Hóquei em Patins Feminino

13 julho 2024, 18h34

Equipa do Benfica

Equipa festeja com os adeptos

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Meia-final
Final four
RESULTADO FINAL
INT: 0-0
Turquel 1
Benfica 2
Marcadoras
Lourdes Castro 48' Beatriz Figueiredo 31'
Cata Flores 32'

O Benfica carimbou um lugar na final da Taça de Portugal feminina de hóquei em patins, ao derrotar o Turquel, por 1-2, na partida da meia-final disputada neste sábado, 13 de julho.

No Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra, os golos apenas tiveram lugar na etapa complementar. Beatriz Figueiredo, aos 31', e Cata Flores (livre direto), aos 32', marcaram os tentos do triunfo das águias. Lourdes Castro ainda reduziu para o adversário, a dois minutos do final da contenda.

Para este jogo, Paulo Almeida lançou Maria Vieira, Marlene Sousa, Sofia Moncóvio, Beatriz Figueiredo e Raquel Santos no cinco inicial.

Os primeiros 25 minutos da partida foram pautados pelo equilíbrio, com algumas oportunidades de parte a parte, mas com o nulo a imperar até ao intervalo. Maria Vieira esteve sempre a um bom nível na defesa da baliza encarnada.

A seis minutos do término da primeira parte, Paulo Almeida pediu um timeout, que teve o seu efeito, com o Benfica a aumentar os equilíbrios, tanto ofensivos como defensivos. Estava dado o mote para o arranque do segundo tempo.

No regresso dos balneários, as águias entraram de uma forma mais móvel, a chegar rapidamente à baliza adversária, e depressa ganharam uma vantagem de dois golos no encontro. No espaço de um minuto o placard registou um 0-2 favorável ao Benfica.

Maria Vieira e Elena Tamiozzo

O tento inaugural surgiu aos 31', por intermédio de Beatriz Figueiredo. A jogada começou numa recuperação de bola na defesa encarnada, com a equipa a instalar-se no meio-campo do Turquel, e terminou com Sofia Moncóvio, na direita, a assistir Beatriz Figueiredo, que, sozinha no centro, não perdeu a oportunidade para faturar (0-1).

No minuto seguinte, aos 32', Cata Flores fez o segundo golo das encarnadas numa conversão, com qualidade, de um livre direto (0-2). A hoquista chilena apontou o seu oitavo tento nesta temporada na Taça de Portugal.

Daí em diante o Benfica beneficiou da experiência das suas hoquistas para controlar o marcador, com concentração a defender e a manter a posse de bola durante vários minutos.

Após um livre direto favorável às águias (10.ª falta do adversário), com Cata Flores a permitir a defesa da guarda-redes, o Turquel viria a reduzir, aos 48', numa conclusão de Lourdes Castro (1-2).

A um minuto do final, Paulo Almeida pediu novo timeout, e a equipa segurou uma justa vitória.

Com um triunfo, por 1-2, as hendecacampeãs nacionais confirmaram o favoritismo e garantiram presença na final deste domingo, 14 de julho, na qual vão encarar a APAC Tojal, que ultrapassou a Sanjoanense, por 9-4, na outra meia-final desta final four. O derradeiro duelo está agendado para as 15h00, em Sesimbra.

O apoio dos Benfiquistas – que se fez sentir em força ante o Turquel – será de novo muito importante para uma equipa que visa conquistar a sua 10.ª Taça de Portugal consecutiva.

Cata Flores

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Duas grandes equipas que demonstraram que o hóquei feminino, quando é bem jogado, é tão bonito como o masculino. Grandes jogadoras, grandes executantes. Era um resultado que sabíamos que podia ser para um lado ou para o outro, mas o Benfica na segunda parte criou mais oportunidades de golo. Teve mais caudal ofensivo durante o jogo todo. O Turquel é uma grande equipa, muito bem orientada pelo Guillem Pérez. Foi um grande jogo, com duas grandes equipas que dignificaram muito o hóquei em patins feminino. No domingo, frente à APAC Tojal, uma final é sempre uma final. Vamos respeitar o adversário durante os 50 minutos. Queremos revalidar a conquista da Taça de Portugal, que será a nossa 10.ª consecutiva. As minhas jogadoras são grandes e nunca se cansam de ganhar. Já ganharam tudo o que havia para ganhar, e continua a ser para ganhar, ano após ano."

Sofia Moncóvio (avançada do Benfica): "Foi um grande jogo de hóquei em patins. Começou com um ritmo incrível. Foi, sem dúvida, dos jogos mais competitivos a nível nacional nesta época, e tenho de destacar a nossa guarda-redes, Maria Vieira, que parou bolas decisivas de golo, porque o Turquel efetivamente teve grandes oportunidades. Foi ela na baliza e nós na segunda parte com muito mais calma, muito mais troca de bola simples. O que resolveu este jogo foi a simplicidade. Contra a APAC Tojal, é assumir o jogo, fazer tudo e querer ganhar desde o início, sem dúvida."

Equipa do Benfica

Turquel-Benfica
1-2
Pavilhão GD Sesimbra
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Marlene Sousa, Sofia Moncóvio, Beatriz Figueiredo e Raquel Santos
Suplentes
Alice Vicente, Cata Flores, Elena Tamiozzo, Inês Severino e Maria Sofia Silva
Cinco inicial do Turquel
Cláudia Vicente, Leonor Coelho, Catarina Costa, Renata Balonas e Rita Batista
Suplentes
Carin Henriques, Lourdes Castro, Isa Ricardo, Rita Lopes e Rute Lopes
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Beatriz Figueiredo (31') e Cata Flores (32'); Turquel: Lourdes Castro (48')

Texto: José Pedro Verças
Fotos: FPP
Última atualização: 14 de julho de 2024

Patrocinadores Hóquei