e para a nossa Direção. Ganhar o Galardão Cosme Damião, ter a inauguração no mesmo período, e brevemente chegar aos 500 sócios, que era um sonho no qual eu fui o único a acreditar que era possível... Conforme acreditei que era possível ter a nova imagem, conforme acreditei que era possível ter aqui o nosso Presidente", afirmou José Bemposta, deixando uma palavra de agradecimento aos adeptos encarnados.
"É verdade que eu vivo o Benfica dia e noite, e, quando me meto numa coisa ligada ao Clube, aí é que não há volta a dar. Eu dedico muito tempo ao Benfica em Genève, mas também é graças aos sócios, porque eu sozinho não fazia nada", destacou o vice-presidente.
A integrar a comitiva encarnada esteve também o diretor das Casas do Benfica, Jorge Jacinto, que não poupou elogios à embaixada n.º 27 do Clube, "poiso e abrigo" de muitos Benfiquistas na Suíça durante mais de três décadas.
"Hoje é um dia especial, que se vive de uma forma intensa. Hoje fecha-se um capítulo, sendo que também hoje começa a folha de um novo capítulo desta Casa. Ao longo destes anos, o Benfica jogou muitas vezes na Europa, e esta Casa foi poiso, foi abrigo, não só de Benfiquistas na Suíça, mas de todos aqueles que visitavam a Suíça para assistir a muitos jogos de futebol. Esta Casa já teve mais de mil associados, e estamos a falar de uma Casa que está situada numa das maiores cidades de comunidades portuguesas. Sempre teve a capacidade de se transformar em coisas boas. É um ciclo que começa de uma forma muito, muito complicada, porque o mundo parou em 2019, exatamente quando se decidiu mudar de instalações e criar um projeto sustentado. Este é um projeto muito bem conseguido, com as pessoas certas, e o José Bemposta, como vice-presidente da Casa Benfica, é um aglutinador deste projeto. Há aqui uma equipa absolutamente fantástica – eles todos sabem quem são. A Casa Benfica Genève é dos poucos sítios associativos abertos todos os dias na Suíça. Isso é muito importante, e nós cada vez mais temos isso", reforçou Jorge Jacinto.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 26 de julho de 2024